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'Tiras de Liberdade - Resistência, Humor e Arte na AEFEUP pela Obra Gráfica de Manuel Sousa

Cursos

Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil

Dados Gerais

Código Oficial: 6640
Sigla: MESTEC
Descrição: O MESTEC forma profissionais com sólida preparação em Estruturas de Engenharia Civil, para uma inserção mais competitiva nos mercados de trabalho nacional e internacional. A componente letiva e a dissertação do MESTEC asseguram uma sólida formação em métodos de análise e de dimensionamento de obras da Engenharia Civil em que as Estruturas e a Geotecnia têm forte interação. Nesta área de conhecimento, tanto a nível nacional como nos países de língua oficial portuguesa, a oferta formativa de 2º ciclo é escassa ou mesmo inexistente, pelo que o MESTEC supre uma importante carência de formação especializada.

Diplomas

  • Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Dimensionamento de Estruturas de Betão

MESTEC03 - ECTS

Utilizando os conhecimentos prévios ligados ao cálculo de secções de elementos de betão armado (BA), esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo que os estudantes dominem os princípios teóricos e práticos para a análise e dimensionamento de estruturas de BA, nomeadamente estruturas porticadas, lajes, paredes e fundações. É analisado o comportamento em serviço e na rotura, discutindo-se e aplicando-se as disposições do Eurocódigo 2 (EC2).

Esta UC visa desenvolver as seguintes aptidões e competências:
(i) Capacidade de elaboração de projetos de BA, apresentando peças desenhadas que permitam a correta execução em obra das estruturas;
(ii) Avaliação crítica das soluções encontradas, selecionando opções estruturais seguras com a melhor relação custo/desempenho;
(iii) Capacidade de resolver problemas de Engenharia Civil sem solução única;
(iv) Iniciação na prática do projeto de estruturas de edifícios de BA.

Dinâmica de Solos e de Estruturas

MESTEC04 - ECTS

A presente unidade curricular visa complementar a formação na área científica de estruturas e geotecnia, dotando a formação geral com conhecimentos de dinâmica de estruturas e de solos. Com a frequência da Unidade Curricular um aluno deve:

- Identificar os conceitos e as particularidades da formulação das equações de equilíbrio inerentes à dinâmica de estruturas;

- Descrever os principais métodos de análise dinâmica de sistemas estruturais solicitados por diversos tipos de ações dinâmicas, incluindo a interação solo-estrutura;

- Conhecer e interpretar ensaios de caracterização dinâmica de estruturas e de solos;

- Analisar e distinguir as particularidades da resposta dinâmica de estruturas e de maciços geotécnicos;

- Resolver um conjunto de problemas práticos de estruturas de engenharia civil solicitados por ações dinâmicas.

Fundações

MESTEC05 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A temática de Fundações é uma área importante na formação dos Engenheiros Civis, particularmente os que, em projeto ou produção (Direção de Obra, Fiscalização ou pelo), lidam diretamente com estruturas. Estas cobrem empreendimentos tão diversos como edifícios, pavilhões industriais, pontes e outras estruturas especiais. Nesta disciplina, a conceção, o dimensionamento, a construção e o controlo de qualidade da fundação em função do binómio “classe do maciço – tipo de estrutura”, é tida à luz dos diferentes tipos de soluções, procurando identificar os principais condicionalismos que lhes estão associados. A importância de uma boa formação nesta área de engenharia civil advém do facto de a maioria dos danos ou avarias em edifícios e outras estruturas, serem devidos a insuficiências nas fundações.  Tal resulta de insuficiência de prospeção e caracterização dos maciços envolvidos pelas mesmas, o que induz conceções e métodos de dimensionamento de fundações inadequados. O advento e consolidação de novos critérios de dimensionamento baseado em estados limites últimos e estados limites de serviço (utilização) impõem a sua adaptação às fundações, tendo como referência os procedimentos e critérios da nova regulamentação europeia expressa nos códigos estruturais. O Eurocódigo 7 faz jus destes princípios e é a base do desenvolvimento dos conceitos e aplicações práticas que se desenvolvem com os alunos de FUNDAÇÕES.

OBJETIVOS:
Assimilação de conhecimento dos tipos principais de fundações (sapatas, ensoleiramentos, estacas: isoladas e em grupo), suas particularidades e especificidades condicionadas pelas naturezas dos maciços. Aprofundamento dos processos de reconhecimento geotécnico e métodos de caracterização. Ensino dos princípios e metodologias de dimensionamento geotécnico e estrutural de fundações diretas e indiretas, isoladas e em grupo. Conhecimento das técnicas de melhoramento de maciços e reforço de fundações. Contacto com os diferentes tipos de soluções do mercado, descrevendo os principais condicionalismos que lhes estão associados, tanto no que respeita aos métodos de execução como ao dimensionamento. Aprendizagem dos métodos de dimensionamento, na perspetiva do projeto geotécnico à luz da nova regulamentação dos Eurocódigos (EC1, EC2, EC7 e EC8-parte 5), identificando bem a segurança aos estados limites de serviço (ELS) e estados de limite últimos (ELU).

