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Concurso de Leitura do Ensino Superior

Cursos

Mestrado em Engenharia Civil

Dados Gerais

Código Oficial: 9569
Sigla: M.EC

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Civil - Planeamento do Território e Transportes (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Construções (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Civil - Planeamento do Território e Transportes (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Civil - Construções (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Engenharia de Estruturas

M.EC001 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Para a realização de projetos de estruturas das construções é necessário prever a distribuição de deformações e tensões, devida às ações regulamentares, em todos os pontos das estruturas de modo a serem confrontados com valores limites. Para a determinação do estado de tensão e deformação é necessário dominar as metodologias de análise estrutural para os diversos tipos de estruturas e elementos estruturais.

OBJETIVOS:
Apresentação e discussão do método dos deslocamentos para análise de estruturas reticuladas em regime linear considerando a deformabilidade axial das barras como desprezável e seus desenvolvimentos do ponto de vista da sua aplicação prática. Apresentação do método de Cross, como método simples e expedito para o cálculo de estruturas hiperestáticas. Análise dinâmica de estruturas aplicada a sistemas estruturais simples. Introdução ao cálculo plástico de estruturas.

 
 

Engenharia do Território e dos Transportes

M.EC003 - ECTS

O objetivo desta UC centra-se no estudo da relação direta entre o território, as infraestruturas de transportes e a mobilidade de pessoas e bens. Neste sentido os conteúdos da UC procuram fornecer ao estudante uma visão integrada e sustentada destas três vertentes permitindo uma formação ao nível do Uso de solo e Acessibilidades e análise de Redes de Transporte. Estes conteúdos permitem assim uma formação sólida de base, sendo estruturante para os estudantes que pretendem optar pela especialização em Planeamento de Território e Transportes.


Engenharia Geotécnica

M.EC005 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Na sequência da unidade curricular Mecânica dos Solos, a unidade curricular Engenharia Geotécnica trata dos conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projeto de obras, estruturas ou componentes de estruturas cujas conceção, análise-dimensionamento e construção são condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos em que estão implantadas, bem como dos métodos empregues para caracterizar este comportamento. Daqui se pode concluir que a Engenharia Geotécnica é uma unidade curricular básica fundamental da Engenharia Civil.

OBJETIVOS:
Ensino de conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projeto de obras e estruturas condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos. Ensino de métodos empregues para caracterizar este comportamento.

Hidrologia e Hidráulica Urbana

M.EC004 - ECTS

- Uma formação abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil - Ramo da Hidráulica e na vertente relativa à caracterização e utilização da água enquanto elemento primordial da cultura e da vida humana.

 - Transmitir e garantir a todos os futuros Mestres em Engenharia Civil conhecimentos que os habilitem à prática de projecto e exploração nas áreas de hidrologia das águas superficiais, gestão de recursos hídricos e sistemas urbanos de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e pluviais.

 - Expor e aplicar a exemplos práticos, os critérios técnicos, económicos e normativos para a concepção, análise e avaliação e gestão sustentável dos diferentes componentes dos Sistemas Hídricos, através do desenvolvimento de soluções gerais (concepção e dimensionamento) de projecto e práticas em Engenharia.

 - Capacitação para os problemas “novos” e emergentes na vertente da gestão da água e sua utilização para os diferentes fins relacionados com a vida humana.

 - Apresentação de aspectos legais e normativos enquadradores da construção e exploração dos Sistemas Hídricos nas suas várias componentes (cursos de água, redes de drenagem, condutas, etc.) e correspondentes infra-estruturas de controlo, armazenamento, reabilitação.

 - Informação geral sobre aproveitamentos hidráulicos e tratamento de águas.

Patologia e Reabilitação de Edifícios

M.EC002 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A patologia da construção é responsável por enormes custos de reparação, razão pela qual é indispensável conhecer os mecanismos da física das construções que justificam as anomalias observadas. A reabilitação do património edificado é uma área de grande importância estratégica, dada a necessidade de reabilitar o património monumental, os edifícios antigos e os primeiros edifícios de estrutura porticada de betão armado que se encontram profundamente degradados.

OBJETIVOS:
- A aquisição de conhecimentos técnico-científicos nas áreas da Higrotérmica, Patologia da Construçã, Ventilação Natural e Reabilitação de Edifícios;
- A elaboração de projetos nessas áreas satisfazendo as exigências regulamentares e padrões de qualidade.

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação


COI001 - ECTS
No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética


DSEPASE01 - ECTS
Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Desenvolvimento Urbano e Habitação


M.EC043 - 6 ECTS

A unidade curricular tem como referência a importância da intervenção dos engenheiros civis nos processos de desenvolvimento urbano e da habitação e o reconhecimento da complexidade dessa intervenção, que envolve aspetos económicos, sociais, culturais e políticos. No contexto atual, esses aspetos remetem para questões com o acesso à habitação condigna, a acessibilidade financeira à habitação ou a adaptação das características da habitação e dos espaços urbanos a novas necessidades.
Ancorada na tradição de intervenção do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente – em estudos e projetos estratégicos, no contexto do Porto, orientados para a habitação e para a regeneração urbana, a unidade curricular pretende ser um espaço de desenvolvimento de capacidades de análise e de experimentação no domínio do desenvolvimento urbano e habitação.


Economia e Gestão de Empresas


M.EC006 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.

OBJETIVOS:

No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:

  • Dominar conceitos básicos de economia e de gestão, de forma a favorecer a inserção do futuro engenheiro numa envolvente global em que as técnicas interagem continuamente com aspetos económicos, sociais e empresariais.
  • Identificar as principais correntes do pensamento económico e enunciar as suas principais caraterísticas diferenciadoras
  • Perceber o funcionamento global da Economia e da Gestão empresarial/organizacional, bem como as principais questões e desafios que se colocam às empresas e à política económica portuguesa no contexto europeu, e nas novas problemáticas que o rodeiam.
  • Caraterizar os diversos subsistemas de gestão, com especial destaque para o subsistema financeiro (interpretação de instrumentos financeiros e contabilísticos de uma empresa/organização).
  • Explanar o processo de formulação de uma estratégia, de métodos de análise estratégica, e a apresentação de estratégias alternativas-tipo.
  • Aplicar instrumentos de análise económica e financeira de uma empresa/organização.
  • Conceber, gerir, monitorizar e avaliar projetos.
  • Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção.

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia de Tráfego


M.EC013 - ECTS

Na Unidade Curricular Engenharia de Tráfego pretende-se transmitir aos estudantes o conjunto de conceitos essenciais para a análise das condições de circulação das diferentes componentes da infraestrutura viária, fornecendo os elementos necessários para a avaliação do desempenho do sistema viária, capacitando os estudantes na deteção de anomalias e estudo de medidas corretivas ou de minimização dos impactos na circulação viária, tendo presente a segurança viária.

 


Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão da Construção


M.EC007 - ECTS

A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.

Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:

- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas

- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;

- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas

- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo  especificações e ferramentas existentes

- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.


Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Política de Ambiente e Alterações Climáticas


M.EC044 - 6 ECTS

Políticas do Ambiente e Alterações Climáticas pretende abordar os desafios ambientais que se colocam na prática da Engenharia. Inicia-se com uma contextualização da evolução dos compromissos ambientais, prossegue com a introdução da problemática associada às Alterações Climáticas e 


stá alinhada com as metas do Pacto Ecológico Europeu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre o clima, a nível nacional, europeu e internacional


O Engenheiro Civil do séc. XXI necessita de compreender, em profundidade, as causas e consequências dos grandes desafios ambientais que se colocam às sociedades contemporâneas e, muito em particular, as Alterações Climáticas, cujas estratégias de adaptação e de mitigação passam, entre outras medidas, pela concepção e construção de projetos de obras públicas e particulares que varrem o espectro das especialidades correntes da engenharia civil.
Especificamente, tais projetos e obras deverão ser sempre enquadrados por planos de ordenamento territorial, às escalas regional, urbana ou local, consoante o seu âmbito espacial, constituindo esta a razão de ser desta UC. Com efeito o programa está concebida para desenvolver aptidões e competências que venham a servir não apenas os estudantes que entendam seguir a especialidade de Planeamento do Território e Transportes, mas também os restantes estudantes de engª. civil que entendam prosseguir outras especialidades.

Dissertação


M.EC053 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Formas e Estruturas Urbanas


M.EC049 - ECTS
Dotar os alunos de um conhecimento da morfologia, do tecido e da estrutura urbanas bem como analisar as qualidades do desenho, do projeto e da composição urbana nas suas várias dimensões, visando a qualificação da rede de espaços públicos à luz dos principais temas do debate internacional, tais como, cidade amiga do idoso, acessibilidade plena, desenho urbano inclusivo, cidade inteligente. O contexto destes temas é a cidade contemporânea consolidada, na perspetiva da competitividade e da sustentabilidade.

Em particular, pretende-se analisar a importância relativa de programas, de projectos urbanísticos e/ou de propostas de desenho urbano na resolução das problemáticas presentes em unidades morfológicas urbanas que tradicionalmente ou presentemente constituem importantes locais de interação de cidadania em espaço outdoor.

A análise envolve o diagnóstico dos principais problemas urbanos existentes nos referidos espaços outdoor, e a avaliação dos efeitos da aplicação de programas específicos e de diferentes projectos de intervenção urbana na resolução desses problemas.

Infraestruturas de Transportes


M.EC047 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO

Na Unidade Curricular de Infraestruturas de Transportes pretende-se complementar o conhecimento adquirido pelos estudantes na Unidade Curricular de Vias de Comunicação no âmbito de nós, rotundas, interseções e pavimentos. Serão também abordados conceitos de infraestruturas aeroportuárias.


OBJETIVOS


Conhecimento:
- conhecer os materiais utilizados no domínio das infraestruturas de transportes e a respectiva legislação aplicável.

- projetar qualquer obra rodoviária.


Compreensão

- compreender interpretar e manipular os elementos desenhados que fazem parte de projetos rodoviários. Identificar as características de elementos rodoviários e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica.  


 Aplicação

- aplicar os conhecimentos ministrados de uma forma integrada. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias rodoviárias
- projetar e dimensionar pavimentos rodoviários ou aeroportuários.

 
 Síntese:

- desenvolver soluções e análise critica no âmbito do comportamento estrutural e composição dos pavimentos.
- definir materiais e equipamentos a utilizar na realização de uma obra rodoviária ou aeroportuária. Propor novas soluções técnicas e económicas.


Modelação de Transportes


M.EC046 - ECTS

O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimento cientifico, técnico e prático para análise de dados no âmbito dos transportes, com base na modelação, para apoio à decisão e resolução de problemas em transportes. Este objetivo traduz-se nos seguintes objetivos de aprendizagem:

  • Elaborar o problema e respetivo método de abordagem com base nos dados disponíveis para a análise pretendida.
  • Identificar conceitos e técnicas de recolha, processamento, descrição e apresentação de informação quantitativa.
  • Aplicar ferramentas matemáticas de análise e modelação de dados bem como utilizar softwares de modelação de dados.
  • Adquirir pensamento crítico das diferentes abordagens e identificação do método a desenvolver e/ou aplicar.
  • Identificar e aplicar métodos e práticas de apoio à decisão e implementação de medidas de transporte.

Planeamento da Qualidade do Ambiente Urbano


M.EC048 - ECTS
JUSTIFICAÇÃO:
A prática do planeamento necessita de uma sólida formação nos domínios da qualidade ambiental, quer na vertente urbanística, quer na vertente biogeofísica.

OBJETIVOS:
Formar, sensibilizar e capacitar para a observação, o planeamento e a gestão da qualificação dos espaços urbanos. Promover a compreensão da natureza dos principais fenómenos biogeofísicos em meio urbano numa perspetiva da preservação do equilíbrio ecológico das cidades e áreas metropolitanas.

Planeamento de Transportes e Mobilidade


M.EC050 - ECTS
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões têm de se basear em abordagens abrangentes. As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.

A disciplina providencia conhecimento fundamental dos conceitos relevantes na engenharia, economia, planeamento e políticas de transportes usando casos do dia-a-dia como modelo exploratório, e enquadrando as discussões sobre  futuro na possibilidade de aplicar os conceitos na mitigação dos problemas.

Os estudantes têm de apreender os conceitos e as problemáticas importantes nos sistemas de transportes. 

Políticas Urbanas e Metropolitanas


M.EC051 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano e metropolitano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.


Sistema de Planeamento e Gestão Territorial


M.EC052 - ECTS
O planeamento como prática contextualizada de transformação do território é o foco desta unidade curricular. Pretende-se: dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado do sistema português de planeamento e gestão do território, do ponto de vista da sua concepção e da sua operacionalização, e do seu enquadramento no contexto europeu; desenvolver capacidades de análise crítica das condições de execução dos planos e da necessária articulação entre escalas de planeamento e entre perspectivas e políticas sectoriais e perspectivas e políticas territoriais; desenvolver capacidades de intervenção no domínio da gestão territorial.

Sistemas Ferroviários


M.EC045 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Sendo o transporte ferroviário energeticamente mais eficiente e menos poluente que o rodoviário, o aumento da procura, que começa já a manifestar-se, tem justificado nas últimas décadas o significativo aumento de investimento na sua modernização e consequente avanço tecnológico. Assim, entende-se que a UC de Sistemas Ferroviários deve ser considerada na sua essência como uma unidade curricular nuclear e transversal na formação do Engenheiro Civil com especialização em Transportes e Vias de Comunicação. Por esta razão o programa da unidade curricular que agora se apresenta tem carácter abrangente, privilegiando a formação de profissionais de tipo generalista com amplo leque de intervenção. De uma forma geral procura-se que o conteúdo programático, se corretamente apreendido, permita a formação de técnicos capazes de elaborarem parte significativa e de coordenarem um projeto de trasporte ferroviário.

OBJETIVOS:
Transmitir um conhecimento abrangente do universo ferroviário; - Testar conhecimentos adquiridos em enquadramentos diversos dos habituais; - Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente normativos na elaboração de um projeto de via-férrea; - Enquadrar as especificações normativas relativas ao projeto, construção e manutenção da via-férrea; - Definir critérios de apreciação da qualidade e funcionamento do material de via e de processos construtivos alternativos; - Ser crítico em relação ao seu trabalho e aplicar noções de bom senso.


Dissertação


M.EC053 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação


COI001 - ECTS
No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética


DSEPASE01 - ECTS
Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Dimensionamento de Estruturas de Betão


M.EC008 - ECTS

Utilizando os conhecimentos prévios ligados ao cálculo de secções de elementos de betão armado (BA), esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo que os estudantes dominem os princípios teóricos e práticos para a análise e dimensionamento de estruturas de BA, nomeadamente estruturas porticadas, lajes, paredes e fundações. É analisado o comportamento em serviço e na rotura, discutindo-se e aplicando-se as disposições do Eurocódigo 2 (EC2).

Esta UC visa desenvolver as seguintes aptidões e competências:
(i) Capacidade de elaboração de projetos de BA, apresentando peças desenhadas que permitam a correta execução em obra das estruturas;
(ii) Avaliação crítica das soluções encontradas, selecionando opções estruturais seguras com a melhor relação custo/desempenho;
(iii) Capacidade de resolver problemas de Engenharia Civil sem solução única;
(iv) Iniciação na prática do projeto de estruturas de edifícios de BA.

Economia e Gestão de Empresas


M.EC006 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.

OBJETIVOS:

No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:

  • Dominar conceitos básicos de economia e de gestão, de forma a favorecer a inserção do futuro engenheiro numa envolvente global em que as técnicas interagem continuamente com aspetos económicos, sociais e empresariais.
  • Identificar as principais correntes do pensamento económico e enunciar as suas principais caraterísticas diferenciadoras
  • Perceber o funcionamento global da Economia e da Gestão empresarial/organizacional, bem como as principais questões e desafios que se colocam às empresas e à política económica portuguesa no contexto europeu, e nas novas problemáticas que o rodeiam.
  • Caraterizar os diversos subsistemas de gestão, com especial destaque para o subsistema financeiro (interpretação de instrumentos financeiros e contabilísticos de uma empresa/organização).
  • Explanar o processo de formulação de uma estratégia, de métodos de análise estratégica, e a apresentação de estratégias alternativas-tipo.
  • Aplicar instrumentos de análise económica e financeira de uma empresa/organização.
  • Conceber, gerir, monitorizar e avaliar projetos.
  • Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção.

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Estruturas Metálicas e Mistas


M.EC020 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de estruturas metálicas e mistas. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.

OBJETIVOS:
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas  .


Gestão da Construção


M.EC007 - ECTS

A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.

Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:

- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas

- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;

- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas

- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo  especificações e ferramentas existentes

- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.


Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Infraestruturas Rodo e Ferroviárias


M.EC021 - 6 ECTS
  • Fornecer metodologias e ferramentas para:

       - a caracterização dos materiais de aterros de pavimentos e de vias-férreas;

       - a caracterização dos materiais de pavimentação;

       - o dimensionamento de plataformas rodoviárias e ferroviárias;

       - o dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis e rígidos;

       - o dimensionamento dos elementos constituintes de vias-férreas.

  • Apresentar técnicas de inspeção e de monitorização de plataformas rodoviárias e ferroviárias, de pavimentos e de vias-férreas.

Métodos Numéricos em Estruturas e Geotecnia


M.EC009 - ECTS

Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação numérica para a resolução de problemas estruturais e geotécnicos associados à Engenharia Civil.

Compreensão dos fundamentos do Método dos Elementos Finitos, incluindo formulações distintas e sua implementação computacional.

Capacidade para tomada de decisão na seleção das metodologias mais adequadas para a simulação estrutural e geotécnica de problemas de Engenharia Civil.

Capacidade de interpretação crítica de resultados provenientes de modelação numérica e sua utilização nos processos de dimensionamento estrutural e geotécnico.


Construção Circular


M.EC029 - 6 ECTS

O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.

Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção  e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.

No final da UC o estudante deverá ser capaz de:

- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;

- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;

- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;

- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia Circular

Dinâmica de Estruturas e Engenharia Sísmica


M.EC022 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A análise dinâmica de estruturas surge na sequência da análise sob ações estáticas lecionada nas unidades curriculares de Teoria de Estruturas 1 e 2, constituindo um desenvolvimento e aquisição de conhecimentos adicionais sobre o comportamento de estruturas. A necessidade regulamentar de utilização da análise dinâmica (sísmica em particular) na prática corrente de Engenharia Civil, conjugada com os poderosos meios computacionais já disponíveis, reforça a pertinência do ensino das matérias de Dinâmica de Estruturas e de Engenharia Sísmica que já conta cerca de 25 anos no curso de Engenharia Civil da FEUP.

OBJETIVOS:
1- Complementar a compreensão de formulações básicas de análise de sistemas lineares sob ações dinâmicas de carácter determinístico, em face de matéria já lecionada na unidade curricular de Teoria de Estruturas 2; Apresentação de alguns procedimentos básicos de análise dinâmica experimental.
2- Aplicação dos métodos da Dinâmica Estrutural à análise do comportamento de estruturas de Engenharia Civil sob ações dinâmicas, com especial ênfase para a resposta sísmica de estruturas de edifícios em face dos atuais preceitos regulamentares (RSA, REBAP e Eurocódigos 8 e 2).
3- Sensibilização para os princípios básicos de dimensionamento sísmico subjacentes à filosofia da regulamentação atual e compreensão da sua importância para uma boa conceção de estruturas sismo-resistentes.


Dissertação


M.EC011 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Estruturas de Suporte de Terras


M.EC027 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A presente Unidade Curricular complementa a formação relacionada com as estruturas de suporte de terras, iniciada em Mecânica dos solos 2 com os muros de suporte de terras, incidindo sobre outras estruturas de suporte de terras, como as cortinas autoportantes, as cortinas monoapoiadas, as cortinas associadas a vários níveis de escoras ou de ancoragens pré-esforçadas e as escavações pregadas.

OBJETIVOS:
Ensino das teorias e métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação das estruturas de suporte de terras.


Estruturas Pré-Esforçadas


M.EC024 - 6 ECTS

Descrever os principais conceitos relacionados com a análise e dimensionamento de estruturas com comportamento que se afasta dos modelos de peça linear. Relacionar os modelos de comportamento de elementos de betão à tração e à compressão com as metodologias específicas de dimensionamento. Identificar diferentes técnicas de pré-esforço em estruturas de betão e respetivas metodologias de análise e dimensionamento. Calcular e desenvolver soluções estruturais com base nos métodos abordados apoiando-se na regulamentação de estruturas, nacional e europeia. Apresentar peças desenhadas que ilustrem as soluções obtidas. Aquisição de um conjunto de competências para a elaboração do projeto de estruturas pré-esforçadas, incluindo elementos pré-fabricados, tendo em conta o faseamento construtivo, de elementos laminares de betão e aspetos específicos relacionados com as lajes pré-esforçadas, designadamente, as lajes fungiformes.


Fundações


M.EC010 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A temática de Fundações é uma área importante na formação dos Engenheiros Civis, particularmente os que, em projeto ou produção (Direção de Obra, Fiscalização ou pelo), lidam diretamente com estruturas. Estas cobrem empreendimentos tão diversos como edifícios, pavilhões industriais, pontes e outras estruturas especiais. Nesta disciplina, a conceção, o dimensionamento, a construção e o controlo de qualidade da fundação em função do binómio “classe do maciço – tipo de estrutura”, é tida à luz dos diferentes tipos de soluções, procurando identificar os principais condicionalismos que lhes estão associados. A importância de uma boa formação nesta área de engenharia civil advém do facto de a maioria dos danos ou avarias em edifícios e outras estruturas, serem devidos a insuficiências nas fundações.  Tal resulta de insuficiência de prospeção e caracterização dos maciços envolvidos pelas mesmas, o que induz conceções e métodos de dimensionamento de fundações inadequados. O advento e consolidação de novos critérios de dimensionamento baseado em estados limites últimos e estados limites de serviço (utilização) impõem a sua adaptação às fundações, tendo como referência os procedimentos e critérios da nova regulamentação europeia expressa nos códigos estruturais. O Eurocódigo 7 faz jus destes princípios e é a base do desenvolvimento dos conceitos e aplicações práticas que se desenvolvem com os alunos de FUNDAÇÕES.

OBJETIVOS:
Assimilação de conhecimento dos tipos principais de fundações (sapatas, ensoleiramentos, estacas: isoladas e em grupo), suas particularidades e especificidades condicionadas pelas naturezas dos maciços. Aprofundamento dos processos de reconhecimento geotécnico e métodos de caracterização. Ensino dos princípios e metodologias de dimensionamento geotécnico e estrutural de fundações diretas e indiretas, isoladas e em grupo. Conhecimento das técnicas de melhoramento de maciços e reforço de fundações. Contacto com os diferentes tipos de soluções do mercado, descrevendo os principais condicionalismos que lhes estão associados, tanto no que respeita aos métodos de execução como ao dimensionamento. Aprendizagem dos métodos de dimensionamento, na perspetiva do projeto geotécnico à luz da nova regulamentação dos Eurocódigos (EC1, EC2, EC7 e EC8-parte 5), identificando bem a segurança aos estados limites de serviço (ELS) e estados de limite últimos (ELU).

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Desenvolvimento de competências no âmbito da conceção e dimensionamento de elementos de diferentes tipos de fundações: fundações diretas (sapatas; ensoleiramentos); fundações indiretas (estacas; grupos de estacas; maciços de encabeçamento).

Compreensão: Interpretar e analisar os elementos de projeto de fundações. Identificar aspetos condicionantes em casos concretos com vista à escolha das soluções adequadas.

Aplicação: Aplicação dos conhecimentos adquiridos na conceção e dimensionamento de fundações.

Análise: Discussão e análise crítica das várias soluções de fundações, enquadrando os aspetos relativos a várias condicionantes, aspetos tecnológicos da construção, tempo de execução da obra e relação custo/benefício.

Síntese: Desenvolvimento de competências para a conceção e dimensionamento de soluções de fundação.

Avaliação: Avaliar diferentes soluções de projeto de fundações. Identificar e criticar as vantagens e desvantagens de diferentes soluções.


Instrumentação e Observação de Obras


M.EC030 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A Observação de Obras é um meio cada vez mais reconhecido como essencial para a avaliação do seu comportamento e da sua segurança estrutural. A consciencialização dos efeitos económicos e sociais determinados pelo envelhecimento das estruturas, deterioração e avarias, associada aos recentes desenvolvimentos tecnológicos na área da instrumentação leva a um crescente desenvolvimento e aplicação de sistemas de observação frequente ou contínua para o aumento da vida útil ou definição de estratégias de reparação.

