BIM e Sistemas de Informação na Construção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitectura e Urbanismo |
OFICIAL |
Construção Civil e Engenharia Civil |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MPRINCE |
15 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: De acordo com a composição da turma / According to the class composition
Objetivos
Conhecimentos, Aptidões e Competências:
-Conheceros principais sistemas de classificação, modelos de informação e famílias de aplicações informáticas atuais;
-Tomar contacto com a área dos sistemas de informação construção, percebendo a sua importância para osprofissionais do setor;
-Entender o papel dos Engenheiros Civis e Arquitetos no contexto da gestão da informação;
-Explicar a diferença entre os desempenhos da indústria da construção e de outras atividades no que diz respeito àgestão da informação e relacionar este problema com a produtividade medida;
-Compreender a importância dos standards de modelação e classificação da informação;
-Utilização de ferramentas informáticas, em particular de sistemas BIM na concepção de edifícios e gestão daconstrução;
-Integração de informação utilizaçãode ferramentas BIM em conjunto com outras aplicações informáticas.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I – Introdução e Enquadramento
I.1- Conceito
de informação. Dados, informação e conhecimento no contexto da Construção Civil;
I.2- A
Informação no Projeto.
II – Gestão da Informação na Construção Civil. Aspectos gerais.
II.1- Desempenho
das empresas de construção na gestão da informação;
II.2- Exemplos
de ineficiência na gestão de informação;
II.3- Especificidade
do sector da construção. Características particulares das empresas e dos produtos da
construção;
II.4- Descrição
dos principais fluxos de informação ao longo do processo construtivo;
II.5- Sistemas
de Classificação da Informação. Exemplos a nível nacional e internacional;
III – BIM e integração de informação
Apresentação de principais famílias de aplicações, suas vantagens e desvantagens potenciais. Nas aulas TP serão
apresentadas e aplicadas diferentes ferramentas BIM
III.1- BIM
na concepção e gestão da construção: modelos de projeto, modelos 4D e 5D
III.2- Integração com outras aplicações.
Bibliografia Obrigatória
Dainty, A., Moore, D., & Murray, M.;
Communication in construction Theory and practice, New York: Taylor & Francis, 2006
eBusiness W@atch.; ICT and eBusiness in the Construction Construction Industry: ICT adoption and ebusiness activity in 2006, Copenhagen/Brussels: The European eBusiness Market Watch European Commission Enterprise and Industry Directorate General, 2006
Eastman, C. M.;
Building Product Models: Computer Environments, Supporting Design and Construction, CRC, 1999
Eastman, C. M., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K.;
BIM handbook. Hoboken, N.J., Wiley, 2008
Kiviniemi, A. ;
Building Information Models Future Roadmap. In K. H. Peter Newton, Robin Drogemuller (Ed.), Technology, Design and Process Innovation in the Built Environment. New York: Taylor & Francis, 2009
Poças Martins, J. P.;
Modelação do Fluxo de Informação no Processo de Construção Aplicação ao Licenciamento Automático de Projectos, (PhD Thesis), Universidade do Porto, Porto, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada aula, com uma duração de três horas, será dividida numa sessão teórica (T) de uma hora e uma sessão teóricoprática de duas horas (TP).
Os temas suscitados pelo programa serão apresentados nas sessões T, expositivas. O exame final incidirá principalmente sobre os assuntos referidos nestas sessões.
As sessões TP serão realizadas com o apoio de computadores e privilegiarão a aplicação dos conceitos introduzidos nas sessões T. Durante estas aulas, os estudantes deverão realizar trabalhos individuais e de grupo, onde irão tomar contacto com ferramentas informáticas. O trabalho de grupo, mais extenso, será inspirado em problemas reais e requer a coordenação de esforços dos estudantes que deverão desempenhar papéis distintos nos seus grupos. A resolução destes problemas requer reflexão sobre os conceitos apresentados nas sessões T e conhecimentos sobre a aplicação de ferramentas informáticas.
Avaliação: Exame final (30%) e trabalho realizado nas aulas TP (70%)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
-
Fórmula de cálculo da classificação final
-
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Aplica-se a mesma fórmula indicada para o cálculo da classificação final (CF) dos restantes estudantes.
A classificação da avaliação escrita intercalar (CAD) poderá ser substituída pela de uma prova escrita a realizar em época própria. Os trabalhos podem ser substituídos por outros com o mesmo âmbito, a indicar pelo docente.
Melhoria de classificação
A avaliação escrita intercalar (CAD) será recuperável através da realização de uma prova escrita a realizar no final do ano lectivo. As outras componentes de avaliação resultam do trabalho prático a realizar durante o semestre e não são recuperáveis.