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:

Conhecimento: Desenvolvimento de competências no âmbito da conceção e dimensionamento de elementos de diferentes tipos de fundações: fundações diretas (sapatas; ensoleiramentos); fundações indiretas (estacas; grupos de estacas; maciços de encabeçamento).

Compreensão: Interpretar e analisar os elementos de projeto de fundações. Identificar aspetos condicionantes em casos concretos com vista à escolha das soluções adequadas.

Aplicação: Aplicação dos conhecimentos adquiridos na conceção e dimensionamento de fundações.

Análise: Discussão e análise crítica das várias soluções de fundações, enquadrando os aspetos relativos a várias condicionantes, aspetos tecnológicos da construção, tempo de execução da obra e relação custo/benefício.

Síntese: Desenvolvimento de competências para a conceção e dimensionamento de soluções de fundação.

Avaliação: Avaliar diferentes soluções de projeto de fundações. Identificar e criticar as vantagens e desvantagens de diferentes soluções.

 

Métodos Numéricos em Estruturas e Geotecnia

MESTEC24 - ECTS

Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação numérica para a resolução de problemas estruturais e geotécnicos associados à Engenharia Civil.

Compreensão dos fundamentos do Método dos Elementos Finitos, incluindo formulações distintas e sua implementação computacional.

Capacidade para tomada de decisão na seleção das metodologias mais adequadas para a simulação estrutural e geotécnica de problemas de Engenharia Civil.

Capacidade de interpretação crítica de resultados provenientes de modelação numérica e sua utilização nos processos de dimensionamento estrutural e geotécnico.

Segurança e Análise de Risco

MESTEC25 - ECTS

Conhecer os fundamentos e saber aplicar as técnicas de modelação de incertezas associadas aos problemas de Engenharia Civil.
Avaliar, quantificar e calcular a segurança com recurso às técnicas de fiabilidade e quantificar o risco inerente aos sistemas estruturais de Engenharia Civil.
Utilizar os modelos mais correntemente utilizados para caraterizar a variabilidade de sistemas estruturais.
Aplicar as técnicas de fiabilidade para calcular as probabilidades de falha.
Determinar a segurança estrutural com base numa abordagem probabilística e o nível de risco que lhe está associada.

Engenharia Sísmica e Engenharia do Vento

MESTEC12 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO: Para a realização de projetos de estruturas, é necessário prever as distribuições de tensões e deformações devidas às ações regulamentares, entre as quais a ação sísmica e a ação do vento. Para a determinação do estado de tensão e deformação, é necessário saber efetuar a sua caracterização, bem como definir abordagens de cálculo adequadas tendo em conta a verificação de comportamento estrutural nos diferentes estados limites a considerar.

OBJETIVOS: Estudar a ação sísmica e a ação do vento, e os seus efeitos na resposta das estruturas. Conhecer os aspetos regulamentares relativos ao dimensionamento das estruturas face à ação sísmica e à ação do vento.

Estruturas de Alvenaria e Madeira

MESTEC14 - ECTS

Conhecer o funcionamento e o comportamento mecânico de estruturas e elementos estruturais resistentes, em construções novas, ou existentes, construídos em: (i) alvenaria, inluindo alvenaria de pedra no caso de construções antigas, e (ii) madeira.
Conhecer regulamentação e recomendações técnicas aplicáveis na avaliação da capacidade resistente e de segurança, e no dimensionamento de estruturas construídas nestes dois materiais.
Aprender e aplicar métodos (nalguns casos simplificados) de análise estrutural, dimensionamento e verificação de segurança de estruturas de alvenaria e de madeira, incluindo a acção sísmica.

Estruturas Metálicas e Mistas

MESTEC07 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de estruturas metálicas e mistas. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.

OBJETIVOS:
Aproveitando os conhecimentos da unidade curricular Resistência de Materiais, complementados com conceitos fundamentais da Teoria de Instabilidade, e tendo como apoio a regulamentação específica em vigor, são propostos e resolvidos problemas correntes das Estruturas Metálicas e Mistas.

Estruturas Pré Esforçadas

MESTEC13 - ECTS

Descrever os principais conceitos relacionados com a análise e dimensionamento de estruturas com comportamento que se afasta dos modelos de peça linear. Relacionar os modelos de comportamento de elementos de betão à tração e à compressão com as metodologias específicas de dimensionamento. Identificar diferentes técnicas de pré-esforço em estruturas de betão e respetivas metodologias de análise e dimensionamento. Calcular e desenvolver soluções estruturais com base nos métodos abordados apoiando-se na regulamentação de estruturas, nacional e europeia. Apresentar peças desenhadas que ilustrem as soluções obtidas. Aquisição de um conjunto de competências para a elaboração do projeto de estruturas, que estão relacionadas com a análise e dimensionamento de elementos laminares de betão, elementos submetidos a forças concentradas elevadas, estruturas pré-esforçadas e respetivo faseamento construtivo e de aspetos específicos relacionados com as lajes, designadamente, as lajes fungiformes.

