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Arquivos e Bibliotecas Digitais

Código: MCI0010     Sigla: ABD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5867
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 6 Plano de estudos oficial 1 - 6 42 162
MHP 7 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Cristina de Carvalho Alves Ribeiro 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular de "Arquivos e Bibliotecas Digitais" tem como objectivo principal conduzir os estudantes numa análise dos princípios, teoria e tecnologia dos repositórios digitais, apoiados em ferramentas que lhes permitam construir na prática sistemas desta natureza.


Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar a unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de: 

- Estabelecer distinções entre repositórios digitais, arquivos digitais, bibliotecas digitais e sítios na web;

- Identificar domínios de aplicação dos repositórios digitais e dar exemplos de repositórios existentes, indicando as instituições que os acolhem e os tipos de coleções;

- Desenvolver uma biblioteca digital básica, com base numa colecção de documentos e recorrendo a software apropriado; 

- Avaliar a biblioteca desenvolvida e contabilizar o esforço requerido para cada uma das tarefas;

- Analisar as diferenças entre as bibliotecas físicas e as digitais e identificar os aspectos em que estas requerem procedimentos diferentes para construção e manutenção;

- No projecto de uma biblioteca digital, identificar os requisitos em termos de tratamento de documentos, tecnologia e serviços e planear o seu desenvolvimento; 

- Comparar caraterísticas de sistemas existentes para a construção de repositórios digitais;

- Aplicar os conhecimentos de descrição de documentos à sua organização num repositório digital;

- Nomear alguns dos problemas em aberto na investigação em Bibliotecas Digitais.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Pré-requisitos: conhecimentos básicos de descrição de documentos, familiaridade com os conceitos e técnicas da indexação e recuperação automática de documentos, facilidade em lidar com os formatos comuns de documentos digitais.

Co-requisitos: a unidade curricular desenvolve competências que podem ser articuladas com as unidades de "Análise de Conteúdo e Indexação" e "Direito da Informação".

Programa

- Arquivos e bibliotecas digitais.
Caraterísticas dos repositórios digitais. Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas.

- Objectos digitais.
Texto, imagem,multimédia. Formatos. Digitalização.

- Arquitecturas e modelos.

- Organização de colecções.
Descrição e meta-informação.

- Interface com o utilizador.
Modos de interação. Pesquisa e modelos de utilizador.

- Plataformas de desenvolvimento de repositórios. Greenstone, DSpace, Fedora.

- Planeamento e implementação de uma biblioteca digital.
Uso dos sistemas de desenvolvimento de bibliotecas digitais Greenstone e DSpace.

- Serviços sobre bibliotecas digitais.

- Gestão e preservação em repositórios digitais.
Requisitos e normas de descrição.

- Interoperabilidade em repositórios digitais.
Normas.

Bibliografia Obrigatória

Ian H. Witten, David Bainbridge, David M. Nichols; How to build a digital library - Second Edition., Morgan Kaufmann, 2009. ISBN: 0123748577

Bibliografia Complementar

Michael Lesk; Understanding digital libraries. ISBN: 1-55860-924-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As componentes teóricas das aulas são usadas para exposição de temas, com referência para a bibliografia, e para a realização de pequenos exercícios que estimulem a aprendizagem.
Nos tempos dedicados a trabalho prático são discutidos temas propostos para investigação aos estudantes, realizados trabalhos práticos sobre bibliotecas e arquivos digitais e apresentados os resultados dos trabalhos práticos.

Software

DSpace
Greenstone Digital Library

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Mínimos para obtenção de frequência:
50% avaliação prática
50% teste
A presença nas aulas teóricas e práticas é registada. À excepção das aulas destinadas à apresentação de trabalhos pelos estudantes, não há penalização pela falta de presença nas aulas. No entanto, a avaliação dos exercícios é feita apenas nas aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

NotaTrabalhos: nota dos trabalhos práticos realizados em grupo.

NotaTeste: nota obtida em teste, ao qual se é admitido após a realização dos trabalhos.

NotaExercícios: nota de exercícios apresentados nas aulas práticas.

Avaliação

Final = 50% * NotaTrabalhos
+
20% * NotaExercícios
+
30% * NotaTeste

Provas e trabalhos especiais

Não há. Os estudantes que frequentam ao abrigo de regimes que não o ordinário cumprem os requisitos de avaliação da unidade curricular nas épocas estabelecidas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames ao abrigo de regimes especiais requerem a prévia realização dos trabalhos previstos na unidade curricular.

Melhoria de classificação

A avaliação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.

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