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Celebrando os Criadores de Palavras Portugueses

Cursos

Licenciatura em Engenharia Informática e Computação

Dados Gerais

Código Oficial: L224
Sigla: L.EIC

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2018 2019 2020 2021 2022
- - - 172,5 173,8

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 284
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Álgebra Linear e Geometria Analítica

L.EIC001 - ECTS

Esta unidade tem dois objetivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma disciplina propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às disciplinas mais específicas da Engenharia. 

Análise Matemática I

L.EIC002 - ECTS

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre cálculo diferencial e integral em R que possibilitem a aplicação das ferramentas básicas da análise matemática ao tratamento e resolução dos problemas mais adaptados ao perfil da Engenharia Informática e Computação. Capacitar o estudante para a inovação, complementando os conhecimentos de forma a desenvolver soluções para resolução de novas questões. No final da disciplina, os estudantes devem possuir as seguintes competências: 1. Saber derivar funções, desenhar gráficos e estudar funções 2. Saber integrar e utilizar os integrais em aplicações de engenharia 3. Conhecer técnicas de integração e de resolução de equações diferenciais 4. Relacionar séries e polinómios e perceber os conceitos de aproximação.

Fundamentos da Programação

L.EIC003 - ECTS

INTRODUÇÃO

A fluência no processo de desenvolvimento de software é um pré-requisito essencial para o trabalho de Engenheiros Informáticos. Para usar computadores na resolução eficaz de problemas, os estudantes devem ser competentes em ler e escrever programas usando linguagens de programação de alto nível.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo global desta Unidade é dar ao estudante a capacidade de criar algoritmos e de usar uma linguagem de programação para implementar, testar e depurar algoritmos para resolver problemas simples.

O estudante será capaz de entender e usar os conceitos fundamentais de programação e a abordagem funcional da programação, especificamente a programação "livre de efeitos", onde as chamadas de função não têm efeitos colaterais e as variáveis são imutáveis, e de contrastar esta abordagem com a abordagem imperativa.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente científica 40%
Componente tecnológica: 60%

Fundamentos de Sistemas Computacionais

L.EIC004 - ECTS

Esta unidade curricular introduz os princípios de funcionamento de um processador moderno e a sua arquitetura geral. A análise da tecnologia de implementação física dos computadores (circuitos lógicos e de memória), associada à explicação das formas elementares de representação de informação em formato digital, permitirá aos estudantes identificar e descrever princípios fundamentais da operação dos computadores, das linguagens de programação e do desenvolvimento de ‘software’.

 

Matemática Discreta

L.EIC005 - ECTS

Enquadramento

A Lógica constitui a base de qualquer raciocínio científico e essa é a razão primeira da sua inclusão no 1º ano do curso. Para além disso, no caso da Engenharia Informática, a Lógica tem um interesse direto operacional em múltiplas dimensões da profissão.

Objetivos específicos

Os objetivos são o desenvolvimento de competências de raciocínio rigoroso e de técnicas de matemática discreta necessárias em várias áreas da informática, como a resolução de problemas, a criação e análise de algoritmos, a teoria da computação, a representação de conhecimento e a segurança.

Distribuição percentual

Componente científica: 100%

Componente tecnológica: 0%.

Projeto UP

UP001 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os estudantes recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
  • Dar formação inicial em “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
  • Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.

Análise Matemática II

L.EIC007 - ECTS

1- ENQUADRAMENTO (BACKGROUND) A unidade curricular tem dois objetivos fundamentais: por um lado, tratando-se de uma unidade curricular propedêutica tem um carácter didático/científico, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e de métodos de análise e, por outro, visa introduzir e desenvolver em termos teóricos um conjunto de conceitos que serão ferramentas essenciais para apoio às restantes unidades curriculares.

2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS (SPECIFIC AIMS) Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, essenciais, sobre o cálculo diferencial e integral de funções reais e vetoriais de uma ou várias variáveis, bem como sobre algumas das suas aplicações.

3- CONHECIMENTO PRÉVIO (PREVIOUS KNOWLEDGE) São considerados essenciais para a frequência desta unidade curricular os conhecimentos relativos ao cálculo diferencial e integral, adquiridos na Unidade Curricular Análise Matemática I, e os relativos à álgebra vetorial e à geometria analítica, adquiridos na Unidade Curricular Álgebra, ambas lecionadas no 1º Ano, 1º Semestre da L.EIC.

4- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM (LEARNING OUTCOMES) No fim do período lectivo os estudantes devem ser capazes de: 1. Usar representações paramétricas de curvas em Rn e obter o seu vector tangente e normal; calcular integrais de linha ao longo dessas curvas. 2. Discutir a continuidade de funções escalares de várias variáveis. 3. Obter derivadas parciais e direccionais para campos escalares e campos vectoriais e saber. construir o vector gradiente. 4. Calcular derivadas de funções compostas, de campos escalares e vectoriais, bem como de funções definidas implicitamente. 5. Calcular integrais de linha e de superfície.

Arquitetura de Computadores

L.EIC006 - ECTS

ENQUADRAMENTO

A arquitetura de um computador reflete o avanço tecnológico atual, mas também estabelece os limites das suas capacidades e do seu desempenho. Variantes do conjunto de instruções ARM são usadas na grande maioria das plataformas móveis (tablete, telemóveis) atuais. Tanto a arquitetura do sistema como o conjunto de instruções têm um impacto profundo na prática diária dos engenheiros informáticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A unidade curricular "Arquitetura de Computadores" tem por objetivo desenvolver, combinar e aplicar de forma integrada conceitos das áreas de Arquitetura de Computadores e de Linguagens de Programação.  Assim, a unidade curricular explora as relações entre o conjunto de instruções e a programação de baixo nível (linguagem "assembly"). Os mecanismos de apoio à execução eficiente de programas, como encadeamento de instruções e predição de saltos,  também serão tratados. Reconhecendo que a arquitetura de computadores vai muito para além da arquitetura do CPU, a unidade curricular abordará também os subsistemas de memória, armazenamento e periféricos. Após a conclusão com sucesso desta unidade curricular, o estudante terá adquirido a capacidade de identificar e descrever a arquitetura das plataformas computacionais em uso atualmente, bem como a capacidade de aplicar as técnicas de programação "assembly" na implementação de algoritmos.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

  • Componente científica: 60%
  • Componente tecnológica: 40%

Física I

L.EIC008 - ECTS
  1. Apresentar uma discussão detalhada dos conceitos básicos da Mecânica Clássica, com ênfase nos aspetos essenciais, procurando desenvolver a intuição e a capacidade de pensar em termos físicos;
  2. Introduzir as ferramentas matemáticas necessárias para descrever os conceitos fundamentais da Mecânica Clássica.
  3. Desenvolver a capacidade de aplicar a matemática a problemas do mundo real da física e da engenharia;
  4. Incluir exemplos de aplicação não triviais para ilustrar o alcance

Programação

L.EIC009 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é dotar os estudantes com conhecimentos fundamentais sobre a programação imperativa e orientada a objetos em C/C++.

 

Teoria da Computação

L.EIC010 - ECTS

Preparar os estudantes em tópicos relacionados com modelos da computação e sobre as classes de linguagens formais associadas.

Munir os estudantes dos conhecimentos necessários que lhes permitam utilizar corretamente  linguagens regulares, expressões regulares, autómatos finitos determinísticos e não-determinísticos, linguagens e gramáticas  independentes de contexto, autómatos de pilha, e Máquinas de Turing.

Capacitar os estudantes para que estes sejam capazes de expressar problemas computacionais usando linguagens formais, autómatos e máquinas de Turing.

Capacitar os estudantes de métodos para formalizar problemas computacionais relacionados com linguagens  formais.

Algoritmos e Estruturas de Dados

L.EIC011 - ECTS

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. analisar (e medir experimentalmente) a complexidade temporal e espacial de algoritmos;
  2. analisar (e testar experimentalmente) a correção de algoritmos simples;
  3. conhecer os principais algoritmos de pesquisa e ordenação em arrays e a sua complexidade;
  4. compreender o conceito de tipo abstrato de dados e saber organizar programas em torno desse conceito;
  5. conhecer as estruturas de dados fundamentais (e algoritmos associados e respetiva complexidade) usadas para implementar eficientemente tipos abstratos de dados comuns em bibliotecas de coleções;
  6. saber escolher coleções, estruturas de dados e algoritmos apropriados para resolver problemas práticos;
  7. escrever programas em C++ que implementam e usam as estruturas de dados e algoritmos fundamentais

