Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PRODEF029

Empreendedorismo

Código: PRODEF029     Sigla: EMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEF 12 Plano de estudos a partir de 2009/2010 1 - 6 28 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Alexandra Neves Soares dos Reis Torgal Lobo Xavier 1,00
João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira 1,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios (incluindo negócios de base tecnológica).

Resultados de aprendizagem e competências

Referência de Competências do National Content Standards for Entrepreneurship Education (NCSEE): http://www.entre-ed.org/Standards_Toolkit 

Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS and CREATIVE APPLICATIONS of the following Standards
A Entrepreneurial Processes
B Entrepreneurial Traits/Behaviors
L Marketing Management
M Operations Management
O Strategic Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS
C Business Foundations
F Economics (concepts review)
N Risk Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS, CREATIVE APPLICATIONS, STARTUP
D Communications and Interpersonal Skills
E Digital Skills

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A.

Programa

1 - Apresentação do Curso, Motivação. Configuração das equipas.
2 - Inovação e Empreendedorismo. O processo de empreendedorismo (Modelo de Timmons).
3 - A sua ideia é uma oportunidade?
4 - Mercado Dimensionamento e Quantificação. Introdução Plano de Negócios.
5 - O Opportunity. O reconhecimento ea sua modelação e remodelação. Caso Jim Poss.
6 - Proposta de Valor. A Proposta de Valor num projeto de Comercialização de Tecnologia (p.ex: partindo de uma patente).
7 - Compreender o Modelo de Negócio e Estratégia.
8 - Marketing para Empreendedores.
9 - A equipa fundadora. Propriedade Intelectual.
10 - Revisão da Componente Financeira do plano de negócios.

Bibliografia Obrigatória

Steve Blank, Bob Dorf; The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, K&S Ranch, Inc. Publishers, 2012. ISBN: 0984999302
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 8126533676
Stefanos Zenios, Josh Makower, Paul Yock, Todd J. Brinton, Uday N. Kumar, Lyn Denend, Thomas M. Krummel; Biodesign: The Process of Innovating Medical Technologies, Cambridge University Press, 2009. ISBN: 0521517427

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Práticas de carácter tutorial. Análise de casos de estudo. Acompanhamento e monitorização de trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 55,00
Trabalho escrito 25,00
Exame 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Frequência das aulas 35,00
Trabalho escrito 42,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 25,00
Estudo autónomo 33,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Apresentação e defesa da ideia de negócio: 10%
2. Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado: 20%
3. Plano de Negócios Final [50%] + Apresentação e Discussão do Plano de Negócios [50%] (10min): 50%
4. Prova escrita individual: 20%

Obs.: 30% das componentes de avaliação 1, 2 and 3 será objecto de ponderação recorrendo o "Peer-Assessment" excluindo a melhor e a pior classificação atribuída.

Provas e trabalhos especiais

N/A.

Trabalho de estágio/projeto

N/A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em forma escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.

Melhoria de classificação

Apenas a componente do exame poderá ser objecto de melhoria da classificação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-03 às 01:03:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias