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Cursos

Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Dados Gerais

Código Oficial: L236
Sigla: L.EMG
Descrição: A L.EMG é o primeiro ciclo de estudos (licenciatura) em engenharia de minas da FEUP. Tem como objetivo a preparação básica, científica e técnica, necessária para engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade.

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2018 2019 2020 2021 2022
113 115,3 111,8 123 118,5

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 20
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra

L.EA001 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às unidades curriculares mais específicas dos diferentes ramos da Engenharia.

Esta unidade curricular tem o objectivo de introduzir os conceitos fundamentais sobre Álgebra Linear, Álgebra Vectorial e Geometria Analítica, que são essenciais para a formação matemática de um estudante de Engenharia.

O estudante deverá ter conhecimentos básicos sobre trigonometria, funções reais a uma variável real, geometria analítica plana, sistemas de equações lineares e lógica.

Componente científica: 100%

Análise Matemática I

EMG0002 - ECTS

A disciplina ocupa-se da compreensão e exercício de uma linguagem extremamente operacional compacta e sintética necessária ao desenvolvimento (matemático) de conceitos e temas fundamentais ao longo do curso. Funciona também como uma das pontes entre o ensino secundário e o superior.
Os temas leccionados nesta disciplina são encarados como uma ferramenta/linguagem de organização do pensamento e, consequentemente, de apoio básico na formulação quantitativa de problemas, exercício típico da engenharia.
Os objectivos da disciplina são:
Conhecimento (Knowledge):
- Relembrar os conceitos de número, função, sucessão, limite e derivada;
- Aprender o conceito de integral;
- Operar com funções multivariável;
Compreensão (Comprehension):
- Ligar coerentemente os conceitos matemáticos de derivada, diferencial e integral;
- Identificar situações da sua aplicação;
- Formular matematicamente problemas concretos simples, sendo capaz de operar sobre a sua representação simbólica;
Aplicação (Application):
- Usar os conhecimentos adquiridos em problemas simples da física e da engenharia em geral;
- Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução desses problemas.

Desenho Técnico

L.EA003 - ECTS

Introdução do conceito de normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos sólidos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica, através da leitura de desenhos em representação ortográfica. Desenvolvimento das capacidades de comunicação técnica, através da execução de desenhos em representação isométrica. Introdução aos conceitos de Especificação Geométrica de Produtos (GPS), através da exploração dos conceitos de tolerância e de intermutabilidade e de um estudo desenvolvido do toleranciamento dimensional. Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático.

 

Introdução à Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

EMG0032 - ECTS Integrar os estudantes no âmbito da Engenharia de Minas e Geo-Ambiente. Motivar para a compreensão do que é a Engenharia de Minas e Geo-Ambiente e do seu papel fundamental na sociedade; Sensibilizar para as diferentes áreas científicas lecionadas durante o Ciclo de Estudos; Conhecer um pouco da história da Engenharia de Minas na FEUP e na UP; Contactar, através da realização de Visitas de Estudo, com diversas atividades e ambientes ligados com a Engenharia de Minas e Geo-Ambiente; Possibilitar a concetualização, pela prática, de princípios básicos da comunicação científica escrita e oral em Engenharia; Incentivar o trabalho de equipa; Promover uma reflexão sobre ética de conduta académica, em particular no que diz respeito às questões de plágio e meios de o não praticar, como seja o da referenciação bibliográfica; Realizar debates com Estudantes de anos mais avançados e com Engenheiros já em atividade profissional

Mineralogia e Petrologia

EMG0031 - ECTS

Esta Unidade tem como objetivos principais adquirir conceitos, métodos de trabalho e competências que permitam

1. Compreender as propriedades fundamentais da matéria cristalina e entender os conceitos de cristal e de mineral.
2. Compreender e integrar os principais critérios químicos e estruturais que presidem à classificação sistemática dos minerais.
3. Reconhecer, saber descrever e identificar macroscopicamente os minerais através das suas propriedades físicas.
4. Dispor de noções básicas de ótica de meios cristalinos transparentes;
5. Identificar minerais constituintes das rochas
com o microscópio polarizante (luz transmitida).
6. Entender a ocorrência de transformações mineralógicas e modelos termodinâmico simples de transformações mineralógicas espontâneas.

