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Cursos

Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Dados Gerais

Código Oficial: 6175
Sigla: MIET
Descrição: A Nossa Proposta de Valor O MIETE tem como Proposta de Valor promover a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino prático (“mãos-na-massa”) que, estando assente em conceitos teóricos sólidos e num acompanhamento permanente e profissional, permita o desenvolvimento de competências e conhecimentos com vista à eficaz gestão do conhecimento e inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. Estes novos negócios, de elevado potencial, poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas. O MIETE oferece: i) Formação integrada nos processos de Inovação e Comercialização de Tecnologia; ii) Promoção da construção de novos negócios de base tecnológica; iii) Acesso privilegiado a tecnologia disponível na Universidade do Porto para a construção do negócio; iv) Orientação dos alunos tendo por base casos reais, ao longo de todo o processo de construção de novos negócios; v) Apoio de professores e executivos experientes na construção do negócio a nível nacional e internacional; vi) Integração de valências e competências diversas em equipas pluri-disciplinares.

Diplomas

  • Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Comercialização de Tecnologia

MIET0018 - ECTS

O foco deste curso é fomentar a capacidade de transformar alta tecnologia em inovação, fomentando oportunidades de disrupção de cadeias de valor internacionais e permitindo explorar benefícios económicos que só a transferência eficaz de tecnologia para inovação de mercado permitem, através da:

  • Compreensão dos fundamentos da comercialização de tecnologia.
  • Identificação e avaliação de oportunidades de mercado para produtos e serviços baseados em tecnologia.
  • Desenvolvimento de estratégias para proteção e gestão de propriedade intelectual.
  • Análise de modelos de negócios para a comercialização de tecnologia.
  • Aprendizagem de técnicas de comercialização de produtos baseados em tecnologia.
  • Compreensão de considerações regulatórias e éticas na comercialização de tecnologia.
  • Desenvolvimento de skills para apresentar e vender ideias de negócios baseadas em tecnologia.

Desenvolvimento de novos Produtos e Serviços

MIET0001 - ECTS Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa.

Design Thinking

MIET0028 - ECTS

Pretende-se que, no fim da UC, os estudantes saibam identificar as características principais do Design Thinking e diferenciar os vários modelos de processo, assim como as respectivas técnicas heurísticas, desenvolvendo uma atitude criativa e crítica acerca deste método de inovação.

 

Introdução à Contabilidade e Finanças

MIET0017 - ECTS No âmbito desta unidade curricular procura-se dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes
permita elaborar e interpretar os vários mapas que a informação contabilística, que estão na base de toda a análise
económica e financeira, e que fazem parte dos processos de decisão. Procura-se também dar a conhecer aos
estudantes técnicas de análise financeira que lhes permitam fazer um diagnóstico das empresas baseado na
informação financeira disponível

Introdução ao Empreendedorismo

MIET0004 - ECTS

Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica. Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo. 

Marketing

MIET0027 - ECTS The course aims at providing the basic conceptual framework in order to develop in the participants the skills that allow them to make decisions and implement actions in the field of marketing as an element of the management process of start-ups and innovation projects.

Negociação Internacional

MIET0029 - ECTS

Introduzir o estudo e análise detalhados do processo negocial, em ambientes multiculturais (para além do internacional):

  • Identificar, classificar e compreender o conflito na origem da negociação, e que condicionam o processo negocial;
  • Identificar e compreender as interações dos valores culturais e éticos condicionantes da tomada de decisão ao longo do processo negocial;
  • Identificar e compreender as especificidades de cada umas das fases do processo negocial.

Introduzir o estudo e análise detalhados dos requisitos éticos estabelecidos na legislação europeia relativos aocombate à corrupção e pela transparência e as suas interações e associados à tomada de decisão na gestão e em particular ao longo do processo negocial.

Desenvolver capacidades de análise crítica das diversas situações e de definir e implementar ações ao longo das fases do processo de negociação (da preparação ao follow-up dos acordos).

Estratégia das Operações

MIET0030 - ECTS Com a participação nesta UC, pretende-se que, no final o estudante seja capaz de:
a) Compreender o papel e impacto da estratégia de operações nos objetivos e na competitividade de uma organização. b) Compreender e explicar diferentes quadros de referência orientados à descrição e representação da estratégia de operações de uma organização.
c) Compreender as diferentes decisões estratégicas no âmbito das operações: perspetiva de recursos, processos e de competências operacionais.
d) Definir uma estratégia de operações alinhada a estratégia de negócio.

Estratégia para Startups

MIET0019 - ECTS

Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.

Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.

Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .

Dotar os estudantes com a capacidade de:

- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .

- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas

- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.

Estudos de Mercado

MIET0021 - ECTS

O objectivo do curso é familiarizar os estudantes com os conceitos fundamentais de estudos de mercado. Os estudantes devem ser capazes de desenhar, conduzir e analisar um estudo de mercado de forma a tomar decisões de negócio acertadas.

Gestão de Inovação

MIET0006 - ECTS

Esta UC tem como objetivo difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações. Os estudantes deverão desenvolver capacidades para analisar os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão e de explorar as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.

Métodos Quantitativos

MIET0020 - ECTS


A UC tem como objetivo  a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações.

Projeto de Identificação e Avaliação de Oportunidades

MIET0007 - ECTS

Desenvolver um projecto de oportunidade de negócio.
Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica e realizar uma primeira avaliação de oportunidade.

Direito das Empresas

MIET0022 - ECTS

A unidade curricular Direito das Empresas tem como objetivo primordial dar a conhecer o enquadramento legal relevante para a prossecução de um plano de negócios empresarial na área da inovação tecnológica. A minimização dos riscos legais inerentes ao exercício de uma atividade económica passa comummente pela constituição de uma sociedade comercial (incluindo uma startup), sendo uma estrutura jurídica autónoma dos sócios fundadores com os seus órgãos sociais próprios: assembleia de sócios, órgão de administração, órgão de fiscalização, em regra, entre outros órgãos socias facultativos. A constituição de uma sociedade comercial organiza ainda as relações de poder (direitos e obrigações sociais), entre os sócios fundadores, quando são dois ou mais, sendo possível e aconselhável a conformação dessas relações de poder no contrato de sociedade inicial e em acordos parassociais (v. g., direitos preferenciais de aquisição de quotas ou ações; direitos especiais ao dividendo; direito especial de reembolso do valor das quotas ou ações, no caso de liquidação da sociedade; limitações à transmissibilidade de quotas e ações; direitos anti-diluição da participação de capital; call e put options; drag-along right e tag-along right, entre outras cláusulas contratuais). A atuação de uma sociedade comercial (incluindo de uma startup) no mercado implica em regra a obtenção de financiamento, seja dos sócios ou sobretudo de terceiros, com destaque para a obtenção de investimento de venture capital.

A frequência da UC dota os estudantes de conhecimentos que lhes permitem percecionar a estrutura jurídica base das sociedades e a relevância da assessoria jurídica no futuro, tendo em vista prevenir e antecipar o risco legal de determinadas atuações, decisões, transações e operações económicas e financeiras na prossecução de um projeto empresarial através de uma sociedade comercial (incluindo uma startup).

Finanças e Análise de Projetos de Investimento

MIET0024 - ECTS No âmbito desta unidade curricular procura-se dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permita elaborar um plano de negócios, projectar as principais demonstrações financeiras e avaliar a viabilidade económica de um projecto de investimento

Métodos de Investigação e Início de Preparação da Dissertação

MIET0031 - ECTS

Capacitar os alunos a fazerem uso do conhecimento adquirido (no primeiro ano do Mestrado) na preparação de seu plano de dissertação/ Projeto /  Estágio.

No fim do curso, o estudante deve ser capaz de:

- Compreender alguns conceitos básicos de pesquisa e suas metodologias,

- Identificar tópicos de pesquisa apropriados e um problema de pesquisa

- Preparar uma proposta de dissertação.

Projeto de Construção de Negócio

MIET0023 - ECTS

Dotar os estudantes com a capacidade de:

. Desenvolver e concluir a execução de um estudo de viabilidade

. Produzir e defender um plano de negócios suportado por todas as fontes primárias e secundárias de informação adequada.

. Executar experiências práticas de validação de hipoteses de negócio, aplicando os resultados dessa aprendizagem

. Apresentar o projeto/negócio a potenciais investidores, na forma e no conteúdo adequados

. Trabalhar em grupo num projeto específico, a concretizar num prazo pré-definido

Dissertação

MIET0032 - ECTS
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