Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > M.EQ017

Energias Renováveis III

Código: M.EQ017     Sigla: ENRIII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Tecnológicas

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Química
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EA 9 Plano de estudos oficial 2 - 6 52 162
M.EQ 11 Plano Oficial do ano letivo 2 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Adélio Miguel Magalhães Mendes Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Adélio Miguel Magalhães Mendes 0,15
José Carlos Coelho Fernandes de Matos 1,54
Tânia Sofia Teixeira Lopes 0,16
Elsa Maria da Silva Carvalho 1,07
Paulo Jorge Rosa Santos 1,08
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

O objetivo da UC é promover a aprendizagem e aquisição de competências dos estudantes na área da conversão de energia de fontes renováveis. É dado ênfase à produção, armazenamento e transporte de hidrogénio verde e de combustíveis sintéticos, à produção de eletricidade a partir da energia eólica, hídrica (barragens, barregens reversíveis e marés) e das ondas. São discutidos a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento e são indicados os custos de investimento versus eficiência energética – custos nivelados de energia

Resultados de aprendizagem e competências

Saber avaliar a eficiência energética nos processos de produção de energia apresentados. Avaliar custos de investimento versus eficiência energética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1 - Hidrogénio verde e combustíveis sintéticos

Características principais do hidrogénio. Tecnologia de produção de hidrogénio verde e turquesa. Transporte e armazenamento do hidrogénio. Aplicações do hidrogénio nas áreas dos combustíveis verdes e como matéria-prima. Principais combustíveis sintéticos, síntese, características principais e aplicações. Contribuição da cadeia de valor do hidrogénio verde e turquesa na descarbonização da energia



Módulo 2 - Energia Eólica

INTRODUÇÃO

Generalidades sobre energia (revisão). Origens e caraterísticas das fontes renováveis. Maturidade e desenvolvimento comparativos das tecnologias de conversão. Crescimento da utilização das FER e contribuição presente para a satisfação da procura de energia. As energias renováveis no setor elétrico.

ENERGIA EÓLICA

A relevância da Energia Eólica no atual contexto do setor elétrico; caso português. Evolução e aplicações da tecnologia. Maturidade e novos desafios; temas e tendências de I&D. Origem do vento, principais caraterísticas e sua avaliação. A energia do vento. Medição das caraterísticas do vento visando o seu aproveitamento energético. Princípio e limites de conversão da energia do vento; limite de Betz e teoria de Glauert. Conceitos de limitação e regulação da potência. Curva de potência de um aerogerador e energia convertida. Aspetos gerais do desenvolvimento do projeto de um parque eólico. Seleção de um modelo de aerogerador; adequação às caraterísticas de um local. Estimativas de produção, perdas e Incertezas. Avaliação económica sumária do projeto de um parque eólico.

Módulo 3 - Energia das Marés e das Ondas

 

INTRODUÇÃO

Introdução às energias renováveis do mar: ondas, correntes oceânicas, correntes de maré, amplitude de maré, diferencial térmico (OTEC), gradiente de salinidade. Roteiro para as energias renováveis do mar. Importância para Portugal e perspetivas futuras.

 

ENERGIA DAS MARÉS

Origem e características. Componente astronómica e componente meteorológica. Medição e previsão. Níveis de água de referência. Noção de zero Hidrográfico. Importância para o planeamento de trabalhos no mar. Principais tipos de conversores de energia de marés: limitações e vantagens. Melhores locais para o aproveitamento do recurso das marés. Funcionamento de uma barragem de maré e pré-avaliação da energia produzida. Impactos - correntes de maré versus barragens de maré. Comparação de uma turbina eólica offshore com uma turbina de correntes de maré para a mesma potência instalada. Exercícios de aplicação.

 

ENERGIA DAS ONDAS

Geração e propagação de ondas. Principais parâmetros caracterizadores das ondas. Métodos de previsão das características das ondas. Principais fenómenos de transformação das ondas na sua propagação até à costa (e.g., empolamento, refração, difração, reflexão, rebentação, espraiamento e galgamento). Ondas regulares e irregulares. Análise de registos de agitação marítima no domínio do tempo e da frequência (análise espectral). Caracterização do recurso a nível europeu e mundial. Classificação e apresentação de algumas das tecnologias para o aproveitamento da energia das ondas: principais desafios. Marine growth. Corrosão. Armazenamento da energia. Energia das ondas versus energia eólica. Planeamento e estudo de projetos para exploração de Energias Marinhas: técnicas em uso. Fases de desenvolvimento dessas tecnologias. Semelhança hidráulica e modelação física. Zonas de teste piloto. Análise Económica: avaliação do LCOE. Exercícios de aplicação.