Bases de Dados

L.EIC012 - ECTS

ENQUADRAMENTO

Sistemas de Informação (SI) é uma área fundamental em engenharia informática. Bases de dados são repositórios de dados necessários em qualquer SI. A unidade curricular de bases de dados é uma unidade chave na área de SI. O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os alunos para projetar e desenvolver sistemas de bases de dados que atendam às necessidades dos utilizadores de acordo com os objetivos de gestão organizacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este é um curso introdutório sobre bases de dados. Aborda o paradigma relacional. Abrange o desenho (modelo UML e normalização relacional), construção (linguagem de definição de dados SQL), consulta (linguagem de manipulação de dados SQL) e gestão (organização física e optimização de SQL) de bases de dados relacionais.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL

Componente científica: 50%
Componente tecnológica: 50% 

Competições de Swarm Robotics

CSR01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de cooperação e consensos de múltiplos agentes com foco especial em competições de swarm robotics. Os algoritmos de inteligência e controlo swarm têm aplicações em diversas áreas científicas, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal.
  • preparar os estudantes para a competição de swarm robotics, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Física II

L.EIC013 - ECTS

Atualmente o processamento, armazenamento e transmissão de informação são feitos usando fenômenos eletromagnéticos. Consequentemente, a formação de base de um engenheiro informático deve incluir o estudo da eletricidade, do magnetismo e dos circuitos elétricos

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos básicos de eletromagnetismo e processamento de sinais. A abordagem é experimental, com recurso a experiências simples que os estudantes podem realizar durante as aulas teórico-práticas para consolidar os conhecimentos teóricos e adquirir experiência no uso dos instrumentos de medição. O Sistema de Computação Algébrica (CAS) usado na unidade curricular Física 1 é também aproveitado para facilitar a resolução de problemas e para visualizar campos elétricos e magnéticos.

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Laboratório de Desenho e Teste de Software

L.EIC014 - ECTS

Pretende-se, nesta unidade curricular, que os alunos desenvolvam competências no desenho de aplicações usando o paradigma orientado a objetos. Pretende-se que os estudantes que obtenham aprovação à unidade curricular, consigam:

  1. Usar o Git como ferramenta de controlo de versões;
  2. Usar a linguagem Java como linguagem orientada a objetos;
  3. Desenhar testes unitários usando JUnit;
  4. Aplicar os princípios SOLID no desenho de aplicações e entender a sua importância;
  5. Aplicar design patterns para resolver problemas no desenho de aplicações;
  6. Identificar code smells em código orientado a objetos;
  7. Usar técnicas de refactoring para melhorar atributos não-funcionais e resolver code smells;
  8. Aplicar o padrão arquitetural MVC no desenho de aplicações event-driven;
  9. Patterns of Enterprise Applications

Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

MPSAC01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 
  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Sistemas Operativos

L.EIC015 - ECTS

Os objetivos principais desta unidade curricular são fornecer os conhecimentos fundamentais sobre:
O1- a estrutura e o funcionamento de um sistema operativo genérico;
O2- a utilização da interface de programação (API) de um sistema operativo real.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Desenho de Algoritmos

L.EIC016 - ECTS

Esta unidade curricular visa complementar e aprofundar os conhecimentos de implementação e concepção de algoritmos assimilados na unidade curricular de Algoritmos e Estruturas de Dados (AED), pela introdução de técnicas de concepção de algoritmos para a resolução de diferentes tipos de problemas, dado particular relevo a técnicas estruturantes como “brute-force”, “backtracking”, “divide-and-conquer”, “greedy” e “dynamic programming” ubíquas em algoritmos avançados na vida real. Pretende-se igualmente, introduzir os conceitos de problemas de grande complexidade formalizados nos conceitos de hierarquia de complexidade polinomial determinística e não-deterministica, e respectiva técnica de redução polinomial entre problemas e sua abordagem na práctica com o uso de algoritmos de aproximação. Finalmente, esta unidade curricular aborda ainda as técnicas algorítmicas de optimização de problemas usando a formalização de programação linear inteira ou real.

Engenharia de Software

L.EIC017 - ECTS

Familiarizar-se com os métodos de engenharia e gestão necessários ao desenvolvimento de sistemas de software complexos e/ou em larga escala, de forma economicamente eficaz e com elevada qualidade.

 

Laboratório de Computadores

L.EIC018 - ECTS

1- Enquadramento

 Os dispositivos periféricos são uma parte fundamental dum computador, sem a qual a utilidade ou a facilidade de uso dos computadores seriam significativamente inferiores. A importância destes dispositivos em sistemas baseados em computadores tem crescido desde os primórdios dos computadores (cerca de 1950) e continua com a difusão cada vez maior de sistemas embebidos. Contudo, a programação dos dispositivos periféricos usando a sua interface programática, i.e. a interface de "hardware", requer conhecimentos e técnicas específicas.

2- Objetivos Específicos

Os objetivos da unidade curricular são dotar os estudantes com conhecimentos essenciais para serem capazes de:

    • usar a interface de "hardware" de periféricos comuns;
    • desenvolver "software" de baixo nível, p.ex. "device drivers", e de "software" embebido;
    • usar a linguagem de programação C de modo estruturado;
    • desenvolver programas codificados em C e em “assembly”
    •  fazer “debugging” de forma sistemática (com base no método experimental científico)
    • utilizarem várias ferramentas de desenvolvimento de software (compiladores e compiladores cruzados, “assemblers”, “linkers”, "build automation tools", sistemas de controlo de versões)

3- Distribuição Percentual

Científica: 30%
Tecnológica: 70%

Linguagens e Tecnologias Web

L.EIC019 - ECTS

Pretende-se, nesta unidade curricular, que os alunos desenvolvam competências nas linguagens e tecnologias WEB mais significativas, no contexto tecnológico atual, ou que foram determinantes no processo evolutivo da WEB. 

Métodos Estatísticos

L.EIC020 - ECTS

Garantir que os alunos adquiram uma visão integrada de conceitos e técnicas básicas da Estatística no âmbito do curso de Engenharia Informática.

Competências Transversais e Transferíveis: Ética na era da tecnologia e da informação

CTT_EETI01 - ECTS

Competições de Swarm Robotics

CSR01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de cooperação e consensos de múltiplos agentes com foco especial em competições de swarm robotics. Os algoritmos de inteligência e controlo swarm têm aplicações em diversas áreas científicas, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal.
  • preparar os estudantes para a competição de swarm robotics, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Engenharia para a Sustentabilidade

ES01 - ECTS Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Fundamentos de Segurança Informática

L.EIC021 - ECTS Esta Unidade Curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes uma perspetiva integrada dos fundamentos da segurança informática; visa dotar os estudantes de uma visão abrangente dos aspetos de segurança inerentes ao desenvolvimento e operação de sistemas informáticos, contextualizando problemas e soluções tecnológicas específicas para tecnologias abordadas em outras Unidades Curriculares do Ciclo de Estudos.

Gestão de Conflitos e Negociação

GCN1 - ECTS

Interação Pessoa Computador

L.EIC022 - ECTS

Os principais objetivos a atingir pelos estudantes são contactar com, praticar e experimentar, no contexto de software e sistemas interativos, os seguintes tópicos:

  1. Fundações de Interação Humano Computador (HCI): Principais conceitos de HCI e sua importância, incluindo a perceção humana e processos de cognição, sistemas informáticos e seus mecanismos de interação, assim como história resumida de HCI.
  2. Interação com o Utilizador (UI) e Design para a Experiência (UX): metodologias de design de interação, nomeadamente Design Centrado no Utilizador (UCD) e testes.
  3. Estudos de utilizadores: Como avaliar e validar projetos de UI e UX e sua usabilidade.
  4. Interação multimodal: Como aplicar os temas apresentados para a criação de interfaces multimodais utilizando novas tecnologias interativas.

 

Introdução à análise de dados em Excel

IADE01 - ECTS

Nesta formação em competências transversais procura-se que os estudantes adquiram competências na utilização de Folhas de Cálculo, em particular o MS Excel, para a resolução de problemas de gestão e análise de grandes volumes de dados, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata, no INE e outros.

Introdução à análise de dados em Python

IADP01 - ECTS

Procura-se que os estudantes adquiram competências transversais na resolução de problemas de gestão e análise de dados com recurso à linguagem Python e às suas bibliotecas, nomeadamente utilizando séries de dados disponíveis na Pordata e no INE.

Introdução à Robótica

IR01 - ECTS

A introdução à Robótica tem como objetivo permitir o desenvolvimento de competências de desenvolvimento e integração de diversos conhecimentos de uma forma muito atrativa e baseada em trabalhos práticos com equipamento real. A compreensão do princípio de funcionamento de diversos sensores e atuadores e a sua aplicação em sistemas reais, alargará a compreensão e a atratividade da Física e da Matemática.

A introdução às linguagens de programação é algo relevante em qualquer curso de engenharia, tecnologias e ciências exatas. Os estudantes, ao adquirirem competências básicas de programação aplicada à robótica, aumentarão o seu potencial de desenvolver aplicações que envolvam hardware e software/firmware; sendo assim que esta formação em CT é transversal a várias áreas de estudo.

É também objetivo desta formação em CT promover o desenvolvimento de soft skills. Assim, será através do trabalho em grupo a desenvolver sobre a matéria lecionar e para aplicação das aprendizagens que os estudantes terão oportunidade de desenvolver soft-skills como a capacidade de trabalhar em equipa e desenvolver vários papeis, a cooperação entre os membros da mesma.

A avaliação irá permitir aos estudantes desenvolver soft-skills nas áreas de elaboração de relatórios científicos e de comunicação/apresentações orais com a defesa de ideias e argumentação.

Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web

L.EIC023 - ECTS

A unidade curricular de LBAW tem como objetivo sedimentar as matérias expostas nas unidades curriculares de bases de dados e linguagens e tecnologias web. Esta unidade curricular oferece uma perspetiva prática sobre duas áreas centrais da engenharia informática.

Nesta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes da capacidade de projetar e desenvolver sistemas de informação acessíveis através da web e suportados por sistemas de gestão de bases de dados.

Mini-projetos de sistemas de aprendizagem e controlo

MPSAC01 - ECTS
  • dotar os estudantes de competências básicas na conceção, desenvolvimento e implementação de algoritmos simples de aprendizagem e controlo. Os algoritmos propostos fazem uso dos dados para melhorar a sua performance e têm aplicações em diversas áreas científicas de engenharia, incluindo, ambiental, bioengenharia, civil, ciências dos dados, ciências de computação e da informação, eletrotécnica, física, mecânica, nanotecnologia e química; o que torna este tópico transversal. 
  • preparar os estudantes para resolverem em grupo, mini-projetos, promovendo o desenvolvimento de competências complementares (soft skills), designadamente: trabalho em equipa, cooperação, comunicação interpares, gestão de tempo, gestão de recursos, gestão de stress.

Os Desafios do Desenvolvimento Sustentável

DDS01 - ECTS Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo principal a aquisição de competências sobre os aspetos fundamentais da ligação entre Engenharia e Sustentabilidade e respetivos desafios. Para esse fim, esta UC aborda conceitos fundamentais sobre sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, económica e social.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Programação Funcional e em Lógica

L.EIC024 - ECTS

Os paradigmas de Programação Funcional e de Programação em Lógica apresentam abordagens declarativas e baseadas em processos formais de raciocínio à programação, mais apropriada para a resolução de alguns tipos de problemas.

Objetivos: Adquirir familiaridade com os paradigmas da Programação Funcional e da Programação em Lógica. Desenvolver as capacidades de raciocínio abstracto e de representação de problemas de forma declarativa.

Redes de Computadores

L.EIC025 - ECTS

Redes de Computadores (RCOM) é a unidade curricular que introduz os estudantes no domínio de conhecimento das redes de comunicações. Os conceitos fundamentais endereçados em RCOM incluem os seguintes: canais de comunicação e controlo da ligação de dados, modelos de erro e atraso, comunicações multi-acesso, encaminhamento, controlo de fluxo e controlo de congestionamento. As principais tecnologias discutidas em RCOM são a Ethernet comutada, a Wireless LAN 802.11, a Internet e a pilha de comunicações TCP/IP. As implementações e projetos a desenvolver em RCOM incluem um protocolo de ligação de dados com controlo de fluxo, uma aplicação a funcionar em modo cliente, e a configuração e teste de redes Ethernet e IP.

Compiladores

L.EIC026 - ECTS

Fornecer os conceitos que permitam:

  • compreender as fases de compilação de linguagens, em especial das linguagens imperativas e orientada por objectos;
  • especificar a sintaxe e semântica de uma linguagem de programação;
  • compreender e utilizar as estruturas de dados e os algoritmos principais usados na implementação de compiladores;
  • realizar a engenharia de um compilador como projecto software de larga escala

Computação Gráfica

L.EIC027 - ECTS

ENQUADRAMENTO: A computação Gráfica tem vindo a afirmar-se e é hoje um componente muito importante em toda a envolvente de interação pessoa-computador. No entanto, a sua aplicabilidade vai muito além, tendo hoje em dia uma posição de relevo em indústrias importantes como sejam a cinematográfica e a dos jogos. Também na tecnologia e na ciência desempenha um papel insubstituível permitindo a visualização de fenómenos, muitas vezes ligada a simulação e a técnicas de realidade virtual. Nesta unidade curricular, efetua-se uma abordagem às matérias de Computação Gráfica segundo uma filosofia tipo Top-Down, iniciando-se com os temas mais relacionados com os 3D (síntese de imagem, modelação) e terminando com a visita a vários algoritmos mais elementares, no âmbito dos 2D. A componente 3D da matéria é acompanhada, nas aulas práticas, com exercícios baseados em tecnologias de grande utilização, o OpenGL e o WebGL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos, tecnologias e arquitecturas de Computação Gráfica. - Reforçar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática, por meio da implementação, teste e avaliação de algoritmos abordados em teoria.

DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
- Componente científica: 50%
- Componente tecnológica: 50%

 

Computação Paralela e Distribuída

L.EIC028 - ECTS

Dotar os estudantes com:

  • conhecimentos conducentes à utilização simultânea de várias unidades de processaento num sistema de computação;
  • bases sólidas sobre paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, através do desenvolvimento de programas;
  • conhecimentos teóricos sobre sistemas distribuídos para que possam tomar decisões correctas quando confrontados com a necessidade de conceber/desenvolver/administrar um sistema ou aplicação distribuídos;
  • experiência de programação para que possam desenvolver aplicações distribuídas.

Inteligência Artificial

L.EIC029 - ECTS

Esta unidade curricular apresenta um conjunto de assuntos nucleares para a área da Inteligência Artificial (IA) e dos Sistemas Inteligentes. Os objetivos principais são:
1. Compreender os fundamentos da Inteligência Artificial e dos Sistemas Inteligentes, o que os caracteriza e distingue e qual a sua aplicabilidade.
2. Ser capaz de projetar e implementar Agentes e Sistemas Multi-Agente para resolver diferentes problemas.
3. Aprender métodos e algoritmos heurísticos e sistemáticos de resolução de problemas, com e sem adversários e algoritmos de otimização.
4. Aprender métodos de aquisição, representação e manipulação do Conhecimento impreciso utilizando diferentes formalismos.
5. Compreender as bases do processamento da linguagem natural e suas aplicações.
6. Conhecer e ser capaz de aplicar algoritmos de aprendizagem com diferentes paradigmas (supervisionada, não supervisionada, por reforço, evolucionária, em profundidade) e algoritmos (árvores de decisão, redes neuronais, SVMs).
7. Conhecer tópicos avançados em IA e ser capaz de formular uma visão sobre o futuro da IA.
8. Desenvolver projetos simples, mas completos, usando técnicas de IA.

Distribuição Percentual: Componente científica: 50%; Componente tecnológica: 50%

Projeto Integrador

L.EIC030 - ECTS

Esta unidade curricular pretende expor os estudantes a um projeto de Engenharia Informática em ambiente real, aplicando conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso. 

A metodologia de ensino com base num projeto permite que os estudantes, não só adquiram e pratiquem os conceitos abordados num ambiente real, mas igualmente desenvolvam o espirito de colaboração, cooperação e trabalho em equipa. O acompanhamento semanal da evolução dos projetos, quer presencial, quer através das ferramentas utilizadas para o efeito, permite uma aferição efetiva da evolução dos conhecimentos e competências adquiridas.

Através da metodologia de ensino baseado em projetos, é possível não só aplicar os conceitos já adquiridos, como também aprofundá-los através da prática e integração dos mesmos, com um acompanhamento e monitorização regulares por parte dos docentes.

Desta forma, adota-se uma filosofia pedagógica de "aprender, fazendo" que estimula a interiorização dos conhecimentos e expõe os estudantes aos problemas reais que surgem durante um projeto de engenharia informática. Através da demonstração pública dos resultados dos projetos, os estudantes são igualmente estimulados ao conceito de "produto" de software, apelando a uma componente inovadora e viabilizadora da possível atração de investidores interessados num produto real. 

No caso de um estágio em ambiente industrial ou de um projeto I&D multidisciplinar, será garantido pelo corpo docente que o estudante será integrado num ambiente de trabalho que permita a persecução dos objetivos de aprendizagem.

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