Código Oficial: | 6917 |
Sigla: | M.EMG |
Descrição: | O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) é o segundo ciclo de estudos (mestrado) em engenharia de minas da FEUP. |
- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.
Introdução aos conceitos e procedimentos fundamentais da análise de dados com variabilidade espacial e/ou temporal- Geoestatística - com o intuito de virem a formar um corpo de conhecimento passível de uma eficaz e criteriosa aplicação prática, nomeadamente nos domínios mineiro, geoambiental e geotécnico.
Os objectivos da disciplina são: - Conhecimento: Diagnosticar os principais problemas ambientais gerados pela indústria extractiva antes da exploração, durante a actividade industrial e durante e após o encerramento; técnicas e método de resolução dos problemas diagnosticados. - Compreensão: Fases do ciclo de vida da indústria transformadora e suas implicações ambientais; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas operacionais de minimização de impacte ambiental adverso e seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Decomposição analítica dos impactes gerados na Análise de Impacte Ambiental, na criação de um plano de Gestão ambiental e durante a elaboração da estratégia de encerramento e abandono. - Síntese: Criar uma metodologia coerente de resolução integrada das implicações ambientais adversas. Avaliação: Comparar alternativas tecnológicas e metodológicas.
Construção de um ponto de vista quantitativo sobre um Diagrama de Tratamento em Operações. Estudos dos indicadores que descrevem o desempenho dos Processos separativos.
Diagrama de tratamento como “solução optimizada”.
Projecto: optimização estrutural e optimização paramétrica.
A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.
Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.
Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado. Efetuar estimativas económicas relativamente a projetos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.
Estão reservados para esta UC, entre outros, dois grandes temas ainda não abordados nas três anteriores UC´s da Área da Lavra de Minas: as grandes unidades extrativas de minérios a céu-aberto e as pedreiras de extração de rochas ornamentais (RO).
É também nesta UC, depois de um percurso de cerca de 168 horas de contacto com temáticas da extração de rocha, que se analisam as partes inerentes à elaboração de Planos de Lavra e de planos Ambientais de Recuperação Paisagística, enquanto documentos orientadores para o licenciamento das unidades de extração quer do seu encerramento que, mais tarde ou mais cedo, sempre ocorrerá.
O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.
A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.
- Conhecimento: Relembrar conceitos relativos a balanços de massa de sistemas bi-fásicos (sólido-líquido); Conceitos gerais de química;
- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processo hidromineralúrgico;
- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas;
- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada.
- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes para cada operação unitária e para o conjunto do processo.
- Avaliação: Comparar alternativas processuais.
Familiarizar o estudante com a Análise de Fourier e suas aplicações no processamento de sinal, apoiada no formalismo da Teoria das Distribuições Temperadas. Pretende-se que este núcleo de conhecimentos fique bem assimilado, permitindo futuros aprofundamentos caso a prática profissional assim o exija.
1) Conhecimentos: Relembrar métodos de resolução de equações diferenciais lineares utilizando a transformada de Laplace;
2) Compreensão: Reconhecer e explicar o comportamento de sistemas simples paradigmáticos; modelar processos com comportamento típico; Explicar a fundamentação física de sensores. Saber seleccionar sensores e válvulas ajustadas à sua função no laço de controlo.
3) Aplicação: Reconhecer estruturas de modelos a partir do seu comportamento experimental;
4) Análise: Utilizar a simulação dinâmica como ferramenta de compreensão e de acção sobre o processo; 5) Síntese: Distinguir e elaborar estratégias paradigmáticas de controlo; Avaliação: Avaliar o comportamento de um laço de controlo e o respectivo campo de estabilidade.
Apresentação e estudo dos métodos e ensaios mecânicos e/ou geofísicos de investigação e caracterização de maciços terrosos, rochosos e estruturas, nomeadamente nos domínios/contextos mineiro, geotécnico, geoambiental, arqueológico, engenharia civil/estruturas e em meio aquático.
O objetivo global é o de:
Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.
Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.
Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do curso e desenvolver de competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos Mineiros.