OBJECTIVOS:
- Transmitir conhecimentos básicos relacionados com a utilização de equipamentos de ensaio para observação do comportamento de novos materiais e estruturas em diversas fases da construção.
- Apresentar as técnicas não destrutivas utilizadas no diagnóstico e na avaliação da segurança estrutural.
- Realçar a importância da Observação mediante a apresentação de diversos “case studies”.


Obras Subterrâneas


M.EC028 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
As obras subterrâneas possuem especificidades próprias relativamente às restantes obras geotécnicas, sendo obras com elevada e crescente importância na geotecnia. Esta unidade curricular dota os alunos com um conjunto de ferramentas fundamentais para o projeto e execução de obras subterrâneas além de complementar a formação destes em Mecânica das Rochas.

OBJETIVOS:
Ensino das teorias e métodos que baseiam a conceção, o projeto, a construção e a observação de obras subterrâneas.


Pontes


M.EC025 - 6 ECTS

A disciplina de Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.

Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração  das obras.


Projeto de Estruturas


M.EC023 - 6 ECTS

A unidade curricular de Projeto de Estruturas tem como objetivo:

- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de projetos de estruturas de edifícios;

- conhecer e discutir as metodologias de projeto e o seu faseamento;

- adquirir capacidade de reflexão sobre o projeto, tendo em vista especificar os objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes no que respeita às propriedades dos materiais e sua caraterização, aos critérios de dimensionamento, à sustentabilidade, à durabilidade, etc.

- desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto;

- conceber soluções construtivas viáveis e especificá-las adequadamente através das regras do caderno de encargos. Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver.


Reabilitação e Reforço de Estruturas e Fundações


M.EC026 - ECTS

O tema da reabilitação é um paradigma do actual panorama da construção civil, no qual a reabilitação estrutural assume importância crucial para o sucesso da “reciclagem” de construções. Nexte contexto, os objetivos da unidade curricular são os seguintes:

Sensibilizar para os problemas estruturais de construções existentes, com vista à conceção, projeto e execução de intervenções de reabilitação e/ou reforço das suas estruturas, fundações e maciços portantes.

Transmitir conhecimentos sobre: estratégias de caraterização, inspeção e avaliação do estado de estruturas e fundações; técnicas de reparação, reabilitação e reforço estrutural e de fundações; bases de avaliação de segurança do existente e de dimensionamento de reforços em estruturas tradicionais, atuais e suas fundações.


Dissertação


M.EC011 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


BIM na Engenharia Civil


M.EC031 - 6 ECTS

Conhecimentos, Aptidões e Competências:

-Conhecer os principais sistemas de classificação, modelos de informação e famílias de aplicações informáticas actuais;

-Tomar contacto com a área dos sistemas de informação construção, percebendo a sua importância para os profissionais do sector;

- Entender o papel dos Engenheiros Civis no contexto da gestão da informação;

- Explicar a diferença entre os desempenhos da indústria da construção e de outras actividades no que diz respeito à gestão da informação e relacionar este problema com a produtividade medida;

- Compreender a importância dos standards de modelação e classificação da informação;

- Utilização de ferramentas informáticas, em particular de sistemas BIM na conceção de edifícios e gestão da construção;

- Integração de informação - utilização de ferramentas BIM em conjunto com outras aplicações informáticas;

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação


COI001 - ECTS
No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética


DSEPASE01 - ECTS
Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Economia e Gestão de Empresas


M.EC006 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.

OBJETIVOS:

No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:

  • Dominar conceitos básicos de economia e de gestão, de forma a favorecer a inserção do futuro engenheiro numa envolvente global em que as técnicas interagem continuamente com aspetos económicos, sociais e empresariais.
  • Identificar as principais correntes do pensamento económico e enunciar as suas principais caraterísticas diferenciadoras
  • Perceber o funcionamento global da Economia e da Gestão empresarial/organizacional, bem como as principais questões e desafios que se colocam às empresas e à política económica portuguesa no contexto europeu, e nas novas problemáticas que o rodeiam.
  • Caraterizar os diversos subsistemas de gestão, com especial destaque para o subsistema financeiro (interpretação de instrumentos financeiros e contabilísticos de uma empresa/organização).
  • Explanar o processo de formulação de uma estratégia, de métodos de análise estratégica, e a apresentação de estratégias alternativas-tipo.
  • Aplicar instrumentos de análise económica e financeira de uma empresa/organização.
  • Conceber, gerir, monitorizar e avaliar projetos.
  • Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção.

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão da Construção


M.EC007 - ECTS

A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.

Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:

- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas

- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;

- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas

- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo  especificações e ferramentas existentes

- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.


Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Instalações de Edifícios


M.EC032 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO

A presente unidade curricular pretende completar conceitos sobre instalações de edifícios, adquiridos em unidades curriculares da área da física e tecnologia das construções e da hidráulica, e sintetizar a aplicação dos mesmos no desenvolvimento de projetos/casos reais. Essa aplicação terá em consideração não só as exigências regulamentares e técnicas, mas ainda a adequabilidade das soluções às utilizações e garantia de longevidade.

OBJETIVOS

Conceber, dimensionar e produzir elementos de projeto de instalações prediais de distribuição de água, instalações prediais de drenagem de águas residuais, instalações prediais de drenagem de águas pluviais, instalações solares térmicas e redes específicas de combate a incêndio;

Compreender os sistemas de produção de energias renováveis, os sistemas de aquecimento, ventilação e refrigeração, as instalações de gás canalizado, as instalações elétricas, as instalações eletromecânicas e a domótica;

Avaliar e comparar o contributo, para o balanço de energia primária de um edifício, de diferentes fontes de energia renovável e de diferentes máquinas térmicas;

Avaliar o custo do ciclo de vida de instalações;

Compatibilizar os diferentes tipos de instalações entre si e com a arquitetura e as estruturas do edifício;

Compreender o conceito de edifício inteligente e o seu impacto na conceção das instalações de edifícios;

Aplicar ferramentas digitais avançadas no projeto de instalações de edifícios.

Qualidade na Construção


M.EC033 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:

Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.

OBJETIVOS:
- Transmitir um conhecimento abrangente do universo produtivo da construção civil;
- Testar conhecimentos adquiridos, em enquadramentos diversos dos habituais;
- Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente tecnológicos para o trabalho do Engenheiro Civil;
- Enquadrar as aplicações das referências relativas a Modelos de Garantia e Gestão da Qualidade no universo da construção civil;
- Definir critérios de apreciação da qualidade conforme a posição do interveniente;
- Ser crítico em relação ao seu trabalho;
- Analisar e explorar metodologias de eficiência de trabalho individual e coletivo;
- Desenvolver noções de bom senso.


