Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > Curso ou Formação livre > EVSL

Escola de Verão #Summer@LEPABE

Curso apoiado financeiramente pela FCT

Objetivos:
A Escola de Verão visa dotar os formandos de uma visão do processo de investigação e desenvolvimento científico. Pretende-se transmitir aos estudantes conhecimentos fundamentais inerentes à investigação, nomeadamente conceitos base de segurança laboratorial, o tratamento, a comunicação e a discussão de resultados científicos e a noções de ética inerentes à investigação científica. Os formandos deverão adquirir conhecimentos específicos e práticos de técnicas laboratoriais durante a realização das atividades, bem como deverão ser capazes de interpretar e criticar os resultados obtidos. No final os formandos estarão mais preparados para participar em projetos de investigação em contexto académico e/ou empresarial.
Programa:
Esta escola de verão contempla o acolhimento de um máximo de 14 formandos e compreenderá uma componente teórico-prática complementada por três módulos teóricos, visando: (i) o aprofundamento de competências em Engenharia através de uma metodologia de aprendizagem baseada em projeto, nas áreas da Engenharia Química, Biológica e Ambiental; (ii) o reforço das competências transversais ao nível de estudos avançados e (iii) a aquisição de competências de trabalho em equipas multidisciplinares.

Componente teórica
Serão lecionados 3 módulos teóricos, de 6h cada, no total 18h presenciais, que visam dotar os formandos de conhecimentos essenciais à atividade de investigação.

Módulo 1. Segurança em laboratórios químicos e biológicos
Formadores: Lúcia Santos, Sofia Sousa, Luciana Gomes

  1. Transmissão de COVID-19 pelo ar – regras de segurança no laboratório/departamento.
  2. Fundamentos de segurança laboratorial em laboratórios de química.
  3. Riscos biológicos
Módulo 2. Tratamento de dados, apresentação de resultados e planeamento experimental
Formadores: Adélio Mendes, André Monteiro, Tiago Lagarteira, Tânia Lopes
  1. Aquisição, tratamento e apresentação de resultados
  2. Introdução ao tratamento estatístico de Experiências (DoE – Design of Experiments).

Módulo 3. Ética na investigação e disseminação de resultados
Formadores: Arminda Alves, Diana Paiva, José Avelino Silva

  1. O conceito de investigação e de ética.
  2. Introdução. Carta Europeia do Investigador e Código de Conduta da FCT.
  3. Publicar: e agora?
  4. Conceitos base de propriedade intelectual.
Componente teórico-prática
O módulo teórico-prático terá a duração total de 564 h e tem uma intensiva componente experimental permitindo a aprendizagem através de uma abordagem learning by doing. Para tal, os formandos serão integrados nas equipas de investigação do LEPABE onde desenvolverão uma das atividades praticas enquadradas num dos temos abaixo mencionados.

Durante todas atividades serão acompanhados pelos orientadores, na realização das experiências/trabalhos e tratamento/discussão dos resultados. Os temas propostos são:

  1. Desenvolvimento de elétrodos para baterias de escoamento redox. Orientado por Ricardo André Ribeiro Monteiro (Investigador doutorado de nível inicial).
  1. Decomposição catalítica de metano.Orientado por Adélio Miguel Magalhães Mendes (Professor catedrático).
  1. Desenvolvimento, caracterização e otimização de elétrodos eficientes para a reação de evolução do hidrogénio em sistemas (foto)eletroquímicos.Orientado por Tânia Sofia Teixeira Lopes (Investigadora doutorada de nível inicial).
  1. Formulação e otimização de resinas melamina-formaldeído.Orientado por Fernão Domingos de Montenegro Baptista Malheiro de Magalhães (Professor Associado).
  1. Calibração de sensores de baixo custo para monitorização da qualidade do ar. Orientado por Sofia Isabel Vieira de Sousa (Investigadora auxiliar).
  1. Desenvolvimento de nanopartículas para tratamento de doenças neurodegenerativas. Orientado por Maria do Carmo da Silva Pereira (Professora auxiliar).
  1. Estudo do efeito dos sólidos na transferência de massa gás-líquido num reator de fluxo oscilatório.Orientado por António Manuel Azevedo Ferreira (Investigador auxiliar).
  1. Probióticos no combate a biofilmes formados em dispositivos médicos.Orientado por Luciana Calheiros Ferreira Gomes (Investigadora doutorada de nível inicial).
  1. Valorização de residuos para aplicações cosméticas.Orientado por Lúcia Maria da Silveira Santos (Professora auxiliar).
  1. Análise de siloxanos em ETARs.Orientado por Nuno Miguel Ratola Neto (Investigador principal).
  1. Óleos essenciais na proteção de produtos secos armazenados.Orientado por Margarida Maria da Silva Monteiro Bastos (Professora auxiliar).
  1. Análise de PAHs e metais pesados em borracha de pneu reciclado. Orientado por Filipa Oliveira Gomes (Investigadora doutorada de nível inicial) e Nuno Ratola (Investigador principal).
  1. Bioetanol de palha de milho - hidrólise enzimática.Orientado por Nídia de Sá Caetano (Professor coordenador).
  1. ACV de bioetanol de materiais de resíduos biológicos.Orientado por António Augusto Areosa Martins (Investigador doutorado de nível inicial).
Destinatários:
Estudantes inscritos em cursos de ensino superior de todos ciclos nas áreas científicas de Engenharia Química, Engenharia do Ambiente e Bioengenharia, ou áreas afins.

Condições específicas de acesso/ingresso no curso/unidade de formação
Declaração multiusos de inscrição do ano letivo 2019/2020 de curso de ensino superior.
Ter obtido uma bolsa de investigação no âmbito da escola de verão.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações
Será feita uma avaliação curricular baseada na formação académica, no CV e na carta de motivação, sendo ponderados os seguintes fatores:

a) Formação académica: Áreas científicas constantes do edital: 5 pontos; áreas afins - até 3 pontos
b) Formação e experiência na atividade a que se candidata: até 5 pontos
c) Carta de motivação: até 5 pontosSó serão admitidos candidatos se a classificação final for igual ou superior a 10.

Avaliação:
Avaliação escrita dos 3 módulos teóricos (30%) e avaliação do relatório final (apresentação oral e relatório escrito (70%).

Duração: 582 h (18h Teóricas + 564 Teórico-Práticas)

Regime de funcionamento: presencial

Datas: 29 de julho a 31 de outubro de 2020

Local: FEUP

Participantes: 14 (máximo) 

Custo: não aplicável

Contactos:

Serviços Académicos

Email: acesso.ingresso@fe.up.pt

Telefone: 22 508 1977 / 1405


Dados Gerais

Docente Responsável: Arminda Alves
Sigla: EVSL
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2020/2021
Fim: 2022/2023
Duração: 582 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Escola de Verão #Summer@LEPABE ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-05-20 às 01:29:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias