Código Oficial: | L236 |
Sigla: | L.EMG |
Descrição: | A L.EMG é o primeiro ciclo de estudos (licenciatura) em engenharia de minas da FEUP. Tem como objetivo a preparação básica, científica e técnica, necessária para engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade. |
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 |
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113 | 115,3 | 111,8 | 123 | 118,5 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 20 |
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.
Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.
O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.
Componente científica: 100%
A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.
Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos sólidos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica, através da leitura de desenhos em representação ortográfica. Desenvolvimento das capacidades de comunicação técnica, através da execução de desenhos em representação isométrica. Introdução aos conceitos de Especificação Geométrica de Produtos (GPS), através da exploração dos conceitos de tolerância e de intermutabilidade e de um estudo desenvolvido do toleranciamento dimensional. Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático.
Esta Unidade tem como objetivos principais adquirir conceitos, métodos de trabalho e competências que permitam
1. Compreender as propriedades fundamentais da matéria cristalina e entender os conceitos de cristal e de mineral.
2. Compreender e integrar os principais critérios químicos e estruturais que presidem à classificação sistemática dos minerais.
3. Reconhecer, saber descrever e identificar macroscopicamente os minerais através das suas propriedades físicas.
4. Dispor de noções básicas de ótica de meios cristalinos transparentes;
5. Identificar minerais constituintes das rochas com o microscópio polarizante (luz transmitida).
6. Entender a ocorrência de transformações mineralógicas e modelos termodinâmico simples de transformações mineralógicas espontâneas.
7. Classificar os diferentes tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.
8. Entender os processos de formação de diferentes tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.
A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
OBJETIVOS:
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e de funções vetoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações em engenharia. Adquirir conhecimentos elementares na resolução de equações diferenciais. Desenvolver capacidades de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia. Desenvolver o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.
A diversidade dos problemas computacionais da engenharia exige muitas vezes soluções originais ou feitas à medida.
A sua abordagem necessita do domínio e compreensão da heurística e da algoritmia bem como de linguagens de programação.
Por isso o objectivo da disciplina pode ser resumido em três pontos:
1.Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;
2.Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;
3.Desenvolver a capacidade de modelar problemas com enunciados de situações da vidas real.
4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível a tópicos de interesse atual.
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.
OBJETIVOS
A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.
A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.
Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.
Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.
A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.
A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.
É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.
A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.
Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Hidráulica para a concepção e o projecto de obras e estruturas hidráulicas.
A disciplina pretende em primeiro lugar fornecer aos estudantes competências sólidas no cálculo numérico. Será organizada por tópicos, cobrindo os problemas de representação numérica, a resolução de equações e sistemas de equações algébricas e diferenciais, a integração definida, a optimização não linear e o ajuste de curvas.
O estudante deverá:
Como o enfoque da disciplina não é a algoritmia dos métodos mas a compreensão da sua aplicabilidade e da sua implementação, as ferramentas informáticas mais usadas nas aulas serão as que fornecem uma maior clareza no processo de cálculo, rapidez de desenvolvimento e flexibilidade,essencialmente 'super máquinas de calcular', como são as folhas de cálculo, os manipuladores algébricos ou matriciais.
Dominado o processo numérico, é pedido ao aluno que faça a sua implementação usando ferramentas mais eficientes, mas menos flexíveis e de maior exigência em termos de preparação, como são as linguagens de programação.
Introdução aos fundamentos da Análise Estrutural Elástica e aos conceitos básicos da Resistência de Materiais.
São objetivos gerais da unidade de formação:
- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.
- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.
- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.