Acústica Ambiental e de Edifícios


M.EC034 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Numa altura em que existe inúmera legislação sobre Acústica é fundamental os estudantes (...e futuros engenheiros) terem a capacidade de a ler, compreender e aplicar. O conforto acústico é também, cada vez mais, um requisito exigido pelos utilizadores dos mais diversos espaços.

OBJETIVOS:
Pretende-se dotar os alunos com:
- aptidões pessoais e profissionais para poderem ser eficazes na resolução de problemas e na experimentação básica nesta área;
- capacidades mínimas para poderem conceber e projectar nesta área;
- conhecimentos técnicos indispensáveis em Acústica para poderem compreender e aplicar correctamente a legislação portuguesa na área de Acústica Ambiental e de Edifícios.


Construção Circular


M.EC029 - ECTS

O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.

Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção  e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.

No final da UC o estudante deverá ser capaz de:

- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;

- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;

- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;

- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia Circular

Construções em Madeira


M.EC035 - 6 ECTS

Fornecer aos estudantes informação fundamental sobre os trabalhos de Construção Civil que se relacionam com o material madeira. Incide-se fundamentalmente nas aplicações de madeira para edifícios nas suas diversas vertentes (Arquitetura, Estruturas e Acabamentos).

Nesse contexto, os objetivos de aprendizagem são os seguintes:

- capacidade para realizar a verificação da estabilidade de estruturas de madeira, novas ou existentes, usando o EC5, parte 1.1; será incentivado o uso de software comercial de cálculo estrutural mas o ensino basear-se-á sobretudo no uso de folhas de cálculo;

- conhecer a tecnologia dos sistemas construtivos em madeira mais correntes;

- fornecer aos estudantes pistas que lhes permitam conhecer as mais modernas tendências e inovações no domínio ao nível de materiais, componentes  e de soluções arquitetónicas.

Direção de Obras e Segurança


M.EC036 - 6 ECTS

Análise dos temas seguintes: Direção de Obras, Legislação da Construção, Planeamento da Construção, Organização da Construção, Controle da Construção, Saúde e Segurança na Construção, Industrialização da Construção, Construção 4.0 e Construção Sustentável.


Dissertação


M.EC012 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Fiscalização de Obras


M.EC037 - 6 ECTS

Qualificar para os seguintes atos profissionais de Engenharia Civil (Conforme códigos Ordem dos Engenheiros) :

Fiscalização (2.2.2) 

Direção da Fiscalização (2.2.1)

Controlo da Qualidade da Obra (2.2.3)

 

 


Manutenção e Reabilitação de Edifícios


M.EC038 - 6 ECTS
Formar no domínio da engenharia para as necessidades de um edifício na sua fase de utilização, cuja importância se pode sintetizar em três aspetos:
1 - Trata-se de uma área do conhecimento onde a Engenharia Civil pode e deve ter um papel proviligiado.
2 - O amadorismo com que são geridos edifícios tem como consequência uma diminuição da sua Vida Útil e um claro aumento dos encargos em serviços
3 - Dar resposta ao mercado profissional que tem observado um crescimento exponencial no envolvimento de Engenheiros Civis na gestão de espaços comerciais, condomínios de serviços e habitacionais, hoteis, parques industriais, edifícios públicos ( escolas, hospitais, tribunais, etc)

Segurança contra Incêndio em Edifícios


M.EC039 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
No mundo atual, a qualidade, a segurança e o ambiente são preocupações incontornáveis. No domínio da segurança, a problemática do incêndio assume uma posição relevante. Num curso de Engenharia Civil, estará sobretudo em causa a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE). Por outro lado, trata-se de uma área técnica regulamentada há já vários anos, cujas disposições não podem ser ignoradas pelos engenheiros civis; com a agravante de se ter verificado, recentemente, uma remodelação profunda da regulamentação aplicável. Os Conceitos da disciplina também se inserem na atividade de projeto parcelar de segurança contra incêndio, atividade de um Engenheiro Civil. E ainda na implementação das medidas de autoproteção, enquanto medidas de OGS - Organização e Gestão da Segurança Contra Incêndio

OBJECTIVOS:
Aprofundamento e complemento da formação básica adquirida em física das Construções. Sensibilizar os futuros engenheiros para a problemática da SCIE. Fornecer-lhes uma abordagem aos conceitos fundamentais e princípios físicos e químicos da "Engenharia do Fogo". Familiarizá-los com as técnicas correntes, bem como com a regulamentação e a normalização portuguesas, relativas à segurança contra incêndio em edifícios. Proporcionar-lhes capacidade para a identificação e a resolução de problemas de SCIE. Aplicação regulamentar e de conhecimentos na ótica do projetista. Pretende-se dar uma visão tão ampla quanto possível das prescrições e exigências regulamentares.


Tecnologias Construtivas em Edifícios


M.EC041 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO

Esta disciplina pode ser considerada nuclear na área científica de Construções Civis já que pretende apresentar aos alunos uma metodologia organizada de interpretação sistémica de um edifício. É uma disciplina de carácter eminentemente tecnológico, encontrando a sua justificação na necessidade de dotar os alunos de conhecimentos fundamentais associados aos subsistemas construtivos incluindo materiais, elementos e componentes de construção e também dos processos de construção correntes usados na construção dita tradicional e na construção contemporânea. Inclui a avaliação exigencial dos subsistemas, baseada em normas e regulamentos nacionais e europeus, e a pesquisa crítica de informação comercial relevante para os diversos subsistemas construtivos estudados.

OBJETIVOS

A Disciplina de Tecnologia de Construção de Edifícios pretende complementar a formação básica já adquirida pelos alunos que concluiram a LEC na área dos sistemas e tecnologias de construção de edifícios. Para além disso pretende-se também transmitir a visão do edifício como um sistema, analisando os diversos subsistemas construtivos constituintes através de um ensino baseado numa forte componente de projeto. Finalmente pretende dar-se uma visão tão ampla quanto possível das principais soluções disponíveis tanto do ponto de vista histórico (análise de sistemas antigos e modernos incluindo a sua localização no tempo) como do tipo de materiais (betão armado, aço, madeira, alvenarias, outros).

