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Regimes Transitórios do SEE

Código: M.EEC022     Sigla: RTSEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Energia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EEC 70 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Abel Peças Lopes Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
João Abel Peças Lopes 2,00
Teórico-Práticas Totais 3 4,50
Maria Helena Osório Pestana de Vasconcelos 4,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- Compreender o comportamento dinâmico do sistema elétrico face a perturbações.

2- Compreender os mecanismos que asseguram a estabilidade do sistema elétrico quando sujeito a perturbações.

3- Dominar as metodologias para a resolução dos principais problemas associados aos fenómenos transitórios em sistemas elétricos, incluindo métodos diretos e métodos numéricos.

4- Dominar o conhecimento sobre as malhas de controlo de tensão e frequência e sua modelização para estudos de estabilidade.

5- Compreender as funções do Controlo Automático de Geração e a afinação dos seus parâmetros de controlo.

6- Compreender os fenómenos transitórios rápidos associados a sobretensões de manobra e correntes transitórias na sequência de manobras no sistema elétrico.

Resultados de aprendizagem e competências

O curso visa desenvolver o interesse dos alunos e o conhecimento e compreensão de ferramentas e métodos para a análise da estabilidade e controlo do sistema elétricos e análise das sobretensões de manobra. O curso aborda a estabilidade em profundidade e as sobretensões de manobra.


Os alunos desenvolverão conhecimento e compreensão de:

1- Aquisição e demonstração de conhecimento avançado dos fenómenos transitórios e do comportamento dinâmico de equipamentos e sistemas elétricos.

2- Aquisição e demonstração de conhecimento das metodologias para a resolução dos principais problemas associados aos fenómenos transitórios em sistemas eléctricos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Estabilidade de um sistema elétrico.

2 - Curva de oscilação de uma máquina síncrona.

3 - Princípios de estabilidade dinâmica.

4 - Tipos de estabilidade do sistema elétrico.

5 - Critério das áreas iguais para análise de estabilidade transitória.

6 - Métodos numéricos de resolução das equações de oscilação (método de Euler e de Runge-Kutta).

7 - Estabilidade de Sistemas com n máquinas síncronas.

8 - Controlo de frequência e tensão. Controlo primário e secundário de frequência. Controlo Automático de Geração.

9- Métodos para controlo da estabilidade transitória do Sistema Elétrico.

10 - Sobretensões em SEE. Tensões transitórias de restabelecimento. Fator de primeiro pólo. Corte de pequenas correntes indutivas.

11- Correntes de pico no fecho de circuitos capacitivos.

Bibliografia Obrigatória

Prabha Kundur; Power system stability and control. ISBN: 0-07-035958-X

Bibliografia Complementar

W. Peter Sauer; Power system dynamics and stability. ISBN: 0-13-678830-0
Allan Greenwood; Electrical Transients in Power Systems. ISBN: 0-471-32650-X
Hadi Saadat; Power system analysis. ISBN: 0-07-116758-7
Abdelhay A. Sallam; Power system stability. ISBN: 978-1-84919-944-5
J. Arrillaga; Computer analysis of power systems. ISBN: 0-471-92760-0
José Pedro Sucena Paiva; Redes de energia eléctrica. ISBN: 972-8469-34-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas ministradas com apoio de slides, existindo publicados apontamentos que cobrem a globalidade da UC.

Aulas TP para resolução e discussão de problemas previamente disponibilizados aos estudantes e realização de um estudo de estabilidade de rede de pequena dimensão com recurso a meios informáticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 65,00
Teste 15,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 116,50
Frequência das aulas 45,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Cumprimento das regras de assiduidade em vigor.

Realização de um mini-teste, relativo à parte prática de estabilidade transitória, com um mínimo de 40%.

Conclusão do trabalho de avaliação distribuída, com um mínimo de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final


A avaliação será constituída por duas componentes:


1) Avaliação distribuída composta por: a) Mini-teste (MT), relativo à parte prática de estabilidade transitória; b) Trabalho (TP) sobre um problema de estabilidade, para ser resolvido utilizando o MatLab, Visual Basic ou Excel, do qual deverá ser entregue relatório e programa em formato digital.


 2) Exame final (EF) com uma parte teórica (peso de 85%) e uma parte prática (peso de 15%).



 

Valorização para um máximo de 20 valores:

- Mini teste (MT) - 3 valores;

- Trabalho de avaliação distribuída (TP) - 4 valores;

- Exame Final (EF) - 13 valores.

 

Mínimo de 40% no mini-teste, no trabalho e no exame final.

 

A componente TP permite avaliar as competências CDIO - 2.3 e 4.3

A componente EF permite avaliar as competências CDIO - 1.3,2.1, 2.3,3.3 e 4.3

Provas e trabalhos especiais

Durante a realização da parte prática dos exames não é permitida a utilização de máquinas de calcular da gama TI-Nspire (Texas Instruments). Como regra geral, só é permitida a utilização de máquinas de calcular que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:


- não apresentam capacidade de leitura de ficheiros em formato pdf ou formato de imagem (incluindo formatos vetoriais)

- não terem capacidade de comunicação à distância.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Igual às dos estudantes "normais". Estas situações não dispensam a realização do mini-teste nem do trabalho computacional. O trabalho tem que ser realizado no mesmo prazo que para os estudantes "normais". Os estudantes só se podem apresentar a exame com classificação de avaliação distribuida.

Melhoria de classificação

Exame final (com componentes teórica e prática). A classificação da componente de avaliação distribuída é válida para todas as épocas de exame do ano letivo.

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