Com esta disciplina pretende-se fornecer conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos. Merecerão uma abordagem mais pormenorizada os minerais e rochas industriais (rochas ornamentais e agregados). CONHECIMENTO (KNOWLEDGE): - Adquirir conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos; - Conhecer as propriedades e aprender a realizar os ensaios aplicáveis aos materiais (em particular, agregados e rochas ornamentais), tendo por objectivo a sua caracterização; - Conhecer as propriedades básicas dos diferentes tipos de materiais e as principais aplicações; - Conhecimentos de utilização de Normas. COMPREENSÃO (COMPREHENSION): - Relacionar a composição e a estrutura química dos materiais com as suas propriedades; - Relacionar as propriedades dos materiais com o seu campo de aplicação; - Distinguir os processos gerais de produção de diferentes tipologias de matérias-primas; - Identificar as propriedades básicas de determinados tipos de materiais. APLICAÇÃO (APPLICATION): - Usar os conhecimentos adquiridos para a realização em laboratório de ensaios específicos (normalizados) em agregados e rochas ornamentais; - Elaboração de relatórios laboratoriais, de acordo com o conhecimento adquirido através da utilização das Normas ; - Pesquisa de informação, de produção de documentos consistentes e de preparação de meios audiovisuais que sirvam o propósito da apresentação pública e da comunicação escrita e verbal dos alunos. ANÁLISE (ANALYSIS): - Identificar e decidir possíveis aplicações para determinado material, em função da sua caracterização;
Familiarizar os Estudantes com os diversos recursos existentes e disponíveis para o geo-referenciamento das atividades e trabalhos de engenharia, nomeadamente a Cartografia, Topografia e os Sistemas de Informação Geográfica.
Assume-se a condução da UC de CTSIG em três módulos, a saber:
Módulo de Cartografia e Topografia (TC).
Módulo de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Módulo de Modelação Digital de Terrenos (MDT).
Esta disciplina está estruturada por forma a apelar aos conhecimentos oriundos das disciplinas da área das ciências da terra leccionadas nos 1º e 2º anos permitindo a sua consolidação conceptual. Centra-se no conceito de vulnerabilidade do território para permitir uma análise dos diversos risco ambientais, subdivididos em risco naturais e antrópicos, bem como dos resultantes de práticas incorretas da ocupação dos espaços à superfície da crusta terrestre.
O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.
A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.
Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.
Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.
A Robótica é um meio privilegiado de aplicação da engenharia onde se conjugam conhecimentos de Matemática, Física, Eletrónica, Programação, etc; sendo assim complementar às competências técnico-científicas que são aprendidas nos programas de estudo que os estudantes desta formação frequentam.
A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.
A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.
É também objetivo desta formação promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.
Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às suas necessidades futuras.
Pretende desenvolver a capacidade de comunicação rigorosa tendo por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva o pensamento estatístico criativo, integre conceitos, assimile as técnicas e desenvolva capacidades para a sua aplicação, nomeadamente, quando confrontado com problemas que requeiram o tratamento e caracterização estatísticas de dados.
Componente científica: 100%
São objetivos gerais da unidade de formação:
- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.
- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.
- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.
Introduzir conceitos e aspectos práticos do desmonte de rochas para os mais diversos fins.
A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.
O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.
A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.
Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.
A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.
A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.
É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.
A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.
Dotar os estudantes de uma visão integrada de vários métodos de prospecção geofísica e sua contextualização geológica - bases teóricas, equipamentos, procedimentos de campo, tratamento/interpretação de dados/sinais - que lhes permita, perante um caso de estudo concreto, seleccionar o(s) método(s) e procedimentos mais adequados em distintos domínios de actuação, nomeadamente, mineiro, geotécnico, geoambiental, arqueológico e engenharia civil/estruturas.
São objetivos gerais da unidade de formação:
- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.
- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.
- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.
- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.
JUSTIFICAÇÃO:
Todas as obras de Engenharia Civil (edifícios, pontes, estradas, vias férreas, túneis, portos, barragens, etc.) têm o seu comportamento, logo, também, a conceção, o projeto, a construção e a própria exploração, dependentes do comportamento mecânico e hidráulico dos maciços geológicos em que estão implantadas. A grande maioria destas construções concentra-se nas áreas mais densamente povoadas, isto é, perto da costa, nas margens ou junto à foz de grandes rios, logo, em zonas geologicamente recentes, onde a superfície da Terra está tipicamente coberta por camadas de solos brandos, por vezes com grande espessura.
OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos.
A unidade curricular de Metalogénese tem como objectivo fundamental a consolidação dos conceitos fundamentais de Geologia Económica e de Sustentabilidade em recursos minerais. Dado que uma concentração só é possível graças ao encadeamento feliz de vários processos geológicos faz-se uma abordagem dos principais tipos de jazigos de minérios.
- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Concentração de minérios;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.