7. Classificar os diferentes tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.
8. Entender os processos de formação de diferentes tipos de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Projeto FEUP

FEUP003 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os estudantes recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
  • Dar formação inicial em “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
  • Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.

Química I

L.EMAT004 - ECTS

A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.

 

Análise Matemática II

EMG0007 - ECTS

OBJETIVOS:
Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e de funções vetoriais de uma ou várias variáveis, e sobre algumas das suas aplicações em engenharia. Adquirir conhecimentos elementares na resolução de equações diferenciais. Desenvolver capacidades de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia. Desenvolver o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.

Computadores e Programação

EMG0008 - ECTS

A diversidade dos problemas computacionais da engenharia exige muitas vezes soluções originais ou feitas à medida.
A sua abordagem necessita do domínio e compreensão da heurística e da algoritmia bem como de linguagens de programação.
Por isso o objectivo da disciplina pode ser resumido em três pontos:

  • Como formular um problema, fazer a sua exploração prévia, identificar ou descobrir a sua solução, e formalizar a sua técnica de resolução; 
  • Como ler e escrever linguagens formais estruturadas; 
  • Como programar um computador (rudimentos da programação imperativa ).

Física I

L.EA009 - ECTS

1.Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;

2.Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias sempre com motivação física;

3.Desenvolver a capacidade de modelar problemas com enunciados de situações da vidas real.  

4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance dos resultados obtidos e fazendo referência, sempre que possível a tópicos de interesse atual.

Geologia

EMG0034 - ECTS
Introduzir os principais conceitos e métodos no domínio da Geologia que permitam um conhecimento fundamental sobre o sistema Terra e os respetivos processos geodinâmicos internos e externos, de modo a facultar, tanto a aplicação desses conhecimentos em contextos locais e regionais concretos, como a aquisição de métodos de trabalho no campo.

Química II

L.EMAT007 - ECTS

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. A química é o estudo da matéria e das mudanças que ela sofre. Um conhecimento básico de química é essencial para estudantes de muitas áreas, pois a química é uma ciência que tem uma importância vital para o nosso mundo, quer no âmbito da natureza quer no da sociedade. A química tem sido, e continuará a ser, um agente principal em todas as áreas da ciência e da tecnologia. De fato a investigação química e o desenvolvimento dos últimos séculos providenciaram novos materiais que melhoraram profundamente a nossa qualidade de vida, e ajudaram a avançar a tecnologia de inúmeras maneiras.

OBJETIVOS

A presente unidade curricular é uma continuidade de QUÍMICA I. Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples. 

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética

DSEPASE01 - ECTS Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Física II

L.EA010 - ECTS Aquirir conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Elétricos e de Ótica Geométrica. Desenvolver competências de raciocínio físico. Melhorar a competência de resolução de problemas. Aprender a usar instrumentos de medição elétrica.

Guias metodológicos para a prevenção da poluição e contaminação de solos e aquíferos

GMPPCSA01 - ECTS

O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.

A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Mecânica de Fluidos

EMG0022 - ECTS

Objetivos: Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir a realidade dos diversos tipos de fenómenos hidráulicos e escoamentos. Ensino de teorias e métodos usados na Engenharia Hidráulica para a concepção e o projecto de obras e estruturas hidráulicas.

Métodos de Decisão

L.EA020 - ECTS
CONTEXTO
Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Dotar os alunos com competências para: 
  • identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; 
  • construir modelos de problemas de decisão; 
  • identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; 
  • usar ferramentas informáticas para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; 
  • extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.

