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Programa de formação da Biblioteca para o segundo semestre já está disponível

Cursos

Mestrado em Bioengenharia

Dados Gerais

Código Oficial: 6878
Sigla: M.BIO

Diplomas

  • Mestrado em Bioengenharia - Bioengenharia Molecular (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biológica (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biomédica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bioengenharia - Bioengenharia Molecular (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biomédica (90 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biológica (90 Créditos ECTS)

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais e Transferíveis: Ética na era da tecnologia e da informação


CTT_EETI01 - ECTS

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia de Proteínas


M.BIO035 - ECTS


Os estudantes devem apreender conceitos básicos relativos às proteínas nomeadamente as suas aplicações, relações entre composição, estrutura e função e métodos de caracterização. Devem ainda assimilar conceitos relativos à actividade, estabilidade, cinética e síntese de proteínas em condições fisiológicas e em aplicações industriais da tecnologia de DNA recombinante usando diversas estratégias de engenharia de proteínas.


Engenharia Metabólica e Biomolecular


M.BIO038 - ECTS

Fornecer aos estudantes as competências necessárias à quantificação dos fluxos metabólicos através da utilização de metodologias baseadas em modelos cinéticos e estequiométricos. Conferir aos estudantes proficiência na utilização de ferramentas informáticas para análise e simulação destes processos.


Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Investigação Operacional


M.BIO004 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situaçãonão estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os estudantes com competências para:

- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
- construir modelos de problemas de decisão;
- identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar ferramentas informáticas para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.

 


Processos de Separação em Biotecnologia


M.BIO036 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos. Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.


Tecnologia Alimentar


M.BIO037 - ECTS

Pretende-se  elucidar os estudantes sobre os princípios gerais do processamento alimentar – incluindo as principais operações unitárias e respectivas equações de projecto; e sobre as especificidades inerentes aos alimentos – incluindo segurança e controlo da qualidade alimentar, composição química e microbiológica, e reologia.

Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:

i. Identificar problemas relativos à segurança dos alimentos, e implementar técnicas de controlo de qualidade apropriadas;

ii. Conhecer a composição dos principais alimentos e a sua influência na segurança alimentar e nas caraterísticas finais do produto;

iii. Identificar as principais indústrias alimentares e as respectivas cadeias de processamento;

iv. Modelizar de forma simples as principais operações unitárias; e

v. Escolher a(s) técnica(s) de processamento mais adequada(s) para obter um produto com características desejadas a partir de determinada matéria-prima.


Gestão e Inovação em Bioengenharia


M.BIO010 - ECTS

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.


Projeto de Engenharia Biológica


M.BIO039 - ECTS

Competências e resultados de aprendizagem, de acordo com o CDIO: 
1. Aquisição de conhecimentos técnicos 
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projeto de indústrias da área da Bioengenharia. 
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 
2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: capacidade de resolução de problemas de projeto de instalações industriais. 
2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar várias peças de equipamento. 
2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis. 
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos. 
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações 
3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 
3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos. 
3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês. 
4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social 
4.1 Contexto externo e social: noções sobre segurança, avaliação de risco e de impacte ambiental. 
4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos. 
4.3 Conceção e engenharia de sistemas: heurísticas para síntese de projetos. 
4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais, atendendo a diversas fontes de informação. 


Qualidade e Segurança


M.BIO041 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO 9000, sistematização das ferramentas de gestão de qualidade, aquisição de competências na área da segurança ocupacional (identificação e avaliação de perigos e avaliação de riscos) e biossegurança.


Seminários e Projeto de Investigação


M.BIO042 - ECTS

Desenvolver e aplicar metodologias de investigação científica, através da realização de um trabalho de investigação que, nalguns casos, poderá constituir uma primeira abordagem para a realização da Dissertação do Mestrado. Participação em seminários em tópicos emergentes em Bioengenharia proferidos por investigadores de relevo nessa área.


Dissertação


M.BIO045 - ECTS

Desenvolvimento de um projeto individual, sobre um tema específico em Bioengenharia - Engenharia Biológica, que poderá ser realizado em ambiente empresarial e/ou em ambiente académico.


Projeto de Investigação Integrado


M.BIO043 - ECTS
Desenvolver e aplicar metodologias de investigação científica, através da realização de um trabalho de investigação.

Projeto Laboratorial


M.BIO044 - ECTS
Desenvolver e aplicar metodologias de investigação científica, através da realização de um trabalho de investigação individual. Os estudantes serão integrados numa equipa de investigação e desenvolverão o seu próprio projeto sendo acompanhados por investigadores séniores.

Dissertação


M.BIO045 - ECTS

Desenvolvimento de um projeto individual, sobre um tema específico em Bioengenharia - Engenharia Biológica, que poderá ser realizado em ambiente empresarial e/ou em ambiente académico.


Bioinformática


M.BIO007 - ECTS

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais e Transferíveis: Ética na era da tecnologia e da informação


CTT_EETI01 - ECTS

CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia Celular e Biologia de Células Estaminais


M.BIO023 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Investigação Operacional


M.BIO004 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situaçãonão estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os estudantes com competências para:

- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
- construir modelos de problemas de decisão;
- identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar ferramentas informáticas para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.

