Seminário I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Qualquer área científica |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objetivo principal é fornecer as ferramentas necessárias à preparação de um projeto de investigação científica, possibilitando:
- Tomar consciência das partes integrantes de um trabalho académico de investigação.
- Conhecer estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas para uma revisão bibliográfica sobre um tema científico.
- Tomar contacto com boas práticas de investigação e analisar criticamente projetos de investigação.
- Conhecer a investigação relacionada com as várias especializações do Programa Doutoral em Media Digitais
- Incrementar a capacidade de apresentar ideias oralmente, com clareza e rigor.
- Discutir questões éticas no âmbito do trabalho de investigação
Adicionalmente, pretende-se ainda que os estudantes adquiram algumas competências de empreendedorismo básicas para a participação bem sucedida num mercado de trabalho altamente qualificado e cada vez mais competitivo, fornecendo-lhes um conjunto de conceitos e ferramentas na área da economia e da gestão.
Resultados de aprendizagem e competências
Nesta UC pretende-se criar uma dinâmica de exploração das áreas científicas mais relevantes para os estudantes de cada ano letivo, promovendo o seu envolvimento na apropriada preparação de um projeto de investigação.
Faz-se uma introdução ao processo de investigação, perspectivando todo o processo de desenvolvimento da tese de doutoramento com as perspetivas futuras de exploração dos resultados. Pretende-se caracterizar o valor socio-económico da tese de forma a promover a inovação e o empreendedorismo. Para o efeito, o programa da Unidade Curricular inclui a apresentação de conceitos de economia e gestão básico, que permitam aos estudantes compreender os blocos fundamentais de um modelo de negócio e avaliar a viabilidade económico-financeira de um determinado projeto ou negócio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à investigação
- Estrutura básica de um projeto de investigação
- Mecanismos básicos de escrita académica
- Estratégias para uma correta seleção de fontes bibliográficas
- Metodologias de investigação: visão geral e análise de algumas opções metodológicas presentes nas áreas de investigação em Media Digitais (etnografia de comunidades online, design-based research, estudos correlacionais e grounded theory)
- Caracterização de algumas abordagens metodológicas
- Plágio e outras considerações éticas no trabalho científico
- Empreendedorismo: enquadramento conceptual
- Modelos de Negócio: Business Model Canvas aplicado ao setor dos Media Digitais. Tendências recentes
Bibliografia Obrigatória
Denis McQuail;
Mass Communication Theory, 2010
Bibliografia Complementar
Neuendorf, K.;
The Content Analysis Guidebook, 2002
Mayring, P;
Qualitative content analysis. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum Social Research, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Unidade Curricular baseia-se numa metodologia de ensino híbrida, que combina:
- Aulas com componente expositiva e dinâmicas de grupo.
- Palestras de convidados apresentando cumplicidade temática com o programa da unidade curricular.
- Apresentação de trabalhos pelos estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
112,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
202,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: 75% das aulas e entrega de dos dois trabalhos escritos com apresentação oral final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: Trabalho final: 90% (Trabalho 1 (45%)+Trabalho 2 (45%)) + Participação em aula 10%