Métodos Numéricos

EMG0012 - ECTS

A disciplina pretende em primeiro lugar fornecer aos estudantes competências sólidas no cálculo numérico. Será organizada por tópicos, cobrindo os problemas de representação numérica, a resolução de equações e sistemas de equações algébricas e diferenciais, a integração definida, a optimização não linear e o ajuste de curvas.

 

O estudante deverá:

 

 

    • desenvolver a capacidade de identificar os problemas numéricos, propondo diferentes metodologias de resolução, escolhendo e implementando adequadamente um método de resolução. A escolha decorrerá de um processo de experimentação;

 

    • compreender o enquadramento dos métodos numéricos no contexto da engenharia, pelo que os problemas propostos serão, sempre que possível, situações concretas da engenharia, de forma a que o método numérico seja entendido no seu contexto de aplicação;

 

    • desenvolver a capacidade crítica, pelo que os resultados obtidos serão sempre objecto de crítica, quer em termos do método, quer em termos da implementação, quer em termos do próprio problema.

 

 

Como o enfoque da disciplina não é a algoritmia dos métodos mas a compreensão da sua aplicabilidade e da sua implementação, as ferramentas informáticas mais usadas nas aulas serão as que fornecem uma maior clareza no processo de cálculo, rapidez de desenvolvimento e flexibilidade,essencialmente 'super máquinas de calcular', como são as folhas de cálculo, os manipuladores algébricos ou matriciais.

 

Dominado o processo numérico, é pedido ao aluno que faça a sua implementação usando ferramentas mais eficientes, mas menos flexíveis e de maior exigência em termos de preparação, como são as linguagens de programação.

 

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

Resistência dos Materiais

EMG0037 - ECTS

Introdução aos fundamentos da Análise Estrutural Elástica e aos conceitos básicos da Resistência de Materiais.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Caraterização de Materiais

EMG0018 - ECTS

Com esta disciplina pretende-se fornecer conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos. Merecerão uma abordagem mais pormenorizada os minerais e rochas industriais (rochas ornamentais e agregados). CONHECIMENTO (KNOWLEDGE): - Adquirir conhecimentos gerais acerca dos diferentes tipos de materiais metálicos e não metálicos; - Conhecer as propriedades e aprender a realizar os ensaios aplicáveis aos materiais (em particular, agregados e rochas ornamentais), tendo por objectivo a sua caracterização; - Conhecer as propriedades básicas dos diferentes tipos de materiais e as principais aplicações; - Conhecimentos de utilização de Normas. COMPREENSÃO (COMPREHENSION): - Relacionar a composição e a estrutura química dos materiais com as suas propriedades; - Relacionar as propriedades dos materiais com o seu campo de aplicação; - Distinguir os processos gerais de produção de diferentes tipologias de matérias-primas; - Identificar as propriedades básicas de determinados tipos de materiais. APLICAÇÃO (APPLICATION): - Usar os conhecimentos adquiridos para a realização em laboratório de ensaios específicos (normalizados) em agregados e rochas ornamentais; - Elaboração de relatórios laboratoriais, de acordo com o conhecimento adquirido através da utilização das Normas ; - Pesquisa de informação, de produção de documentos consistentes e de preparação de meios audiovisuais que sirvam o propósito da apresentação pública e da comunicação escrita e verbal dos alunos. ANÁLISE (ANALYSIS): - Identificar e decidir possíveis aplicações para determinado material, em função da sua caracterização;

Cartografia, Topografia e SIG

EMG0016 - ECTS

Familiarizar os Estudantes com os diversos recursos existentes e disponíveis para o geo-referenciamento das atividades e trabalhos de engenharia, nomeadamente a Cartografia, Topografia e os Sistemas de Informação Geográfica.

Assume-se a condução da UC de CTSIG em três módulos, a saber:

Módulo de Cartografia e Topografia (TC).

Módulo de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Módulo de Modelação Digital de Terrenos (MDT).

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética

DSEPASE01 - ECTS Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Geologia Ambiental

EMG0026 - ECTS

Esta disciplina está estruturada por forma a apelar aos conhecimentos oriundos das disciplinas da área das ciências da terra leccionadas nos 1º e 2º anos permitindo a sua consolidação conceptual. Centra-se no conceito de vulnerabilidade do território para permitir uma análise dos diversos risco ambientais, subdivididos em risco naturais e antrópicos, bem como dos resultantes de práticas incorretas da ocupação dos espaços à superfície da crusta terrestre.

Guias metodológicos para a prevenção da poluição e contaminação de solos e aquíferos

GMPPCSA01 - ECTS

O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.

A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A Robótica é um meio privilegiado de aplicação da engenharia onde se conjugam conhecimentos de Matemática, Física, Eletrónica, Programação, etc; sendo assim complementar às competências técnico-científicas que são aprendidas nos programas de estudo que os estudantes desta formação frequentam.

 A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

 

Métodos Estatísticos

EMG0020 - ECTS

Esta unidade curricular tem dois objectivos fundamentais: por um lado, tem um carácter didáctico/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às suas necessidades futuras.

Pretende desenvolver a capacidade de comunicação rigorosa tendo por base conceitos de Probabilidades e Estatística. Pretende-se ainda que o aluno desenvolva o pensamento estatístico criativo, integre conceitos, assimile as técnicas e desenvolva capacidades para a sua aplicação, nomeadamente, quando confrontado com problemas que requeiram o tratamento e caracterização estatísticas de dados.

Componente científica: 100%

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Sistemas Dinâmicos

EMG0038 - ECTS - Relembrar os conceitos de função, variável independente, variável dependente,
- Aprender o conceito de sistema dinâmico,
- Classificar os sistemas dinâmicos a partir da equação diferencial e das condições iniciais,
- Relembrar os principais métodos analíticos de resolução de EDO 1ªordem,
- Resolver analiticamente equações diferenciais lineares de ordem superior à primeira
- Aprender a operar com sistemas dinâmicos discretos e a resolver equações às diferenças,
- Operar com transformações integrais,
- Rever o significado de equação diferencial ordinária,
- Identificar ordem de um sistema dinâmico,
- Fazer a destrinça entre sistemas lineares de não lineares, contínuos de discretos,
- Descrever os métodos aplicáveis à resolução de cada equação diferencial e às diferenças,
- Traduzir matematicamente processo cinético de 1ª ordem,
- Interpretar em termos físicos a solução de uma ED e de uma equação às diferenças,
Usar manipuladores algébricos na implementação e resolução de EDOs,
- Operar com entidades abstratas complexas como as transformações integrais.

Aquisição e Análise de Dados

EMG0025 - ECTS Podem distinguir-se quatro objectivos fundamentais:
- Adquirir as noções técnicas fundamentais e saber manipulá-las;
- Saber escolher em face de uma estrutura particular da informação, o objecto estatístico ou proto-estatístico adequado à questão a resolver;
- Compreender os algoritmos utilizados em análise de dados e saber construí-los utilizando uma linguagem de alto nível;
- Compreender as ligações que existem entre a análise de dados e a investigação empírica tradicional e a subjectividade inerente à ausência da incorporação dos fenómenos em estudo numa teoria científica fundamentada e abrangente.

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética

DSEPASE01 - ECTS Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desmonte de Maciços

EMG0023 - ECTS

Introduzir conceitos e aspectos práticos do desmonte de rochas para os mais diversos fins.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade

ES01 - ECTS Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Gestão de Conflitos e Negociação

GCN1 - ECTS

Gestão Empresarial

EMG0039 - ECTS

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação à análise e à discussão de casos de estudo.

