Você está em: Início > Notícias > FEUP lança bootcamp sobre a aplicação da Matemática à Engenharia

FEUP lança bootcamp sobre a aplicação da Matemática à Engenharia

2 de março | FEUP

Chama-se MatCamp@FEUP e destina-se sobretudo aos alunos do ensino secundário (11º e 12º anos). Arranca no dia 2 de março, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e pretende que os alunos compreendam de que forma é que os conceitos de Matemática abordados no Ensino Secundário podem ser úteis na resolução de problemas de Engenharia.

“A Matemática é uma área científica de suporte aos diferentes cursos de Engenharia. Com a iniciativa MatCamp@FEUP pretende-se dar a conhecer a importância de dominar as ferramentas matemáticas aprendidas no ensino secundário, ilustrando a sua aplicação num conjunto de situações da área da engenharia, de fácil entendimento, despertando a curiosidade e “encurtando a distância” entre o ensino da Matemática no secundário e nos cursos de Engenharia”, esclarece Fernanda Campos de Sousa, uma das professoras responsáveis pela iniciativa.

Juntamente com Isabel Ribeiro, ambas do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, coordenam esta iniciativa que dispõe de dois programas adaptados aos anos de escolaridade dos participantes, cada um com uma componente teórica e uma prática. Inicialmente, todos os alunos terão a possibilidade de rever conceitos essenciais de Matemática, enquadrados nas aprendizagens essenciais da disciplina, e, em seguida, aplicá-los na resolução de desafios de Engenharia.

“Com o MatCamp@FEUP espera-se que os participantes percecionem, com gosto, a relevância que o aprofundar dos conteúdos aprendidos em matemática, a par de um efetivo raciocínio lógico-dedutivo, podem ter para a sua boa integração no ensino superior e para um profícuo desempenho profissional futuro. Paralelamente espera-se que esta seja uma oportunidade de contacto e esclarecimento para todos os participantes, em particular para aqueles que colocam “Ser Engenheiro” como uma hipótese de futuro”, assume Fernanda Campos de Sousa.

As inscrições estão abertas.

Página gerada em: 2024-05-20 às 13:57:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias