Código Oficial: | 9569 |
Sigla: | M.EC |
JUSTIFICAÇÃO:
Para a realização de projetos de estruturas das construções é necessário prever a distribuição de deformações e tensões, devida às ações regulamentares, em todos os pontos das estruturas de modo a serem confrontados com valores limites. Para a determinação do estado de tensão e deformação é necessário dominar as metodologias de análise estrutural para os diversos tipos de estruturas e elementos estruturais.
OBJETIVOS:
Apresentação e discussão do método dos deslocamentos para análise de estruturas reticuladas em regime linear considerando a deformabilidade axial das barras como desprezável e seus desenvolvimentos do ponto de vista da sua aplicação prática. Apresentação do método de Cross, como método simples e expedito para o cálculo de estruturas hiperestáticas. Análise dinâmica de estruturas aplicada a sistemas estruturais simples. Introdução ao cálculo plástico de estruturas.
O objetivo desta UC centra-se no estudo da relação direta entre o território, as infraestruturas de transportes e a mobilidade de pessoas e bens. Neste sentido os conteúdos da UC procuram fornecer ao estudante uma visão integrada e sustentada destas três vertentes permitindo uma formação ao nível do Uso de solo e Acessibilidades e análise de Redes de Transporte. Estes conteúdos permitem assim uma formação sólida de base, sendo estruturante para os estudantes que pretendem optar pela especialização em Planeamento de Território e Transportes.
JUSTIFICAÇÃO:
Na sequência da unidade curricular Mecânica dos Solos, a unidade curricular Engenharia Geotécnica trata dos conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projeto de obras, estruturas ou componentes de estruturas cujas conceção, análise-dimensionamento e construção são condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos em que estão implantadas, bem como dos métodos empregues para caracterizar este comportamento. Daqui se pode concluir que a Engenharia Geotécnica é uma unidade curricular básica fundamental da Engenharia Civil.
OBJETIVOS:
Ensino de conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projeto de obras e estruturas condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos. Ensino de métodos empregues para caracterizar este comportamento.
- Uma formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil - Ramo da Hidráulica e na vertente relativa à caracterização e utilização da água enquanto elemento primordial da cultura e da vida humana.
- Transmitir e garantir a todos os futuros Mestres em Engenharia Civil conhecimentos que os habilitem à prática de projecto e exploração nas áreas de hidrologia das águas superficiais, gestão de recursos hídricos e sistemas urbanos de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais.
- Expor e aplicar a exemplos práticos, os critérios técnicos, económicos e normativos para a concepção, análise e avaliação e gestão sustentável dos diferentes componentes dos Sistemas Hídricos, através do desenvolvimento de soluções gerais (concepção e dimensionamento) de projecto e práticas em Engenharia.
- Capacitação para os problemas “novos” e emergentes na vertente da gestão da água e sua utilização para os diferentes fins relacionados com a vida humana.
- Apresentação de aspectos legais e normativos enquadradores da construção e exploração dos Sistemas Hídricos nas suas várias componentes (cursos de água, redes de drenagem, condutas, etc.) e correspondentes infra-estruturas de controlo, armazenamento, reabilitação.
- Informação geral sobre aproveitamentos hidráulicos e tratamento de águas.
JUSTIFICAÇÃO:
A patologia da construção é responsável por enormes custos de reparação, razão pela qual é indispensável conhecer os mecanismos da física das construções que justificam as anomalias observadas. A reabilitação do património edificado é uma área de grande importância estratégica, dada a necessidade de reabilitar o património monumental, os edifícios antigos e os primeiros edifícios de estrutura porticada de betão armado que se encontram profundamente degradados.
OBJETIVOS:
- A aquisição de conhecimentos técnico-científicos nas áreas da Higrotérmica, Patologia da Construçã, Ventilação Natural e Reabilitação de Edifícios;
- A elaboração de projetos nessas áreas satisfazendo as exigências regulamentares e padrões de qualidade.
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
A unidade curricular tem como referência a importância da intervenção dos engenheiros civis nos processos de desenvolvimento urbano e da habitação e o reconhecimento da complexidade dessa intervenção, que envolve aspetos económicos, sociais, culturais e políticos. No contexto atual, esses aspetos remetem para questões com o acesso à habitação condigna, a acessibilidade financeira à habitação ou a adaptação das características da habitação e dos espaços urbanos a novas necessidades.
Ancorada na tradição de intervenção do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente – em estudos e projetos estratégicos, no contexto do Porto, orientados para a habitação e para a regeneração urbana, a unidade curricular pretende ser um espaço de desenvolvimento de capacidades de análise e de experimentação no domínio do desenvolvimento urbano e habitação.
JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
OBJETIVOS:
No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:
Na Unidade Curricular Engenharia de Tráfego pretende-se transmitir aos estudantes o conjunto de conceitos essenciais para a análise das condições de circulação das diferentes componentes da infraestrutura viária, fornecendo os elementos necessários para a avaliação do desempenho do sistema viária, capacitando os estudantes na deteção de anomalias e estudo de medidas corretivas ou de minimização dos impactos na circulação viária, tendo presente a segurança viária.
A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.
Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:
- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas
- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;
- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas
- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo especificações e ferramentas existentes
- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
JUSTIFICAÇÃO
Na Unidade Curricular de Infraestruturas de Transportes pretende-se complementar o conhecimento adquirido pelos estudantes na Unidade Curricular de Vias de Comunicação no âmbito de nós, rotundas, interseções e pavimentos. Serão também abordados conceitos de infraestruturas aeroportuárias.
OBJETIVOS
Conhecimento:
- conhecer os materiais utilizados no domínio das infraestruturas de transportes e a respectiva legislação aplicável.
- projetar qualquer obra rodoviária.
Compreensão
- compreender interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.
Aplicação
- aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias
- projetar e dimensionar pavimentos rodoviários ou aeroportuários.
Síntese:
- desenvolver soluções e análise critica no âmbito do comportamento estrutural e composição dos pavimentos.
- definir materiais e equipamentos a utilizar na realização de uma obra rodoviária ou aeroportuária. Propor novas soluções técnicas e económicas.
O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimento cientifico, técnico e prático para análise de dados no âmbito dos transportes, com base na modelação, para apoio à decisão e resolução de problemas em transportes. Este objetivo traduz-se nos seguintes objetivos de aprendizagem:
JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano e metropolitano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.
OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.
JUSTIFICAÇÃO:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, que começa já a manifestar-se, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico. Assim, entende-se que a UC de Sistemas Ferroviários deve ser considerada na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Transportes e Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular que agora se apresenta tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de trasporte ferroviário.
OBJETIVOS:
Transmitir um conhecimento abrangente do universo ferroviário; - Testar conhecimentos adquiridos em enquadramentos diversos dos habituais; - Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente normativos na elaboração de um projeto de via-férrea; - Enquadrar as especificações normativas relativas ao projeto, construção e manutenção da via-férrea; - Definir critérios de apreciação da qualidade e funcionamento do material de via e de processos construtivos alternativos; - Ser crítico em relação ao seu trabalho e aplicar noções de bom senso.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
Utilizando os conhecimentos prévios ligados ao cálculo de secções de elementos de betão armado (BA), esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo que os estudantes dominem os princípios teóricos e práticos para a análise e dimensionamento de estruturas de BA, nomeadamente estruturas porticadas, lajes, paredes e fundações. É analisado o comportamento em serviço e na rotura, discutindo-se e aplicando-se as disposições do Eurocódigo 2 (EC2).
Esta UC visa desenvolver as seguintes aptidões e competências:JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
OBJETIVOS:
No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:
JUSTIFICAÇÃO:
A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de estruturas metálicas e mistas. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.
OBJETIVOS:
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas .
A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.
Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:
- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas
- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;
- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas
- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo especificações e ferramentas existentes
- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.
- a caracterização dos materiais de aterros de pavimentos e de vias-férreas;
- a caracterização dos materiais de pavimentação;
- o dimensionamento de plataformas rodoviárias e ferroviárias;
- o dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis e rígidos;
- o dimensionamento dos elementos constituintes de vias-férreas.
Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação numérica para a resolução de problemas estruturais e geotécnicos associados à Engenharia Civil.
Compreensão dos fundamentos do Método dos Elementos Finitos, incluindo formulações distintas e sua implementação computacional.
Capacidade para tomada de decisão na seleção das metodologias mais adequadas para a simulação estrutural e geotécnica de problemas de Engenharia Civil.
Capacidade de interpretação crítica de resultados provenientes de modelação numérica e sua utilização nos processos de dimensionamento estrutural e geotécnico.
O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.
Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.
No final da UC o estudante deverá ser capaz de:
- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;
- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;
- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;
- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia CircularJUSTIFICAÇÃO:
A análise dinâmica de estruturas surge na sequência da análise sob ações estáticas lecionada nas unidades curriculares de Teoria de Estruturas 1 e 2, constituindo um desenvolvimento e aquisição de conhecimentos adicionais sobre o comportamento de estruturas. A necessidade regulamentar de utilização da análise dinâmica (sísmica em particular) na prática corrente de Engenharia Civil, conjugada com os poderosos meios computacionais já disponíveis, reforça a pertinência do ensino das matérias de Dinâmica de Estruturas e de Engenharia Sísmica que já conta cerca de 25 anos no curso de Engenharia Civil da FEUP.
OBJETIVOS:
1- Complementar a compreensão de formulações básicas de análise de sistemas lineares sob ações dinâmicas de carácter determinístico, em face de matéria já lecionada na unidade curricular de Teoria de Estruturas 2; Apresentação de alguns procedimentos básicos de análise dinâmica experimental.
2- Aplicação dos métodos da Dinâmica Estrutural à análise do comportamento de estruturas de Engenharia Civil sob ações dinâmicas, com especial ênfase para a resposta sísmica de estruturas de edifícios em face dos atuais preceitos regulamentares (RSA, REBAP e Eurocódigos 8 e 2).
3- Sensibilização para os princípios básicos de dimensionamento sísmico subjacentes à filosofia da regulamentação atual e compreensão da sua importância para uma boa conceção de estruturas sismo-resistentes.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
JUSTIFICAÇÃO:
A presente Unidade Curricular complementa a formação relacionada com as estruturas de suporte de terras, iniciada em Mecânica dos solos 2 com os muros de suporte de terras, incidindo sobre outras estruturas de suporte de terras, como as cortinas autoportantes, as cortinas monoapoiadas, as cortinas associadas a vários níveis de escoras ou de ancoragens pré-esforçadas e as escavações pregadas.
OBJETIVOS:
Ensino das teorias e métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação das estruturas de suporte de terras.
Descrever os principais conceitos relacionados com a análise e dimensionamento de estruturas com comportamento que se afasta dos modelos de peça linear. Relacionar os modelos de comportamento de elementos de betão à tração e à compressão com as metodologias específicas de dimensionamento. Identificar diferentes técnicas de pré-esforço em estruturas de betão e respetivas metodologias de análise e dimensionamento. Calcular e desenvolver soluções estruturais com base nos métodos abordados apoiando-se na regulamentação de estruturas, nacional e europeia. Apresentar peças desenhadas que ilustrem as soluções obtidas. Aquisição de um conjunto de competências para a elaboração do projeto de estruturas pré-esforçadas, incluindo elementos pré-fabricados, tendo em conta o faseamento construtivo, de elementos laminares de betão e aspetos específicos relacionados com as lajes pré-esforçadas, designadamente, as lajes fungiformes.
JUSTIFICAÇÃO:
A temática de Fundações é uma área importante na formação dos Engenheiros Civis, particularmente os que, em projeto ou produção (Direção de Obra, Fiscalização ou pelo), lidam diretamente com estruturas. Estas cobrem empreendimentos tão diversos como edifícios, pavilhões industriais, pontes e outras estruturas especiais. Nesta disciplina, a conceção, o dimensionamento, a construção e o controlo de qualidade da fundação em função do binómio “classe do maciço – tipo de estrutura”, é tida à luz dos diferentes tipos de soluções, procurando identificar os principais condicionalismos que lhes estão associados. A importância de uma boa formação nesta área de engenharia civil advém do facto de a maioria dos danos ou avarias em edifícios e outras estruturas, serem devidos a insuficiências nas fundações. Tal resulta de insuficiência de prospeção e caracterização dos maciços envolvidos pelas mesmas, o que induz conceções e métodos de dimensionamento de fundações inadequados. O advento e consolidação de novos critérios de dimensionamento baseado em estados limites últimos e estados limites de serviço (utilização) impõem a sua adaptação às fundações, tendo como referência os procedimentos e critérios da nova regulamentação europeia expressa nos códigos estruturais. O Eurocódigo 7 faz jus destes princípios e é a base do desenvolvimento dos conceitos e aplicações práticas que se desenvolvem com os alunos de FUNDAÇÕES.
OBJETIVOS:
Assimilação de conhecimento dos tipos principais de fundações (sapatas, ensoleiramentos, estacas: isoladas e em grupo), suas particularidades e especificidades condicionadas pelas naturezas dos maciços. Aprofundamento dos processos de reconhecimento geotécnico e métodos de caracterização. Ensino dos princípios e metodologias de dimensionamento geotécnico e estrutural de fundações diretas e indiretas, isoladas e em grupo. Conhecimento das técnicas de melhoramento de maciços e reforço de fundações. Contacto com os diferentes tipos de soluções do mercado, descrevendo os principais condicionalismos que lhes estão associados, tanto no que respeita aos métodos de execução como ao dimensionamento. Aprendizagem dos métodos de dimensionamento, na perspetiva do projeto geotécnico à luz da nova regulamentação dos Eurocódigos (EC1, EC2, EC7 e EC8-parte 5), identificando bem a segurança aos estados limites de serviço (ELS) e estados de limite últimos (ELU).
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Desenvolvimento de competências no âmbito da conceção e dimensionamento de elementos de diferentes tipos de fundações: fundações diretas (sapatas; ensoleiramentos); fundações indiretas (estacas; grupos de estacas; maciços de encabeçamento).
Compreensão: Interpretar e analisar os elementos de projeto de fundações. Identificar aspetos condicionantes em casos concretos com vista à escolha das soluções adequadas.
Aplicação: Aplicação dos conhecimentos adquiridos na conceção e dimensionamento de fundações.
Análise: Discussão e análise crítica das várias soluções de fundações, enquadrando os aspetos relativos a várias condicionantes, aspetos tecnológicos da construção, tempo de execução da obra e relação custo/benefício.
Síntese: Desenvolvimento de competências para a conceção e dimensionamento de soluções de fundação.
Avaliação: Avaliar diferentes soluções de projeto de fundações. Identificar e criticar as vantagens e desvantagens de diferentes soluções.
JUSTIFICAÇÃO:
A Observação de Obras é um meio cada vez mais reconhecido como essencial para a avaliação do seu comportamento e da sua segurança estrutural. A consciencialização dos efeitos económicos e sociais determinados pelo envelhecimento das estruturas, deterioração e avarias, associada aos recentes desenvolvimentos tecnológicos na área da instrumentação leva a um crescente desenvolvimento e aplicação de sistemas de observação frequente ou contínua para o aumento da vida útil ou definição de estratégias de reparação.
OBJECTIVOS:
- Transmitir conhecimentos básicos relacionados com a utilização de equipamentos de ensaio para observação do comportamento de novos materiais e estruturas em diversas fases da construção.
- Apresentar as técnicas não destrutivas utilizadas no diagnóstico e na avaliação da segurança estrutural.
- Realçar a importância da Observação mediante a apresentação de diversos “case studies”.
JUSTIFICAÇÃO:
As obras subterrâneas possuem especificidades próprias relativamente às restantes obras geotécnicas, sendo obras com elevada e crescente importância na geotecnia. Esta unidade curricular dota os alunos com um conjunto de ferramentas fundamentais para o projeto e execução de obras subterrâneas além de complementar a formação destes em Mecânica das Rochas.
OBJETIVOS:
Ensino das teorias e métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação de obras subterrâneas.
A disciplina de Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.
Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração das obras.
A unidade curricular de Projeto de Estruturas tem como objetivo:
- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de projetos de estruturas de edifícios;
- conhecer e discutir as metodologias de projeto e o seu faseamento;
- adquirir capacidade de reflexão sobre o projeto, tendo em vista especificar os objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes no que respeita às propriedades dos materiais e sua caraterização, aos critérios de dimensionamento, à sustentabilidade, à durabilidade, etc.
- desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto;
- conceber soluções construtivas viáveis e especificá-las adequadamente através das regras do caderno de encargos. Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver.
O tema da reabilitação é um paradigma do actual panorama da construção civil, no qual a reabilitação estrutural assume importância crucial para o sucesso da “reciclagem” de construções. Nexte contexto, os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
Sensibilizar para os problemas estruturais de construções existentes, com vista à conceção, projeto e execução de intervenções de reabilitação e/ou reforço das suas estruturas, fundações e maciços portantes.
Transmitir conhecimentos sobre: estratégias de caraterização, inspeção e avaliação do estado de estruturas e fundações; técnicas de reparação, reabilitação e reforço estrutural e de fundações; bases de avaliação de segurança do existente e de dimensionamento de reforços em estruturas tradicionais, atuais e suas fundações.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conhecimentos, Aptidões e Competências:
-Conhecer os principais sistemas de classificação, modelos de informação e famílias de aplicações informáticas actuais;
-Tomar contacto com a área dos sistemas de informação construção, percebendo a sua importância para os profissionais do sector;
- Entender o papel dos Engenheiros Civis no contexto da gestão da informação;
- Explicar a diferença entre os desempenhos da indústria da construção e de outras actividades no que diz respeito à gestão da informação e relacionar este problema com a produtividade medida;
- Compreender a importância dos standards de modelação e classificação da informação;
- Utilização de ferramentas informáticas, em particular de sistemas BIM na conceção de edifícios e gestão da construção;
- Integração de informação - utilização de ferramentas BIM em conjunto com outras aplicações informáticas;A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
OBJETIVOS:
No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:
A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.
Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:
- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas
- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;
- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas
- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo especificações e ferramentas existentes
- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.
JUSTIFICAÇÃO
A presente unidade curricular pretende completar conceitos sobre instalações de edifícios, adquiridos em unidades curriculares da área da física e tecnologia das construções e da hidráulica, e sintetizar a aplicação dos mesmos no desenvolvimento de projetos/casos reais. Essa aplicação terá em consideração não só as exigências regulamentares e técnicas, mas ainda a adequabilidade das soluções às utilizações e garantia de longevidade.
OBJETIVOS
Conceber, dimensionar e produzir elementos de projeto de instalações prediais de distribuição de água, instalações prediais de drenagem de águas residuais, instalações prediais de drenagem de águas pluviais, instalações solares térmicas e redes específicas de combate a incêndio;
Compreender os sistemas de produção de energias renováveis, os sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração, as instalações de gás canalizado, as instalações elétricas, as instalações eletromecânicas e a domótica;
Avaliar e comparar o contributo, para o balanço de energia primária de um edifício, de diferentes fontes de energia renovável e de diferentes máquinas térmicas;
Avaliar o custo do ciclo de vida de instalações;
Compatibilizar os diferentes tipos de instalações entre si e com a arquitetura e as estruturas do edifício;
Compreender o conceito de edifício inteligente e o seu impacto na conceção das instalações de edifícios;
Aplicar ferramentas digitais avançadas no projeto de instalações de edifícios.JUSTIFICAÇÃO:
Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.
OBJETIVOS:
- Transmitir um conhecimento abrangente do universo produtivo da construção civil;
- Testar conhecimentos adquiridos, em enquadramentos diversos dos habituais;
- Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente tecnológicos para o trabalho do Engenheiro Civil;
- Enquadrar as aplicações das referências relativas a Modelos de Garantia e Gestão da Qualidade no universo da construção civil;
- Definir critérios de apreciação da qualidade conforme a posição do interveniente;
- Ser crítico em relação ao seu trabalho;
- Analisar e explorar metodologias de eficiência de trabalho individual e coletivo;
- Desenvolver noções de bom senso.
JUSTIFICAÇÃO:
Numa altura em que existe inúmera legislação sobre Acústica é fundamental os estudantes (...e futuros engenheiros) terem a capacidade de a ler, compreender e aplicar. O conforto acústico é também, cada vez mais, um requisito exigido pelos utilizadores dos mais diversos espaços.