Guias metodológicos para a prevenção da poluição e contaminação de solos e aquíferos

GMPPCSA01 - ECTS

O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.

A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Prospeção Geofísica

EMG0040 - ECTS

Dotar os estudantes de uma visão integrada de vários métodos de prospecção geofísica e sua contextualização geológica - bases teóricas, equipamentos, procedimentos de campo, tratamento/interpretação de dados/sinais - que lhes permita, perante um caso de estudo concreto, seleccionar o(s) método(s) e procedimentos mais adequados em distintos domínios de actuação, nomeadamente, mineiro, geotécnico, geoambiental, arqueológico e engenharia civil/estruturas. 

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

SAFE - Segurança química e microbiológica em laboratórios de investigação

SAFE01 - ECTS

São objetivos gerais da unidade de formação:

- Capacitar os estudantes que desenvolvem a atividade em laboratórios para uma atuação condizente com as normas de segurança.

- Identificar riscos de acidentes decorrentes do manuseamento de agentes tóxicos, corrosivos e inflamáveis, falhas na infraestrutura dos laboratórios ou nas condições operacionais e formas de solucionar esses problemas.

- Criar e manter atualizados documentos padronizados para uso nos laboratórios.

Tratamento de Matérias Primas e Resíduos I

EMG0024 - ECTS

- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

Lavra e Obras Subterrâneas

EMG0041 - ECTS Na sequência da unidade curricular (UC) de Desmonte de Maciços, a UC de Lavra e Obras Subterrâneas constituirá,em certa medida, um aprofundamento de algumas matérias naquela ministradas e/ou apenas afloradas, mas agora soba ótica da sua aplicação a trabalhos subterrâneos. Deste modo, retomam-se com substancial desenvolvimento os Métodos de Exploração de Minas.
Pretende-se dotar os Estudantes de conhecimentos teóricos e competências práticas para participar em projetos de exploração subterrânea otimizada de recursos naturais, prevendo condições de segurança, bom aproveitamento dos recursos e com preocupações de caráter ambiental.

Mecânica dos Solos

L.EC029 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
Todas as obras de Engenharia Civil (edifícios, pontes, estradas, vias férreas, túneis, portos, barragens, etc.) têm o seu comportamento, logo, também, a conceção, o projeto, a construção e a própria exploração, dependentes do comportamento mecânico e hidráulico dos maciços geológicos em que estão implantadas. A grande maioria destas construções concentra-se nas áreas mais densamente povoadas, isto é, perto da costa, nas margens ou junto à foz de grandes rios, logo, em zonas geologicamente recentes, onde a superfície da Terra está tipicamente coberta por camadas de solos brandos, por vezes com grande espessura.

OBJETIVOS:
Ensino dos conceitos, princípios e teorias fundamentais que permitem traduzir e explicar o comportamento mecânico (resistência e rigidez) e hidráulico (permeabilidade) dos maciços terrosos.

Metalogénese

EMG0021 - ECTS

A unidade curricular de Metalogénese tem como objectivo fundamental a consolidação dos conceitos fundamentais de Geologia Económica e de Sustentabilidade em recursos minerais. Dado que uma concentração só é possível graças ao encadeamento feliz de vários processos geológicos faz-se uma abordagem dos principais tipos de jazigos de minérios.

 

Projeto Integrador

EMG0042 - ECTS - Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos a situações concretas e aprofundar a integração de conhecimentos interdisciplinares;
- Conhecer e contactar com projetos desenvolvidos ou em curso na área da Engenharia de Minas;
- Desenvolver competências de conceção e gestão de projetos na resolução de problemas concretos;
- Desenvolver competências de iniciação à investigação;
- Experimentação e descoberta do conhecimento;
- Melhoria das aptidões pessoais e atitudes perante problemas novos e a análise ética na resolução dos mesmos.

Tratamento de Matérias Primas e Resíduos II

EMG0029 - ECTS

- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Concentração de minérios;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

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