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Projeto: 2022.03534.PTDC

Designação do projeto: SUSTICS - Estruturas de colisão compósitas híbridas sustentáveis
Código do projeto: 2022.03534.PTDC
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2022-12-07
Data de início: 2023-01-01
Data de conclusão: 2024-11-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 49.962,00 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 49.962,00 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 49.962,00 EUR
Apoio Financeiro Global
Orçamento de Estado: 49.962,00 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 49.962,00 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 49.962,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O principal objetivo do projeto SUSTICS passa por contribuir para o avanço no uso de estuturas compósitas seguras, leves, sustentáveis e economicamente viáveis para o setor dos transportes através da introdução, no processo de conceção, de compósitos híbridos com fibras naturais à base de fibras de linho e hibridização seletiva ao nível da camada com compósitos ultrafinos de fibras de carbono. De modo a cumprir este objetivo, estão previstas as seguintes atividades:
- Caracterização experimental para popular uma base de dados com propriedades de colisão de compósitos com diferentes níveis de hibridização;
- Desenvolvimento e validação de uma ferramenta analítica para conceção de compósitos híbridos para aplicações de colisão; e
- Gestão, comunicação, disseminação e exploração.
Os resultados esperados são:
- Uma boa compreensão do efeito da hibridização seletiva com camadas ultrafinas de fibra de carbono e compósitos de fibra de linho na capacidade de absorção de energia;
- Uma melhor compreensão de como otimizar estes laminados híbridos tendo em conta fatores como o custo, o nível de sustentabilidade ou o peso das estruturas;
- Uma extensa base de dados com parâmetros de colisão para diferentes níveis de hibridização;
- Uma ferramenta analítica para seleção e otimização preliminar de combinações materiais e da sequência de empilhamento na conceção de estruturas de colisão.
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