OBJETIVOS:
Pretende-se dotar os alunos com:
- aptidões pessoais e profissionais para poderem ser eficazes na resolução de problemas e na experimentação básica nesta área;
- capacidades mínimas para poderem conceber e projectar nesta área;
- conhecimentos técnicos indispensáveis em Acústica para poderem compreender e aplicar correctamente a legislação portuguesa na área de Acústica Ambiental e de Edifícios.
O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.
Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.
No final da UC o estudante deverá ser capaz de:
- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;
- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;
- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;
- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia CircularFornecer aos estudantes informação fundamental sobre os trabalhos de Construção Civil que se relacionam com o material madeira. Incide-se fundamentalmente nas aplicações de madeira para edifícios nas suas diversas vertentes (Arquitetura, Estruturas e Acabamentos).
Nesse contexto, os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
- capacidade para realizar a verificação da estabilidade de estruturas de madeira, novas ou existentes, usando o EC5, parte 1.1; será incentivado o uso de software comercial de cálculo estrutural mas o ensino basear-se-á sobretudo no uso de folhas de cálculo;
- conhecer a tecnologia dos sistemas construtivos em madeira mais correntes;
- fornecer aos estudantes pistas que lhes permitam conhecer as mais modernas tendências e inovações no domínio ao nível de materiais, componentes e de soluções arquitetónicas.Análise dos temas seguintes: Direção de Obras, Legislação da Construção, Planeamento da Construção, Organização da Construção, Controle da Construção, Saúde e Segurança na Construção, Industrialização da Construção, Construção 4.0 e Construção Sustentável.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Qualificar para os seguintes atos profissionais de Engenharia Civil (Conforme códigos Ordem dos Engenheiros) :
Fiscalização (2.2.2)
Direção da Fiscalização (2.2.1)
Controlo da Qualidade da Obra (2.2.3)
JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio
OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.
JUSTIFICAÇÃO
Esta disciplina pode ser considerada nuclear na área científica de Construções Civis já que pretende apresentar aos alunos uma metodologia organizada de interpretação sistémica de um edifício. É uma disciplina de carácter eminentemente tecnológico, encontrando a sua justificação na necessidade de dotar os alunos de conhecimentos fundamentais associados aos subsistemas construtivos incluindo materiais, elementos e componentes de construção e também dos processos de construção correntes usados na construção dita tradicional e na construção contemporânea. Inclui a avaliação exigencial dos subsistemas, baseada em normas e regulamentos nacionais e europeus, e a pesquisa crítica de informação comercial relevante para os diversos subsistemas construtivos estudados.
OBJETIVOS
A Disciplina de Tecnologia de Construção de Edifícios pretende complementar a formação básica já adquirida pelos alunos que concluiram a LEC na área dos sistemas e tecnologias de construção de edifícios. Para além disso pretende-se também transmitir a visão do edifício como um sistema, analisando os diversos subsistemas construtivos constituintes através de um ensino baseado numa forte componente de projeto. Finalmente pretende dar-se uma visão tão ampla quanto possível das principais soluções disponíveis tanto do ponto de vista histórico (análise de sistemas antigos e modernos incluindo a sua localização no tempo) como do tipo de materiais (betão armado, aço, madeira, alvenarias, outros).
JUSTIFICAÇÃO:
A eficiência energética dos edifícios, as preocupações ambientais e as energias renováveis assumem a maior importância nos dias de hoje, pelo que se justifica uma unidade curricular que aborde os fenómenos físicos, o conforto, os modelos, a regulamentação e as tecnologias de isolamento térmico.
OBJETIVOS:
- A aquisição de conhecimentos técnico-científicos na área do Comportamento Térmico de Edifícios;
- A elaboração de projetos nesta área satisfazendo as exigências regulamentares e padrões de qualidade.
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.
OBJETIVOS:
No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:
A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.
Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:
- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas
- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;
- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas
- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo especificações e ferramentas existentes
- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.
Conhecer as técnicas de discretização para equações em derivadas parciais.
Entender os compromissos associados a cada esquema de discretização.
Conhecer as equações de conservação dos escoamentos em superfície livre da hidráulica de superfície livre (urbana, fluvial e marítima).
Utilização de Excel, MATLAB, e programas de domínio público para fazer simulação de escoamentos permanentes e não permanentes.