 


Térmica de Edifícios


M.EC042 - 6 ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A eficiência energética dos edifícios, as preocupações ambientais e as energias renováveis assumem a maior importância nos dias de hoje, pelo que se justifica uma unidade curricular que aborde os fenómenos físicos, o conforto, os modelos, a regulamentação e as tecnologias de isolamento térmico.

OBJETIVOS:
- A aquisição de conhecimentos técnico-científicos na área do Comportamento Térmico de Edifícios;
- A elaboração de projetos nesta área satisfazendo as exigências regulamentares e padrões de qualidade.


Dissertação


M.EC012 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação


COI001 - ECTS
No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética


DSEPASE01 - ECTS
Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Economia e Gestão de Empresas


M.EC006 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Os estudantes universitários são os responsáveis a curto/médio prazo pelo desenvolvimento económico e tecnológico, pelo que a sua formação deve ser simultaneamente generalista e específica, baseada não só num sólido conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, como ainda no desenvolvimento de competências e aptidões profissionais, pessoais e interpessoais.
Neste sentido, a unidade de Economia e Gestão de Empresas reveste-se de uma importância fundamental e integradora, no âmbito da formação dos estudantes do Mestrado em Engenharia Civil como futuros Engenheiros Civis, capazes de implementar projetos motores da economia, e conscientes de todo um conjunto de inter-relações com diferentes realidades, exigências, pessoas, recursos e áreas do conhecimento, qualquer que seja a área de especialização em Engenharia Civil, e ao nível de todas as saídas profissionais.

OBJETIVOS:

No final da cadeira os alunos deverão ser capazes de:

  • Dominar conceitos básicos de economia e de gestão, de forma a favorecer a inserção do futuro engenheiro numa envolvente global em que as técnicas interagem continuamente com aspetos económicos, sociais e empresariais.
  • Identificar as principais correntes do pensamento económico e enunciar as suas principais caraterísticas diferenciadoras
  • Perceber o funcionamento global da Economia e da Gestão empresarial/organizacional, bem como as principais questões e desafios que se colocam às empresas e à política económica portuguesa no contexto europeu, e nas novas problemáticas que o rodeiam.
  • Caraterizar os diversos subsistemas de gestão, com especial destaque para o subsistema financeiro (interpretação de instrumentos financeiros e contabilísticos de uma empresa/organização).
  • Explanar o processo de formulação de uma estratégia, de métodos de análise estratégica, e a apresentação de estratégias alternativas-tipo.
  • Aplicar instrumentos de análise económica e financeira de uma empresa/organização.
  • Conceber, gerir, monitorizar e avaliar projetos.
  • Apresentar os objetivos da gestão de projetos e as suas principais ferramentas na perspetiva da indústria da construção.

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão da Construção


M.EC007 - ECTS

A construção é uma atividade complexa para cujo sucesso é indispensável uma elevada coordenação e gestão dos processos e intervenientes. Esta UC introduz esta temática no MEC enquadrando a atividade e os seus processos ao longo do ciclo de vida. Sensibilizam-se os estudantes para a importância da gestão para garantir a eficácia dos resultados, analisam-se os processos, enquadram-se no contexto legislativo e regulamentar, e apresentam-se as principais ferramentas.

Os principais objetivos ao nível dos conhecimentos são:

- Enquadrar a atividade da construção e as suas tendências;
- Apresentar o ciclo de vida da construção e as suas principais etapas

- Identificar e aprofundar o conhecimento dos principais processos;

- Identificar os aspetos chave, incerteza e riscos decisivos para o sucesso das operações
- Apresentar os objetivos da gestão da construção e as suas principais ferramentas e técnicas

- Apresentar os conceitos fundamentais sobre Gestão da Informação na Construção, incluindo  especificações e ferramentas existentes

- Visão profissional sobre o ato de construir e o papel dos diferentes agentes.


Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Hidráulica Computacional


M.EC055 - ECTS

Conhecer as técnicas de discretização para equações em derivadas parciais.

Entender os compromissos associados a cada esquema de discretização.

Conhecer as equações de conservação dos escoamentos em superfície livre da hidráulica de superfície livre (urbana, fluvial e marítima).

Utilização de Excel, MATLAB, e programas de domínio público para fazer simulação de escoamentos permanentes e não permanentes.

Construir malhas para simulações 1D, 2D, 3D.


Hidráulica Fluvial


M.EC015 - ECTS
A unidade curricular tem como objetivo fundamental transmitir aos estudantes todo um conjunto de conhecimentos complementares sobre Hidráulica e Hidrologia. Pretende-se que sejam aplicados os conceitos e métodos apresentados ao dimensionamento de canais e estruturas fluviais, incluindo a proteção de leitos e margens e utilizar modelos físicos e numéricos e simulação computacional para o estudo de sistemas fluviais naturais. Tais conhecimentos permitirão ainda complementar as noções relativas à conceção e dimensionamento hidráulico de obras fluviais, nomeadamente as associadas à realização de empreendimento hidráulicos, e identificar, prevenir e mitigar as incidências ambientais associadas.
Com a frequência da unidade curricular os alunos estarão preparados para se integrarem no desempenho das tarefas do projeto, fiscalização, coordenação e controlo da execução de obras fluviais e aproveitamentos hidráulicos mais correntes.

Hidráulica Marítima e Costeira


M.EC014 - ECTS

Hidráulica Marítima e Costeira abrange um conjunto muito diversificado de temáticas sobre o mar, a costa e as intervenções/estruturas portuárias e costeiras. Estes temas são considerados essenciais à preparação de profissionais de Engenharia Civil e de Engenharia do Ambiente qualificados para lidar com as atividades de conceção, projeto, execução e acompanhamento dessas intervenções. Um País que estrategicamente defenda uma forte ligação ao mar necessita desses profissionais.

Assim, os objetivos principais da UC são:

  • Reconhecer as especificidades, dinâmicas e processos específicos dos ambientes costeiros, para onde são projetadas e executadas as intervenções e as estruturas costeiras e portuárias;
  • Aprender a utilizar ferramentas numéricas para o estudo dos processos costeiros;
  • Adquirir conhecimentos sobre os aspetos físicos e interações que ocorrem nas zonas costeiras e portuárias, designadamente ao nível da hidrodinâmica e da hidromorfologia.