 

Módulo 4 - Energia Hídrica

 

INTRODUÇÃO

Princípios gerais. Situação em Portugal. Complementaridade Hídrica/Eólica. Vantagens e desvantagens da energia hídrica. Regulamentação existente – breve referência.

 

HIDROLOGIA

Conceitos básicos: Bacia hidrográfica. Precipitação. Curva de caudais classificados. Caudais de cheia.

 

APROVEITAMENTOS HIDRÁULICOS

Classificação e tipologia dos aproveitamentos hidráulicos. Tipos de barragens. Albufeira. Desvio provisório de um rio. Descarregadores de Cheias: funções, tipos e classificação. Descargas de fundo: funções e tipos. Tomadas de água: características gerais. Conduta forçada: características e implantação. Tipos de turbinas.

 

CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO

Descarregadores de cheia WES: carga de projeto e definição do descarregador.

Bacias de dissipação de energia por ressalto hidráulico: breve referência aos escoamentos em superfície livre, características do ressalto hidráulico (alturas conjugadas, comprimento, energia dissipada e quantidade de movimento total), lei de vazão do rio, posicionamento e comprimento da bacia.

 

AVALIAÇÃO DA ENERGIA PRODUZIDA

Noções gerais: queda bruta, queda útil, perdas de carga (contínua e localizadas). Potência. Energia. 

Estudo económico: escolha do diâmetro da conduta forçada.

Bibliografia Obrigatória

Boyle Godfrey 340; Renewable energy. ISBN: 0-19-926178-4
Tony Burton, David Sharpe, Nick Jenkins, Ervin Bossanyi; Wind Energy Handbook, John Wiley & Sons, Ltd., 2001. ISBN: 0 471 48997 2
A. Pecher, J. P. Kofoed; Handbook of Ocean Wave Energy. Ocean Engineering & Oceanography 7, 2016. ISBN: 978-3-319-39889-1.
Ramos, Helena; Guidelines for design of small hydropower plants
Vischer D. L.; Dam hydraulics. ISBN: 0-471-97289-4
Novak P. 070; Hydraulic structures. ISBN: 0-419-20070-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: Exposição de conceitos e discussão de tópicos complementares, resolução de problemas tipo e esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 97,50
Participação presencial 2,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Módulo 1 e Módulo 2 – Hidrogénio e Combustíveis Sintéticos e Energia Eólica (50% de peso na classificação da UC):

Quiz#1 - Um teste a realizar a meio do semestre, com uma parte teórica (sem consulta, 60 minutos, 2/3 da classificação) e uma parte prática (consulta limitada, 60 minutos, 1/3 da classificação). Este teste tem um peso na avaliação de 95 % dos Módulos 1 e 2.
FT - Visita de estudo cuja participação corresponde a 5 % da avaliação dos Módulos 1 e 2.

Prova de recurso, com uma parte teórica e outra prática, nas mesmas condições e com os mesmos pesos do teste.

Módulos 3 e 4 - Energia Hídrica, das Marés e das Ondas (50% do peso na classificação da UC – CAD2):

Um teste a realizar na época normal de exames, com uma parte teórica (sem consulta, 60 minutos, 2/3 da classificação) e uma parte prática (consulta limitada, 60 minutos, 1/3 da classificação).

Prova de recurso, com uma parte teórica e outra prática, nas mesmas condições e com os mesmos pesos do teste.

 

CF = 0,5 x (0,95 x Quiz#1 + 0,05 x FT) + 0,5 CAD2

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FEUP e em prova idêntica à da época de recurso.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FEUP, em simultâneo e com as mesmas regras da prova de recurso.

Observações

Link for attending the ZOOM classes by Adelio Mendes:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/2630137985


Link for attending the ZOOM Classes by Álvaro Rodrigues (Wind Energy module)
https://videoconf-colibri.zoom.us /j/82988796728?pwd=dkVRZ0k5WTJZTlhPNVJlWW1RczQ3QT09
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-06-02 às 20:28:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias