Promover a Cooperação:
“A FEUP deverá desenvolver iniciativas que visam promover a cooperação com os seus diversos
stakeholders e parceiros”, nomeadamente com as escolas fornecedoras de talento, as empresas
recrutadoras desse talento, e as instituições parceiras dos ecossistemas local, regional e nacional.
Investir na Comunicação:
“A comunicação tem um papel fundamental na interação entre a universidade e a sociedade,
sendo estratégica para a afirmação e notoriedade das instituições”. A preservação da reputação
institucional e prevenção de situações de crise, o alinhamento da comunicação dos agentes
internos, e a construção de narrativas de comunicação de ciência, impacto e sustentabilidade são
iniciativas essenciais para a afirmação da FEUP.
Reforçar a Internacionalização:
“A internacionalização é um tema estratégico incontornável para uma Universidade com a
dimensão e as ambições da UP e para uma faculdade com o prestígio e a memória institucional
como a FEUP”. É essencial uma estratégia de posicionamento global da FEUP perante as redes e
parcerias internacionais, bem como na captação, integração, retenção e conexão com o talento.
Contribuir para a Transformação Digital:
“O processo de transformação digital só é possível através da cooperação estreita entre todos os
membros da comunidade, pois envolve não só a introdução de novas tecnologias, mas também
uma transformação dos processos e da cultura da instituição, que tendem a ser mais lentos que o
ritmo de desenvolvimento das tecnologias”. As áreas mais burocráticas dos serviços lidam com
um volume crescente de registos em processos transversais, cuja sustentabilidade depende de
uma efetiva simplificação, digitalização e automação.