Construir malhas para simulações 1D, 2D, 3D.
Hidráulica Marítima e Costeira abrange um conjunto muito diversificado de temáticas sobre o mar, a costa e as intervenções/estruturas portuárias e costeiras. Estes temas são considerados essenciais à preparação de profissionais de Engenharia Civil e de Engenharia do Ambiente qualificados para lidar com as atividades de conceção, projeto, execução e acompanhamento dessas intervenções. Um País que estrategicamente defenda uma forte ligação ao mar necessita desses profissionais.
Assim, os objetivos principais da UC são:
Sustentabilidade e Alterações Climáticas compreende a integração dos conceitos sustentabilidade e resiliência na prática de engenharia e pretende dar as primeiras bases para compreender o impacto das alterações climáticas nessa prática. A abordagem integrada destes dois aspetos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, está alinhada com as metas do Pacto Ecológico Europeu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre o clima, a nível nacional, europeu e internacional.
Assim, os objetivos principais das seis sessões duplas da UC são:
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
A Engenharia Costeira e Portuária tem uma importância estratégica para Portugal, que tem uma zona costeira com mais de 1800 km de extensão exposta ao Oceano Atlântico e, portanto, a ações importantes do ambiente marítimo (ondas, vento, marés e correntes), que se espera venham a aumentar no futuro devido aos efeitos das alterações climáticas. Consequentemente, os riscos costeiros tenderão a aumentar, situação que é especialmente importante tendo em conta que 75% da população vive no litoral. Por outro lado, os portos marítimos são fundamentais para o transporte de mercadorias e importantes impulsionadores do crescimento económico, sendo que aproximadamente 75% do comércio externo da União Europeia passa por estas infraestruturas, que são constantemente confrontadas com novos desafios, designadamente com a necessidade de se modernizarem e de ajustarem os seus serviços ao mercado.
Neste enquadramento, a UC de Obras Marítimas visa:
JUSTIFICAÇÃO:
A Unidade Curricular de SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA aprofunda o estudo da primeira fase do “Ciclo Urbano da Água” – que compreende a captação, o tratamento, o transporte, o armazenamento, e a distribuição de água para consumo humano - relativamente ao previamente leccionado na Unidade Curricular de HIDROLOGIA E HIDRÁULICA URBANA do Mestrado em Engenharia Civil (M.EC).
Dá-se relevo à exploração e gestão dos sistemas, em particular à melhoria da eficiência e sustentabilidade de sistemas existentes. São tratados os aspectos relacionados com a concepção, exploração, gestão e financiamento dos Sistemas de Abastecimento de Água, com especial ênfase no controlo das perdas de água, na eficiência energética e na modelação numérica das diversas componentes destes sistemas.
OBJECTIVOS:
Transmitir e/ou aprofundar os conceitos fundamentais inerentes à concepção, exploração, gestão e financiamento dos sistemas de abastecimento de água; expor e aplicar a exemplos de estudo os correspondentes critérios técnicos, normativos e económicos; aprofundar e desenvolver a capacidade de utilização de modelos numéricos de simulação hidráulica e de qualidade da água.
Desenvolver e aprofundar a capacidade dos futuros Mestres em Engenharia Civil com preparação básica acrescida no domínio da Hidráulica e, em particular
na área do Saneamento Básico, para a resolução de problemas de planeamento, projeto, construção e exploração (operação/manutenção) no domínio dos Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais e de Águas Pluviais em Meio Urbano, procurando-se, de uma forma integrada, que os problemas apresentados sejam analisados e avaliados numa perspetiva global com a correspondente integração no Ciclo Urbano da Água e na perspetiva de gestão de infraestruturas.
Conhecimentos técnicos dos principais processos e tecnologias de tratamento de águas residuais urbanas.
Conhecimentos técnicos dos principais processos e tecnologias de dessalinização.
Competências avançadas de engenharia: desenvolvimento de projeto de ETAR, definição de critérios de dimensionamento, enquadramento legal, execução de relatórios técnicos.
Conceção geral, dimensionamento e exploração de sistemas de tratamento de águas residuais, sistemas de reutilização de águas residuais domésticas e industriais e de sistemas de dessalinização.O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.