 


Investigação Pré-Clínica e Ensaio Clínico


M.BIO025 - ECTS

Nanoterapêutica e Nanodiagnóstico


M.BIO024 - ECTS

Oncobiologia


M.BIO027 - ECTS

Engenharia e Biologia Molecular de Plantas


M.BIO031 - ECTS

Gestão e Inovação em Bioengenharia


M.BIO010 - ECTS

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.


Projeto de Bioengenharia Molecular


M.BIO028 - ECTS

Toxicologia Molecular


M.BIO030 - ECTS

Dissertação


M.BIO034 - ECTS

Monografia


M.BIO033 - ECTS

Projeto de Investigação Integrado


M.BIO032 - ECTS

Dissertação


M.BIO034 - ECTS

Bioinformática


M.BIO007 - ECTS

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico


CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.


Competências Transversais: Comunicação Profissional


CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais e Transferíveis: Ética na era da tecnologia e da informação


CTT_EETI01 - ECTS

Complementos de Eletrónica


M.BIO006 - ECTS
Os estudantes complementarão os conhecimentos no domínio dos dispositivos semicondutores previamente adquiridos, com o estudo da física e dos modelos de dispositivos eletrónicos ativos, de modo a melhor conhecerem as potencialidades e limitações das tecnologias com que um engenheiro tem de lidar no projeto de microssistemas biomédicos. Após revisão das características funcionais e das metodologias de análise e projeto de células fundamentais de circuitos analógicos e mistos, os estudantes adquirirão conhecimentos e as competências essenciais para analisarem e projetarem circuitos de captura, processamento, condicionamento e geração de sinais em sistemas para aplicações da eletrónica médica.

Computação Móvel em Engenharia Biomédica


M.BIO005 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular centram-se na aquisição de conhecimentos em arquitetura dos dispositivos móveis (focado nos “smartphones”) e seus sistemas operativos, da sua programação bem como dos conceitos e mecanismos de interação com outros dispositivos, nomeadamente os de utilização médica. Trata-se duma cadeira introdutória a estes aspetos.


CTT - Filosofia da Cidade


CTT_FC1 - ECTS

Desenvolvimento de Competências de Liderança


DCL - ECTS

Diagnóstico Assistido por Computador


M.BIO001 - ECTS

O diagnóstico assistido por computador pode ser definido como sendo a opinião emitida por um radiologista, que é assistido por um sistema computacional de análise de imagem médica, que emite uma segunda opinião. O desenvolvimento deste sistemas é fortemente baseado em machine learning.

Esta Unidade Curricular tem por objetivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte, necessários no desenvolvimento de sistemas CAD. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projetos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direções. Os estudantes que concluam com sucesso devem ter a:

-Capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento.

-Capacidade de analisar e sintetizar conhecimento.

-Capacidade de desenvolver sistemas simples de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas.

-Conhecer os fundamentais das técnicas de aprendizagem.

-Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.


Empregabilidade ao Longo da Vida


EAV1 - ECTS

Engenharia da Reabilitação


M.BIO008 - ECTS

Estudar de forma integrada as principais deficiências, as incapacidades e as limitações destas decorrentes bem como as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a  eliminação destas e a inserção social da pessoa com deficiência. Aprender a combinar as tecnologias em projectos. Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.


Engenharia de Sistemas de Informação


M.BIO002 - ECTS

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer o conhecimento e a prática para o planeamento e desenho de um sistema de informação, principalmente na sua vertente de representação e organização da informação. A compreensão e utilização eficiente do modelo relacional de dados e a sua implementação num sistema de gestão de bases de dados fazem também parte dos objetivos.

Outro objetivo é o conhecimento e a prática da construção de uma interface adequada capaz de facilitar e dar suporte aos processos de negócio subjacentes ao sistema de informação. Essa interface deverá permitir executar o fluxo de um processo de negócio através das operações normais de pesquisa, atualização, criação e eliminação de dados do sistema.


Engenharia para a Sustentabilidade


ES01 - ECTS
Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão de Conflitos e Negociação


GCN1 - ECTS

Investigação Operacional


M.BIO004 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situaçãonão estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os estudantes com competências para:

- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
- construir modelos de problemas de decisão;
- identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar ferramentas informáticas para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.

 


Reparação e Regeneração de Tecidos


M.BIO003 - ECTS

Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.


Simulação Biomecânica


M.BIO009 - ECTS

A unidade curricular de Simulação Biomecânica visa dotar os estudantes de conhecimentos na área dos métodos numéricos para aplicação na simulação associada à biomecânica com especia enfâse no Método dos Elementos Finitos.

Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam a utilização de ferramentas tendo em vista a construção de modelos (discretização, imposição de condições de contorno e propriedades de material) e a correta interpretação de resultados, pelo que devem ganhar competências ao nível elementar, tais como, a formulação de um elemento finito (estabelecimento da matriz de rigidez, cálculo do campo de deformações de de tensões).

Biónica e Robótica Médica


M.BIO012 - ECTS

Habilitar os estudantes com conhecimentos e competências nas áreas da biónica e da robótica e da sua aplicação a várias subáreas da Bioengenharia.


Gestão e Inovação em Bioengenharia


M.BIO010 - ECTS

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.


Imagiologia Médica


M.BIO015 - ECTS

O objectivo da unidade curricular é a aquisição dos conhecimentos básicos de Física relevantes para actividades de operação, manutenção ou investigação envolvendo equipamentos médicos usados em Imagiologia Médica. Os conhecimentos incluem os princípios físicos de base e os aspectos básicos dos equipamentos.


Modelação em Engenharia Biomédica


M.BIO011 - ECTS

A modelação 3D é uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de desenho assistido por computador, prototipagem rápida e fabrico aditivo. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de projeto, modelação e simulação em engenharia biomédica nas duas principais vertentes de conhecimento, nomeadamente através do desenho CAD 3D e no fabrico aditivo materiais/processos de fabrico. Os alunos têm oportunidade de trabalhar individualmente e em equipa, de promoverem as suas competências orais e escritas e de análise crítica sobre os assuntos abordados na aula.


Neuroengenharia


M.BIO013 - ECTS

O objetivo desta UC é a introdução de conceitos e transmissão de conhecimentos na área da neuro-engenharia.


Telemedicina e e-Saúde


M.BIO014 - ECTS

O objectivo da presente cadeira é a introdução e transmissão de conhecimentos na área da telemedicina e e-saúde, que incluí mobile-health (m-health). 


Bioinformática


M.BIO007 - ECTS

Complementos de Eletrónica


M.BIO006 - ECTS
Os estudantes complementarão os conhecimentos no domínio dos dispositivos semicondutores previamente adquiridos, com o estudo da física e dos modelos de dispositivos eletrónicos ativos, de modo a melhor conhecerem as potencialidades e limitações das tecnologias com que um engenheiro tem de lidar no projeto de microssistemas biomédicos. Após revisão das características funcionais e das metodologias de análise e projeto de células fundamentais de circuitos analógicos e mistos, os estudantes adquirirão conhecimentos e as competências essenciais para analisarem e projetarem circuitos de captura, processamento, condicionamento e geração de sinais em sistemas para aplicações da eletrónica médica.

Computação Móvel em Engenharia Biomédica


M.BIO005 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular centram-se na aquisição de conhecimentos em arquitetura dos dispositivos móveis (focado nos “smartphones”) e seus sistemas operativos, da sua programação bem como dos conceitos e mecanismos de interação com outros dispositivos, nomeadamente os de utilização médica. Trata-se duma cadeira introdutória a estes aspetos.


Dissertação


M.BIO022 - ECTS

Na unidade curricular Dissertação pretende-se que o estudante realize um trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do programa de mestrado, visando a integração e aplicação das competências e atitudes adquiridos ao longo do curso à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos.


Engenharia da Reabilitação


M.BIO008 - ECTS

Estudar de forma integrada as principais deficiências, as incapacidades e as limitações destas decorrentes bem como as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a  eliminação destas e a inserção social da pessoa com deficiência. Aprender a combinar as tecnologias em projectos. Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.


Projeto de Engenharia Biomédica


M.BIO016 - ECTS

O principal objetivo é desenvolver competências de projeto e desenvolvimento de um dispositivo, produto, sistema ou estudo, assim como preparar o plano da respectiva dissertação. São delineados dois objetivos parcelares:

- capacitar os estudantes para a realização e condução autónoma do plano de conceção (CDIO 4.3) e projeto (CDIO 4.4) de engenharia;

- realizar pesquisa bibliográfica relevante para o levantamento do estado da arte e a planificação do trabalho a realizar na dissertação, dando já início à aquisição de competências relacionadas com a experimentação e descoberta de conhecimento e de pensamento sistémico (CDIO 2.2, 2.3, e 2.4).

Paralelamente confere-se aos estudantes proficiência na utilização de ferramentas informáticas para realização, condução, análise e simulação de projetos. Os estudantes são ainda sensibilizados para as questões éticas relativas ao uso de literatura científica e realização de trabalho de investigação e desenvolvimento.

Simulação Biomecânica


M.BIO009 - ECTS

A unidade curricular de Simulação Biomecânica visa dotar os estudantes de conhecimentos na área dos métodos numéricos para aplicação na simulação associada à biomecânica com especia enfâse no Método dos Elementos Finitos.

Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam a utilização de ferramentas tendo em vista a construção de modelos (discretização, imposição de condições de contorno e propriedades de material) e a correta interpretação de resultados, pelo que devem ganhar competências ao nível elementar, tais como, a formulação de um elemento finito (estabelecimento da matriz de rigidez, cálculo do campo de deformações de de tensões).

Dissertação


M.BIO022 - ECTS

Na unidade curricular Dissertação pretende-se que o estudante realize um trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do programa de mestrado, visando a integração e aplicação das competências e atitudes adquiridos ao longo do curso à resolução de problemas complexos envolvendo conhecimentos de engenharia.


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