Projeto 1

MESTEC06 - ECTS

As UCs de Projeto 1 e 2 têm como objetivos comuns:

- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de um projeto de uma obra;

- conhecer e discutir as metodologias de projeto e seu faseamento;

- adquirir capacidade de reflexão sobre o projeto, tendo em vista especificar os objetivos, traçar o rumo a seguir e definir os seus requisitos e condicionantes no que respeita às propriedades dos materiais e sua caraterização, aos critérios de dimensionamento, à sustentabilidade, à durabilidade, etc.

- desenvolver capacidade critica sobre o uso dos meios de cálculo apropriados face às circunstância e condicionantes de cada projeto;

- conceber soluções construtivas viáveis e especifica-las adequadamente através das regras do caderno de encargos.

Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver.

Construção Circular

MESTEC27 - ECTS

O plano de ação para a Economia Circular identifica a Construção e Demolição como um dos cinco setores prioritários de intervenção.

Com esta UC pretende-se alertar o estudante para a importância da sustentabilidade na construção  e para o papel da Engenharia Civil na transição para a Economia Circular

Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos e ferramentas que lhe permitam tomar decisões técnicas, devidamente fundamentadas, no que se refere à concepção, dimensionamento, manutenção, reabilitação/demolição de obras de acordo com as premissas da Economia Circular na construção.

No final da UC o estudante deverá ser capaz de:

- tomar decisões técnicas que promovam a Construção Circular;

- dimensionar em engenharia civil com a inclusão de materiais reciclados;

- conhecer novas tecnologias de construção e de gestão alinhadas com os princípios de Economia Circular;

- estar familiarizado com a legislação nacional e internacional relativa à Economia Circular

Instrumentação e Observação de Obras

MESTEC22 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
A Observação de Obras é um meio cada vez mais reconhecido como essencial para a avaliação do seu comportamento e da sua segurança estrutural. A consciencialização dos efeitos económicos e sociais determinados pelo envelhecimento das estruturas, deterioração e avarias, associada aos recentes desenvolvimentos tecnológicos na área da instrumentação leva a um crescente desenvolvimento e aplicação de sistemas de observação frequente ou contínua para o aumento da vida útil ou definição de estratégias de reparação.

OBJECTIVOS:
- Transmitir conhecimentos básicos relacionados com a utilização de equipamentos de ensaio para observação do comportamento de novos materiais e estruturas em diversas fases da construção.
- Apresentar as técnicas não destrutivas utilizadas no diagnóstico e na avaliação da segurança estrutural.
- Realçar a importância da Observação mediante a apresentação de diversos “case studies”.

Pontes

MESTEC18 - ECTS

Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.

Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração  das obras.

Projeto 2

MESTEC08 - ECTS
A UC de Projeto 2 tem como objetivos de aprendizagem:
- integrar os conhecimentos adquiridos noutras UCs, visando a concretização de um projeto de uma obra;
- conhecer e discutir as metodologias de projeto e seu faseamento;
- Definir os requisitos e condicionantes do projeto de forma a adequarem-se as soluções estruturais. Esta reflexão envolverá os critérios de dimensionamento, a sustentabilidade, a durabilidade, etc.
- Desenvolver capacidade crítica sobre a escolha dos meios de cálculo, bem como a sua aplicação nos cálculos a desenvolver no estudo de pormenor;
- Definir e especificar soluções construtivas tendo em consideração os aspetos referidos anteriormente.
- Identificar os aspetos fundamentais do projeto de detalhe dos elementos estruturais devidamente selecionados.
Os estudantes devem adquirir uma compreensão aprofundada do tópico particular que escolheram desenvolver no projeto concreto que irão realizar.

Reabilitação e Reforço de Estruturas e Fundações

MESTEC28 - ECTS
O tema da reabilitação é um paradigma do actual panorama da construção civil, no qual a reabilitação estrutural assume importância crucial para o sucesso da “reciclagem” de construções. Nexte contexto, os objetivos da unidade curricular são os seguintes:

Sensibilizar para os problemas estruturais de construções existentes, com vista à conceção, projeto e execução de intervenções de reabilitação e/ou reforço das suas estruturas, fundações e maciços portantes.

Transmitir conhecimentos sobre: estratégias de caraterização, inspeção e avaliação do estado de estruturas e fundações; técnicas de reparação, reabilitação e reforço estrutural e de fundações; bases de avaliação de segurança do existente e de dimensionamento de reforços em estruturas tradicionais, atuais e suas fundações.

Dissertação

MESTEC10 - ECTS
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos e competências a atingir:
-Adquirir conhecimento numa área específica das Estruturas de Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
-Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
-Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
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