Sustentabilidade e Alterações Climáticas


M.EC054 - ECTS

Sustentabilidade e Alterações Climáticas compreende a integração dos conceitos sustentabilidade e resiliência na prática de engenharia e pretende dar as primeiras bases para compreender o impacto das alterações climáticas nessa prática. A abordagem integrada destes dois aspetos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, está alinhada com as metas do Pacto Ecológico Europeu, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre o clima, a nível nacional, europeu e internacional.

Assim, os objetivos principais das seis sessões duplas da UC são:

  • Analisar os princípios e as práticas de desenvolvimento sustentável e perceber os impactos nos sistemas sociais, económicos e ambientais.
  • Conhecer as linhas gerais da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas pós-2015, perceber a articulação entre os acordos internacionais e compreender o seu alcance.
  • Conhecer os instrumentos mais significativos em matéria de financiamento sustentável e compreender o seu alcance.
  • Saber distinguir e caracterizar cenários de variabilidade climática e de alterações climáticas, bem como compreender as bases da modelação de fenómenos extremos e a sua influência na prática de engenharia e gestão de bens edificados ou a edificar.
  • Saber distinguir e caracterizar as diferentes componentes do risco (ameaças, exposição e vulnerabilidade) e aplicar metodologias de avaliação de risco.
  • Adquirir conhecimento para o desenvolvimento de estratégias de adaptação a curto, médio e longo-prazo.

Aproveitamentos Hidráulicos


M.EC016 - ECTS
OBJETIVOS:
Transmitir os conceitos e conhecimentos fundamentais relativos aos vários componentes dos aproveitamentos hidráulicos. Apresentar e caracterizar os principais elementos constituintes, realçando as principais questões hidráulicas do seu dimensionamento.
 
JUSTIFICAÇÃO:
As matérias lecionadas na unidade curricular de Aproveitamentos Hidráulicos têm uma importância significativa para a Engenharia Civil e são fundamentais na preparação dos futuros Mestres. Dotar de conhecimentos detalhados sobre as técnicas e metodologias que envolvem a construção, o projeto e o dimensionamento dos seus componentes, é essencial para profissionais da área dos aproveitamentos hidráulicos. Esses assuntos correspondem no geral, com as devidas extensões, a aplicações de matérias lecionadas em unidades curriculares anteriores do tronco comum da L.EC, designadamente Hidráulica 1 e 2 e Hidrologia e Hidráulica Urbana.

Dissertação


M.EC058 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


Gestão de Recursos Hídricos e de Áreas Protegidas


M.EC057 - ECTS
Desenvolvimento de competências no domínio da hidrologia, bem como no domínio da gestão e planeamento dos recursos hídricos e proteção das massas de água e ecossistemas aquáticos.

Obras Marítimas


M.EC019 - ECTS

A Engenharia Costeira e Portuária tem uma importância estratégica para Portugal, que tem uma zona costeira com mais de 1800 km de extensão exposta ao Oceano Atlântico e, portanto, a ações importantes do ambiente marítimo (ondas, vento, marés e correntes), que se espera venham a aumentar no futuro devido aos efeitos das alterações climáticas. Consequentemente, os riscos costeiros tenderão a aumentar, situação que é especialmente importante tendo em conta que 75% da população vive no litoral. Por outro lado, os portos marítimos são fundamentais para o transporte de mercadorias e importantes impulsionadores do crescimento económico, sendo que aproximadamente 75% do comércio externo da União Europeia passa por estas infraestruturas, que são constantemente confrontadas com novos desafios, designadamente com a necessidade de se modernizarem e de ajustarem os seus serviços ao mercado.

Neste enquadramento, a UC de Obras Marítimas visa:

  • Entender as especificidades do planeamento de instalações portuárias e de sistemas de defesa costeira e os seus impactes ambientais;
  • Conceber e dimensionar estruturas costeiras e portuárias com base no conhecimento dos fenómenos de interação entre a agitação marítima e as fronteiras sólidas.

Sistemas de Abastecimento de Água


M.EC017 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A Unidade Curricular de SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA aprofunda o estudo da primeira fase do “Ciclo Urbano da Água” – que compreende a captação, o tratamento, o transporte, o armazenamento, e a distribuição de água para consumo humano - relativamente ao previamente leccionado na Unidade Curricular de HIDROLOGIA E HIDRÁULICA URBANA do Mestrado em Engenharia Civil (M.EC).

Dá-se relevo à exploração e gestão dos sistemas, em particular à melhoria da eficiência e sustentabilidade de sistemas existentes. São tratados os aspectos relacionados com a concepção, exploração, gestão e financiamento dos Sistemas de Abastecimento de Água, com especial ênfase no controlo das perdas de água, na eficiência energética e na modelação numérica das diversas componentes destes sistemas.

OBJECTIVOS:
Transmitir e/ou aprofundar os conceitos fundamentais inerentes à concepção, exploração, gestão e financiamento dos sistemas de abastecimento de água; expor e aplicar a exemplos de estudo os correspondentes critérios técnicos, normativos e económicos; aprofundar e desenvolver a capacidade de utilização de modelos numéricos de simulação hidráulica e de qualidade da água.


Sistemas de Drenagem Urbana


M.EC018 - ECTS

Desenvolver e aprofundar a capacidade dos futuros Mestres em Engenharia Civil com preparação básica acrescida no domínio da Hidráulica e, em particular
na área do Saneamento Básico, para a resolução de problemas de planeamento, projeto, construção e exploração (operação/manutenção) no domínio dos Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais e de Águas Pluviais em Meio Urbano, procurando-se, de uma forma integrada, que os problemas apresentados sejam analisados e avaliados numa perspetiva global com a correspondente integração no Ciclo Urbano da Água e na perspetiva de gestão de infraestruturas.


Tratamento, Reutilização e Dessalinização


M.EC056 - ECTS

Conhecimentos técnicos dos principais processos e tecnologias de tratamento de águas residuais urbanas.

Conhecimentos técnicos dos principais processos e tecnologias de dessalinização.

Competências avançadas de engenharia: desenvolvimento de projeto de ETAR, definição de critérios de dimensionamento, enquadramento legal, execução de relatórios técnicos.

Conceção geral, dimensionamento e exploração de sistemas de tratamento de águas residuais, sistemas de reutilização de águas residuais domésticas e industriais e de sistemas de dessalinização.

Dissertação


M.EC058 - ECTS

O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.


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